O sétimo dia da Copa do Mundo já foi de definições. No grupo B, o Canadá conseguiu se recuperar da estreia decepcionante na primeira rodada e venceu a Irlanda por 2×1. O resultado eliminou a Irlanda, que zerada em pontos, não pode mais alcançar o segundo lugar. O grupo C já tem as duas vagas definidas. Espanha e Japão venceram seus dois jogos contra Zâmbia e Costa Rica e agora só vão decidir quem fica com o primeiro lugar no grupo.
Canadá x Irlanda
Brigando pra ter chances na rodada final, Canadá e Irlanda se enfrentaram em uma partida decisiva e as atuais campeãs olímpicas se aproximaram da classificação. O primeiro gol do jogo foi irlandês. Aos três minutos, McCabe cobrou escanteio da direita direto pro gol e encobriu Sheridan, marcando um gol olímpico no HBF Park. Golaço! O primeiro tempo ainda teve chances dos dois lados, mas foi o Canadá que conseguiu o empate no acréscimos. Grosso fez jogada pela esquerda, aos 49 minutos, e cruzou pra área. Connolly acabou tocando na bola e marcou contra. Num segundo tempo praticamente dominado pelas canadenses, Leon virou logo aos sete minutos, depois de bom passe de Schmidt, dominando e tocando na saída de Brosnan. O resultado deixou o Canadá com quatro pontos, na liderança provisória do grupo B e eliminou as irlandesas. Qualquer resultado entre Austrália x Nigéria tira as chances das irlandesas avançarem.
Japão x Costa Rica
No Forsyth Barr Stadium, as japonesas garantiram a classificação pras oitavas de final com um jogo seguro, vencendo por 2×0. Pressionando desde o início, o Japão abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Tanaka recebeu com liberdade pelo meio e serviu Naomoto, pela esquerda, que bateu cruzado e fez o primeiro. O segundo gol saiu logo depois, aos 26. Fujino fez jogada individual pela direita, invadiu a área e chutou entre a trave e a goleira Solera pra ampliar. Solera ainda foi importante pra não deixar o placar ser mais elástico. O Japão foi aos seis pontos, atrás da Espanha apenas no saldo de gols. As costa-riquenhas repetem a primeira participação, em 2015, quando também caíram na fase de grupos.
Espanha x Zâmbia
Espanholas atropelam Zâmbia por 5×0 e também garantem uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Sem encontrar muitas dificuldades, no Eden Park, a Espanha abriu o placar logo aos oito minutos. Depois de boa troca de passes pela esquerda, Hermoso tocou pra Abelleira acertar um chutaço no ângulo pra marcar o primeiro. Atual melhor do mundo, Putellas deu belo cruzamento pra Hermoso ampliar de cabeça, aos 12. Apesar do volume criado, a Espanha só voltou a marcar no segundo tempo. Redondo recebeu em profundidade aos 23 minutos, driblou a goleira Sakala e fez o terceiro. Hermoso fez o quarto no minuto seguinte, aproveitando um rebote de uma bola na trave pra encher o pé de esquerda, e Redondo fechou a goleada aos 39, depois de dominar na área, limpar a zagueira e bater forte. Com seis pontos, a Espanha é líder do grupo C. A primeira participação de Zâmbia termina na primeira fase.
Próximos compromissos
Espanha e Japão se enfrentam na próxima segunda-feira, 31, pra decidirem o primeiro lugar da chave, com as espanholas jogando pelo empate. O outro jogo do grupo, entre Zâmbia e Costa Rica, vale a primeira vitória em Copas da história das duas seleções. A Irlanda cumpre tabela contra a Nigéria, também na segunda, e o Canadá tenta garantir a vaga nas oitavas contra a anfitriã Austrália.