Em jogo difícil, Dinamarca vence nos acréscimos e estreia com vitória na Copa

Aos 90 minutos, a atacante Vangsgaard marcou de cabeça e garantiu a vitória das europeias

A manhã deste sábado (22) foi coroada com uma grande partida entre Dinamarca e China, duas seleções tradicionais no futebol feminino, que se encontraram em um compromisso válido pela 1ª rodada do grupo D da Copa do Mundo. Apesar das defesas terem prevalecido ao longo de toda a partida, a atacante Amalie Vangsgaard marcou no apagar das luzes para garantir a vitória dinamarquesa por 1 a 0.

Primeiro tempo

Dinamarca vence China com gol marcado no fim em partida pela Copa feminina
Defesa chinesa foi bastante sólida e conseguiu neutralizar bem a Dinamarca nos primeiros 45 minutos. Foto – Colin Murty via Getty Images

 

O primeiro tempo foi de nervosismo e estudo por ambas as partes. As chinesas conseguiram implementar um jogo de pressão e sempre estavam na área para finalizar no gol dinamarquês, seja cruzando para cabeceio, seja infiltrando pelo meio ou em jogadas de tabela ou velocidade pelas alas do campo. Além disso, a China ainda utilizou de passes curtos para poder controlar o efetivo estilo de jogo das dinamarquesas.

Por sua vez, a Dinamarca encontrou dificuldades para trabalhar a posse de bola que tinha, finalizando poucas vezes e levando quase nenhum perigo à meta chinesa. Sendo assim, os 45 minutos iniciais foram bastante mornos, sem que as goleiras tivessem que trabalhar muito. A melhor oportunidade de abrir o placar na primeira etapa foi aos 33 minutos, com Wu Chengshu que recebeu um bom cruzamento, mas acabou não pegando bem na bola ao cabecear. Assim, o primeiro tempo terminou com o empate sem gols persistindo no placar.

Segundo tempo

Seleção dinamarquesa celebra o gol da vitória. Foto – Reprodução

 

A China começou o segundo tempo pressionando e quebrando a marcação da Dinamarca, com uma boa chance de gol logo com menos de um minuto da etapa final. Contudo, as dinamarquesas começaram a equilibrar o jogo, chegando forte na área para finalizar e também acionando suas alas para cruzarem no gol.

Se o primeiro tempo foi de estudo e nervosismos, o segundo foi completamente o oposto disso. Os dois times entraram em modo ”ofensivo total”, fazendo com que o jogo ficasse ”lá e cá”. Dinamarca e China conseguiram criar desconforto umas nas outras. Uma das chances mais perigosas do jogo foi de uma cobrança de falta da Dinamarca, a qual a bola sobrou para a camisa 11 chinesa, Wang, que cabeceou e a bola quase marcou contra, aos 29 minutos da etapa complementar.

Com o 0 a 0 não saindo do placar apesar do acumulo de chances, os 10 minutos finais foram de pura intensidade, com a Dinamarca chegando mais e preenchendo o setor defensivo da China. Aos 90 minutos, enfim, saiu o primeiro e único gol do confronto: após cobrança de escanteio a bola sobrou para Amalie Vangsgaard, que cabeceou de longe e, em uma falha da goleira chinesa, a bola parou no fundo da rede.

As asiáticas ainda tiveram a chance de empatar nos acréscimos, em uma cobrança de falta onde a bola pegou na trave e não entrou. Sendo assim, a seleção europeia venceu pelo placar simples conquistando três pontos importantes visando a classificação para as oitavas de final do Mundial.

Próximos compromissos

Dando sequência aos jogos pelo Grupo D, a seleção da Dinamarca enfrentará a Inglaterra, na sexta-feira (28), às 05h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, às 8h (também de Brasília), a China enfrenta o Haiti.

você pode gostar também