Os Estados Unidos empataram com a Holanda por 1 a 1 na noite desta quarta-feira (26), mas início da tarde de quinta-feira (27), na Nova Zelândia. Os gols foram marcados por Roord, para a Holanda, e Horan, para os Estados Unidos. As americanas lideram o grupo E pelo saldo de gols, enquanto as holandesas estão na segunda colocação.
Primeiro tempo
No início de jogo, as duas seleções começaram se estudando. Aos 3 minutos, Alex Morgan chegou com perigo pelo lado esquerdo mas no cruzamento a defesa da Holanda afastou a bola. Três minutos depois, as europeias deixaram a bola escapar, mas Alex Morgan não acreditou e desperdiçou uma boa oportunidade.
Nos primeiros 15 minutos, os Estados Unidos estavam melhor na partida, enquanto a Holanda parecia totalmente insegura. Mas aos 16, Jill Roord bateu firme da entrada da área e abriu o placar para a Holanda na primeira chegada ao ataque. O gol saiu depois de uma bela jogada de Lieke Martens. Essa foi a primeira vez desde as quartas de final da Copa de 2011, contra o Brasil, que a seleção americana começou perdendo uma partida.
Aos 22, em escanteio cobrado, Alex Morgan cabeceou por cima do gol de Van Domselaar. No minuto seguinte, Martens cruzou, Van de Donk não conseguiu cabecear e a defesa estadunidense afastou. Já aos 29, Janssen chutou com perigo, mas por cima do gol defendido por Naeher. Apesar da pressão holandesa em alguns momentos, os Estados Unidos continuaram tentando o gol de empate a todo custo.
Aos 34 minutos, Alex Morgan tentou o passe dentro da área mas a defesa afastou para escanteio. Na sequência, Julie Ertz cabeceou mas a bola desviou e foi para escanteio. Na cobrança seguinte, Horan finalizou para fora. Aos 38 minutos, a seleção americana chegou para esquerda com Fox, a goleira holandesa afastou e Groenen afastou o perigo. Mesmo com quatro minutos de acréscimo, os Estados Unidos não conseguiram empatar na primeira etapa.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico dos Estados Unidos colocou Rose Lavelle em campo no lugar de DeMelo. Ela foi uma das jogadoras que marcou na final de 2019. No lado holandês, Nouwen substituiu a zagueira Van der Gragt.
Nos primeiros cinco minutos, os Estados Unidos tentavam ir para cima, mas não conseguiam levar perigo pra a Holanda. Enquanto isso, a defensa da seleção europeia parecia que ia levar um gol a qualquer minuto. Aos 58, Lavelle ajeitou de calcanhar para Sophia Smith, mas Spitse mandou para escanteio.
Aos 62, Horan empatou o jogo depois de um escanteio. A meio-campista americana subiu sozinha para marcar de cabeça. Estados Unidos, que voltaram melhor para o segundo tempo, cresceram no jogo a partir do gol de empate. Já aos 63, Alex Morgan balançou as redes, mas o impedimento foi assinalado em campo e confirmado pelo VAR rapidamente.
Aos 79, Brugts perdeu a chance de colocar a Holanda novamente na frente. Martens tocou para Roord, que cruzou, mas Julie Ertz bloqueou o chute de Brugts e mandou para escanteio. Na sequência, a Holanda não aproveitou o cruzamento.
Quatro minutos depois, Sophia Smith chutou da entrada da área, mas Lieke Martens afastou em cima da linha o que seria o gol da virada dos Estados Unidos. As americanas continuaram pressionando as europeias com o apoio da torcida. Apesar das tentativas, o jogo, que até agora foi o melhor da Copa, terminou empatado.
Próximos compromissos
Os Estados Unidos enfrentam Portugal na próxima terça-feira (1), às 4 horas. Já a Holanda encara o Vietnã, no mesmo dia e horário.