A Copa do Mundo Feminina de 2023 chega ao fim com o duelo entre Espanha e Inglaterra. Além da história feita ao longo de todo o torneio, com recordes de público nos estádios e nas transmissões, assim como com a estreia do novo formato no Mundial, o confronto entre as seleções europeias marcará a entrada de uma nova equipe no rol de campeãs mundiais.
Espanha
Enfrentando muitas polêmicas extra-campo, a Espanha chegou ao Mundial um tanto fragilizada. Contudo, a qualidade individual das jogadoras nunca esteve em questão e, apesar de tudo, em especial dos problemas com o treinador Jorge Vilda, as individualidades se traduziram no coletivo e as espanholas chegaram à decisão. Até aqui, são cinco vitórias e apenas uma derrota para a equipe na competição, com 17 gols marcados, melhor marca do torneio, e sete sofridos. Chegando na final, a Espanha já faz sua melhor campanha na história da Copa do Mundo Feminina.
Para a decisão, Oihane Hernandez que havia começado como titular os jogos das oitavas e das quartas, antes de cumprir suspensão na semifinal, estará disponível para seleção. Por outro lado, Salma Paralluelo, que marcou o gol da classificação espanhola, fez um caso para si ao longo do Mundial e pode vir a ser uma surpresa no time titular.
Provável escalação da Espanha: Coll; Batlle, Paredes, Codina e Carmona; Bonmati, Abelleira e Putellas; Redondo, Hermoso e Mariona.
Inglaterra
Atuais campeãs da Europa, as inglesas confirmaram o favoritismo que sustentaram desde o início do torneio ao chegar à decisão da Copa do Mundo. Em 2019, a Inglaterra chegou perto, mas acabou caindo nas semifinais diante dos Estados Unidos, que viria a conquistar o torneio. Desde então, muito mudou, jogadoras se aposentaram, jovens promessas foram convocadas e se consolidaram e, acima de tudo, Sarina Wiegman desenvolveu um trabalho sólido e vencedor.
Independentemente do resultado, o Mundial deste ano representará a melhor campanha do país na história da competição, superando o terceiro lugar de 2015. No entanto, os prospectos são bastante favoráveis para as Leoas que ainda não foram derrotadas nesta Copa do Mundo. Até aqui, foram cinco vitórias e um empate. Além disso, a Inglaterra se mostra bastante sólida nos dois lados do campo tendo marcado 13 gols e sofrido apenas três nesse ínterim.
Para a final, Sarina contará com um reforço importante: Lauren James, que retorna a equipe depois de cumprir dois jogos de suspensão por causa da expulsão direta por pisão em Michelle Alozie ainda nas oitavas de final. Até aquele momento, Lauren tinha três gols e três assistências em quatro jogos, sendo o principal nome da Seleção Inglesa. Mesmo com a camisa 7 voltando ao plantel, a expectativa é que o mesmo time que bateu a Austrália nas semifinais seja escalado para a partida contra a Espanha.
Provável escalação da Inglaterra: Earps; Carter, Bright e Greenwood; Bronze, Stanway, Walsh e Daly; Toone; Russo e Hemp.
Retrospecto Espanha x Inglaterra
Nos últimos 15 anos, as seleções se enfrentaram em 11 oportunidades entre amistosos, eliminatórias para a Copa do Mundo e campeonatos europeus. Com seis vitórias, a Inglaterra leva certa vantagem em relação à Espanha que venceu as inglesas em apenas duas ocasiões. Além disso, em três oportunidades a partida terminou com a igualdade no placar.
O último confronto entre Espanha e Inglaterra foi nas quartas de final da última edição da Euro Feminina, em julho de 2022. No embalo da torcida, as inglesas viraram o jogo nos minutos finais com gols de Ella Toone e Georgia Stanway. O gol espanhol foi marcado por Esther González.
Onde assistir Espanha x Inglaterra?
A grande decisão da Copa do Mundo Feminina terá uma vasta gama de transmissões. Na TV aberta, a Globo fará a transmissão e o Sportv transmitirá na TV fechada. Ainda será possível assistir à final na CazéTV (YouTube) e no FIFA+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Espanha x Inglaterra
Data: 20 de agosto de 2023
Competição: Copa do Mundo Feminina – Final
Local: Accor Stadium – Sydney, Austrália
Horário: 7h (horário de Brasília)
Arbitragem Espanha x Inglaterra
Árbitra principal: Tori Penso (EUA)
Assistente 1: Brooke Mayo (EUA)
Assistente 2: Katie Nesbitt (EUA)