Suíça x Noruega fecham a segunda rodada do grupo A na Copa do Mundo Feminina. O jogo acontece amanhã (25) às 5h30 (horário de Brasília) no FMG Stadium Waikato, em Hamilton, Nova Zelândia.
Suíça
A Suíça estreou com vitória na primeira rodada, ganhando de 2 a 0 das Filipinas, em uma partida marcada por amplo domínio suíço nas estatísticas centrais, como ampla posse de bola, maior número de finalizações, tanto ao gol quanto para fora, escanteios e faltas. Os gols foram de Ramona Bachmann e Seraina Piubel. Com o resultado anterior, a seleção assumiu provisoriamente a liderança do Grupo A, devido a ter maior saldo de gols (2) do que a segunda colocada, uma das anfitriãs, Nova Zelândia (1). Noruega e Filipina completam a chave, respectivamente.
Na partida de estreia, a Suíça se mostrou um time preparado, mesmo enfrentando uma seleção de menor qualidade, dando a apresentação de um coletivo organizado e equilibrado, podendo ser agudo ofensivamente mas também ser um ”muro” para ataques adversários.
Para o confronto de amanhã, uma vitória basta para que a seleção consiga uma classificação antecipada para as oitavas de final, mas terá a missão de vencer de uma seleção tradicional. Inka Grings, técnica da Suíça, não deve realizar alterações e o time provavelmente será o mesmo da primeira rodada.
Provável escalação da Suíça: Thalmann; Stierli, Maritz, Buehler e Aigbogun; Reuteler, Sow, Waelti e Piubel (Riesen); Bachmann e Crnogorcevic.
Noruega
A Noruega não seguiu os passos da próxima adversária e estreou na Copa perdendo de 1 a 0 para uma das anfitriãs, a Nova Zelândia. O jogo, estatisticamente, foi moderado e mostrou equilíbrio entre ambos os times, sinalizando igualdade entre posse de bola e número de finalizações tentadas pelos dois lados.
O resultado foi considerado uma ‘zebra’, já que seu adversário não havia ganhado uma partida do torneio nas últimas seis edições, além do fato das norueguesas serem uma seleção tradicional dentro do esporte. Com o resultado da primeira rodada, a Noruega inicia a segunda rodada na terceira colocação, na frente somente das Filipinas, através do critério de saldo de gols, já que as europeias sofreram apenas um da Nova Zelândia, enquanto as asiáticas foram penalizadas com um a mais contra a Suíça.
Apesar da derrota, a seleção norueguesa conta com nomes interessantes, como Graham Hansen, estrela do Barcelona, que podem impedir uma eliminação precoce na segunda rodada. Caso perca, a Noruega já está matematicamente eliminada da Copa, portanto, somente a vitória, ou minimamente um empate (a depender do resultado de Nova Zelândia x Filipinas) interessam. Para o confronto ‘decisivo’, a treinadora Hege Riise deve manter a escalação anterior.
Provável escalação da Noruega: Mikalsen; Bjelde (Sonstevold), Mjelde, Harviken e Tuva Hansen; Maanum (Risa), Engen e Reiten; Caroline Hansen, Blakstad (Haavi) e Ada Hegerberg.
Retrospecto
Suíça x Noruega nunca se encontraram em Copas do Mundo Feminina, mas o equilíbrio é presente nas ultimas partidas entre as seleções. Nos últimos três encontros, uma vitória para cada e um empate, sendo mais recente o triunfo das suíças contra as adversarias, por 2 a 1, em 2017.
Onde assistir Suíça x Noruega?
A partida entre Suíça x Noruega terá transmissão dos canais: CazeTV (Youtube e Twitch) e FIFA+ (streaiming).
Ficha técnica
- Suíça x Noruega
- Competição: segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo Feminina
- Estádio: FMG Stadium Waikato, Nova Zelândia
- Horário: 05h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Stéphanie Frappart
- Assistente 1: Manuela Nicolosi
- Assistente 2: Elodie Coppola
- Quarto Árbitro: Anahi Fernandez Hernandez