A tetra campeã mundial Alemanha se classificou após vitória sobre a Macedônia, pelo grupo J das eliminatórias. Terminou na liderança, com 27 pontos em dez jogos, contabilizando nove vitórias e uma derrota. A seleção, atualmente, ocupa a posição 11 no ranking da FIFA.
Na Copa do Mundo de 2018, a seleção alemã fez uma péssima campanha sendo eliminada pela primeira vez na história na fase de grupos após derrota para a Coreia do Sul, por 2×0. Os alemães até conseguiram se safar da eliminação precoce um jogo antes, ainda contra a Suécia, onde a equipe buscou a virada, mas não foi o suficiente. A equipe, que era uma das favoritas e a atual campeã naquela época, surpreendeu a todos com uma eliminação precoce.
Agora em 2022, a seleção da Alemanha pretende fazer uma campanha melhor do que a da última Copa e talvez reencontrar aquela Alemanha campeã do mundo em 2014 no Brasil.
No seu grupo na Copa, enfrentará a Espanha, Costa Rica e Japão. Se espera que a Alemanha não tenha dificuldades e garanta uma vaga nas oitavas de final da Copa do Catar.
Retrospecto da Alemanha na Copa
A seleção Alemã tem 19 participações em Copas do Mundo e já garantiu o título quatro vezes, sendo eles em 1954, 1974, 1990 e 2014.
A Alemanha ficou de fora apenas de duas Copas do Mundo. Em 1930, a Alemanha não se inscreveu, agindo como a maior parte das seleções europeias, que não se interessaram por aquela Copa. E também em 1950, a participação alemã na Copa foi impedida pela FIFA, no contexto da ocupação do país no pós-Segunda Guerra Mundial.
A seleção Alemã, então, se classificou para todas as Copas em que se inscreveu. Sendo assim, Brasil e Alemanha são as únicas seleções que jamais falharam em se classificar nas eliminatórias.
Em 2014, a seleção alemã venceu o Brasil por 7 x 1 na semifinal da Copa do Mundo. Foi a maior vitória da história da seleção da Alemanha, já que o Brasil é a maior seleção de futebol do mundo.
Formação e time titular
O técnico Hans-Dieter Flick assumiu a Alemanha em maio de 2021, após Joachim Low deixar o comando da tetra campeã mundial.
A Alemanha tem uma equipe repleta de craques e jogadores que desequilibram, como: León Goretzka, Leroy Sané, Marco Reus, Antonio Rüdiger, Joshua Kimmich ou Manuel Neuer.
O esquema preferido por Flick é o 4-2-3-1, em que os laterais se situam alto no campo e os centrais abertos, com um meio-campista de suporte na saída e uma zona defensiva alta para pressionar rapidamente em caso de perda de bola. Ele também usa, às vezes, a formação 3-4-3.
Sendo assim, a equipe de Flick que deve ser utilizada é a seguinte:
- Manuel Neuer; Jonas Hofmann, Niklas Süle, Antonio Rüdiger, Thilo Kehrer; León Goretzka, Joshua Kimmich; Leroy Sané, Ilkay Gündogan, Serge Gnabry; Timo Werner.
A Alemanha, em suas participações na Copa do Mundo, marcou 226 gols e recebeu 125. Conta com uma média de 2,07 gols marcados por jogo.
Últimos jogos
O jogo mais importante que a Alemanha realizou foi contra a Inglaterra, em Wembley, no qual as equipes empataram por 3 x 3 pela Liga das Nações.
Um fato que a Alemanha é uma equipe que empata muito, já que nos últimos seis jogos foram quatro empates, uma vitória e uma derrota.
- 04/06/2022 – Liga das Nações
Itália (1 x 1) - 07/06/2022 – Liga das Nações
Inglaterra (1 x 1) - 11/06/2022 – Liga das Nações
Hungria (1 x 1) - 14/06/2022 – Liga das Nações
Itália (5 a 2) - 23/09/2022 – Liga das Nações
Hungria (1 a 0) - 26/09/2022 – Liga das Nações
Inglaterra (3 x 3)
Primeira fase da Copa: Grupo E
A chave é encabeçada pela Espanha e também conta com Alemanha, Costa Rica e Japão.
Curiosidade
Em 2018 na Liga das Nações, a Alemanha seria rebaixada, mas com a mudança no regulamento, ela escapou.
Com a eliminação precoce na Copa e o quase rebaixamento nas Liga das Nações, 2018 pode ser considerado o pior ano da história da seleção da Alemanha.
Próxima partida
A próxima partida da equipe Alemã será uma partida amistosa preparatória antes da Copa. O jogo será contra a seleção de Omã, no dia 16/11, no estádio Sultan Qaboos Complex, em Mascate, no Omã.