Bélgica: veja como chega a seleção para a Copa do Mundo

Seleção belga está no Grupo D com Canadá, Croácia e Marrocos

Retrospecto na Copa

A Bélgica tem como grande, ou único, título relevante o ouro nos Jogos Olímpicos de 1920, disputado em Antuérpia. Na Copa do Mundo, os Diabos Vermelhos participaram de onze das vinte edições e justamente na última atingiu sua melhor campanha. Após terminar em primeiro de seu grupo, o time liderado por De Bruyne, Hazard e Lukaku, eliminou o Japão, nas oitavas, e o Brasil, nas quartas de final. Na semifinal, caiu para a campeã França, mas garantiu um lugar no pódio ao bater a Inglaterra por 2 a 0 na disputa do terceiro lugar. Antes de 2018, a melhor participação dos belgas havia sido em 1986, quando terminaram em quarto.

Destaques

Como De Bruyne foi decisivo para eliminar o Brasil na Copa do Mundo de 2018
De Bruyne comemora gol contra o Brasil. (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

 

Com o declínio técnico e físico de Hazard e Lukaku, que seguem sendo jogadores importantes, a eficiência do ataque depende cada vez mais da genialidade de Kevin De Bruyne. Praticamente todas as jogadas passam pelos pés do meia do Manchester City, que faz a ponte entre a defesa e o ataque. Outro destaque é o goleiro Thibaut Courtois, que já havia sido fundamental na última Copa do Mundo e hoje, defendendo as cores do Real Madrid, é para muitos o melhor do mundo na posição.

Os 11 titulares

Bélgica Copa do Mundo
Jogadores da Bélgica cantam hino em jogo das Eliminatórias Europeias. (Foto: Bruno Fahy/ Belga Mag/ AFP via Getty Images) 

 

Para levar a taça, o técnico espanhol Roberto Martínez aposta em um esquema com três zagueiros. Courtois defende a meta, seguido pelo jovem de 18 anos Zeno Debast e pelos experientes Alderweireld e Verthongen na defesa. O meio de campo tem a dupla de volantes Axel Witsel e Youri Tielemans, Meunier na direita e Carrasco na esquerda. Mais protegido do que está acostumado no Manchester City, De Bruyne tem praticamente como função única municiar Eden Hazard, que circula pelo campo, e Lukaku, mais centralizado.

Como chega e palpite para o Grupo D

O Grupo D, que também conta com Canadá, Croácia e Marrocos, é marcado pelo equilíbrio. Por mais que a dita “geração de ouro” tenha envelhecido e muitos dos jogadores titulares e suplentes já não vivam mais seus auges, a Bélgica é favorita para ficar com uma das vagas nas oitavas de final.

você pode gostar também