Nesta quinta-feira (24), na Austrália, a seleção local jogou contra o Japão em partida válida pela eliminatórias asiáticas. Os australianos precisavam de uma vitória para se manter vivo na disputa por uma vaga direta na Copa do Mundo.
Com desfalques pontuais como Irvine e Mooy, os torcedores da terra do canguru precisaram colocar suas esperanças em jovens jogadores. Entretanto, o meio campo australiano ficou enfraquecido sem a presença de seus principais jogadores e foi fundamental para o seu revés contra os samurais.
O Japão demonstrou superioridade durante toda partida, criando melhores chances e com maior perigo durante o primeiro tempo. Enquanto a Austrália tentava fazer ligações diretas e aproveitar da habilidade de seu camisa 10, Hrustić, os samurais criavam perigo com Minamino que desperdiçou boas chances e bateu na trave por duas vezes.
No apagar das luzes do segundo tempo, o meia atacante do Liverpool deu lugar para a promessa japonesa, Kaoru Mitoma. Com pouco mais de cinco minutos em campo, o jovem recebeu a bola dentro da área para marcar o primeiro gol japonês aos 89′.
Com um placar desfavorável, a Austrália tinha poucas chances e não conseguia ficar com a bola para tentar o empate. E nesse cenário, o nome do jogo brilhou mais uma vez.
Mitoma fez bela jogada individual para cima da defesa australiana e o goleiro Mathew Ryan para não estragar um belo gol, falhou no chute do ponta japonês aos 94′.
Japão vence a Austrália por dois a zero, confirma sua vaga direta para a Copa do Mundo e ainda garante a ida da Arábia Saudita para o Catar, que joga mais tarde contra a China.
Os australianos ficam com a vaga para a repescagem asiática, onde enfrentarão o terceiro colocado do grupo A e caso ganhe o confronto irá para a repescagem mundial enfrentar uma seleção sul-americana.