Como a Espanha chega para a Copa do Mundo do Catar?

La Furia vem rumo ao Bi da Copa do Mundo após duas eliminações precoces

Campeã da Copa do Mundo de 2010, a Espanha vem para mais uma edição de Mundial como uma força que deve ser respeitada. Por mais que nas últimas duas edições ter decepcionado, a “La Roja” é uma seleção com um núcleo jovem muito promissor e com jogadores experientes com carreiras consolidadas e vitoriosas.

Venha conhecer como a “La Furia” vem para mais uma edição da Copa do Mundo, desta vez no Catar!

Retrospecto da Espanha 

Espanha comemorando o título de campeã da Copa do Mundo de 2010. Foto: Getty Images

 

A Espanha já participou de 15 edições da Copa do Mundo, sendo campeã em apenas uma ocasião. Essa se trata em 2010, no Mundial ocorrido na África do Sul. Naquela edição, a “La Furia”, comandada por Vicente del Bosque, era uma potência reconhecida pelo mundo, principalmente após vencer a Eurocopa de dois anos atrás.

A seleção contava com estrelas como Xavi, Iniesta, Fernando Torres, David Villa, Casillas e diversas outras lendas do futebol mundial, e venceu a Copa de maneira enfática, passando por rivais como Portugal, Alemanha e a Holanda na final. Após o triunfo do Mundial, a Espanha ainda ganharia a Eurocopa de 2012.

Entretanto, esse período vitorioso da seleção espanhola é algo muito recente. Antes disso, o melhor posição que a “La Roja” conquistou em uma Copa foi em 1950, quando alcançou o quarto lugar na edição que aconteceu no Brasil. Além disso, após a conquista da Euro de 2012, a Espanha passou por mal bocados. Na edição de 2014, novamente no nosso país, a temida “La Furia” não passou da fase de grupos. Além disso, em 2018, caiu apenas nas oitavas de finais contra a fraca seleção russa, que era anfitriã daquela Copa.

O respiro pós-Eurocopa e Nations League

Morata e seleção espanhola comemorando gol da vitória contra Portugal na Nations League. Foto: Miguel Riopa / AFP

 

Uma seleção antes completamente desesperanço-a de fazer uma campanha decente na Copa de 2022, a Espanha ganhou uma fagulha de confiança após suas campanhas na Eurocopa de 2022 e a Nations League, que ainda está acontecendo. Na Euro, a seleção alcançou as semifinais da competição, batendo adversários como a atual vice-campeã do mundo, Croácia e a Suíça, que antes eliminara a atual campeã da Copa, França.

Já na Nations League, a Espanha terminou a fase de grupos como líder do seu, o 2. Nessa chave, a seleção tinha como rivais Portugal, Suíça e República Tcheca. Ao todo, acumulou três vitórias, dois empates e uma derrota nessa altura da competição. Além disso, na edição de 2021 da mesma competição, chegou até a final, quando perdeu para a França por 2×1.

Esses resultados recentes trouxeram aos torcedores espanhóis uma nova esperança para sua seleção. Antes tratada como uma potência em decadência, agora a Espanha é considerada uma força a ser reconhecida para a Copa do Mundo do Catar.

Elenco

Núcleo jovem do Barcelona formado por Ansu Fati, Pedri e Gavi é uma das bases da seleção espanhola. Foto: Divulgação / Barcelona

 

Uma possível pré-lista de seleção espanhola foi divulgada pelo Jornal Marca na semana passada (28). Nela, conta com nomes já conhecidos e experientes do mundo do futebol, como Sergio Ramos, Sergio Busquets, Jordi Alba, Morata, Asensio, entre diversos outros.

Porém, também conta com inúmeros jovens que se destacam nas suas equipes, mesmo com pouca idade. Entre essas promessas, se destacam os dois últimos vencedores do prêmio Golden Boy: os meias Pedri e Gavi, ambos do Barcelona. Além dos dois, Ansu Fati, herdeiro da camisa 10 vestida por Lionel Messi, Carlos Soler, do PSG, Marcos Llorente, do Atlético de Madrid, e Rodri, do Manchester City, são outros jogadores que desequilibram em partidas que disputam.

Uma ausência na lista que surpreendeu a todos foi a do goleiro do Manchester United, David de Gea. O atleta de 31 anos não apareceu na listagem de pré-convocados, aparentemente por opção técnica, e não irá para o Catar disputar a Copa do Mundo. Outro nome que não esteve presente na lista é do experiente zagueiro/lateral César Azpilicueta, do Chelsea.

O elenco titular esperado pela seleção treinada por Luis Enrique deve ser a seguinte:

Unai Símon; Carvajal, Sergio Ramos, Pau Torres e Jordi Alba; Rodri (Busquets), Gavi (Koke) e Pedri; Sarabia (Ansu Fati), Ferrán Torres e Morata 

Entretanto, vale constar que Luis Enrique é um treinador que costuma fazer inúmeros rodízios no seu time titular, então essa escalação pode mudar em cada jogo.

Primeira Fase na Copa de 2022

Copa do mundo
A Espanha está no Grupo E da Copa do Mundo. Foto: Divulgação

 

A Espanha é a cabeça de chave do Grupo E. Nessa mesma chave, se encontra a Costa Rica, Japão, e o seu principal rival no grupo: Alemanha. As duas seleções já se enfrentaram em outra ocasião de Copa do Mundo. Se trata de 2010, edição que a “La Furia” foi campeã. Nessa vez, a Espanha bateu a seleção Alemã por 1×0, com o gol da partida sendo marcado pelo ídolo Carles Puyol.

Os jogos da “La Roja” na fase de grupos acontecerem nos seguintes dias:

23/11 (13h) – Espanha x Costa Rica

27/11 (16h) – Espanha x Alemanha

01/12 (16h) – Espanha x Japão

você pode gostar também