Celeste Olímpica: veja como chega o Uruguai para a Copa do Mundo

A seleção uruguaia chega para a Copa depois de uma campanha de superação nas eliminatórias

A seleção uruguaia chega para a Copa do Mundo com uma certa aura de dúvidas e desconfiança. A Celeste Olímpica, como é conhecida, fez uma eliminatória muito irregular, e chegou a flertar seriamente com o risco de ficar fora do mundial, algo que não ocorre desde a Copa de 2006.

Foto: Reprodução/Twitter Seleção Uruguaia

 

O momento ruim fez a seleção demitir o lendário técnico Óscar Tabárez, que treinava a equipe desde 2006, tendo levado o Uruguai às semifinais da Copa de 2010 e ao título da Copa América em 2011. Para o lugar de Tabárez foi escolhido Diego Alonso, que conseguiu fazer o time uruguaio reagir. Se antes de sua chegada o Uruguai vinha de quatro derrotas seguidas nas eliminatórias, Alonso conseguiu quatro vitórias consecutivas nos jogos finais e o Uruguai terminou em terceiro lugar e com a vaga na Copa assegurada.

Em 2022 a equipe já disputou nove jogos: venceu sete, empatou um, e perdeu outro. Na Copa do Mundo, o Uruguai está no Grupo H, ao lado de Portugal, Gana e Coreia do Sul. É um grupo complicado, no qual os uruguaios terão reedições de confrontos disputados em mundiais anteriores. Portugal foi eliminado pelo Uruguai nas oitavas da Copa da Rússia em 2018. Já a Coreia do Sul foi eliminada pelo Uruguai nas oitavas da Copa do Mundo de 2010, no qual o time sul-americano, na sequência, protagonizou um duelo histórico contra Gana, nas quartas.

As principais dores de cabeça do técnico Diego Alonso estão no setor defensivo. Os zagueiros Godín e Giménez não jogaram os últimos amistoso antes da Copa por motivos de lesão. Também machucado, Coates ficou fora. E como se não bastasse, o zagueiro Ronald Araújo se machucou no jogo contra o Irã. Neste momento, o Uruguai não conta com suas principais opções pra zaga.

Outro jogador que gera preocupações é Giorgian de Arrascaeta. O jogador do Flamengo está com uma pubalgia, e deve jogar o resto da temporada no sacrifício. Ele iniciou os amistosos contra Irã e Canadá no banco de reservas.

 

Craque uruguaio do Flamengo é uma das preocupações do Uruguai para a Copa (Foto: Divulgação/CRF)

 

Últimos jogos

Além das quatro vitórias nos últimos quatro jogos das eliminatórias pra Copa, o Uruguai disputou cinco amistosos, no qual venceu México, Panamá e Canadá, empatou com os EUA e perdeu para o Irã.

02/06/2022 – amistoso

México 0 x 3 Uruguai

Vecino 35’ Cavani 46’ Cavani 54’

05/06/2022 – amistoso

EUA 0 x 0 Uruguai

11/06/2022 – amistoso

Uruguai 5 x 0 Panamá

Cavani 39’ Cavani 48’ De La Cruz 58’ Maxi Gómez 68’ Rossi 77’

23/06/2022 – amistoso

Irã 1 x 0 Uruguai
Taremi 79’

27/09/2022 – amistoso

Canadá 0 x 2 Uruguai

Bentancur 6’ Núñez 33’

Retrospecto do Uruguai na Copa

Esta será a décima quarta participação do Uruguai em Copas do Mundo. Quando participou, a Celeste Olímpica foi campeã em duas oportunidades. Foi quarta colocada em uma, chegou às quartas de final em duas vezes e nas oitavas de final outras três. Além disso, foram três eliminações na fase de grupos.

Melhor participação

A seleção do Uruguai foi campeã da Copa em duas edições. A primeira em 1930, na primeira edição do torneio, e a segunda em 1950, quando derrotou o Brasil em um Maracanã lotado.

O cara do time: Federico Valverde

 

Canadá x Uruguai pré jogo
Fede Valverde é um dos principais nomes da atual seleção do Uruguai. (Reprodução/Twitter Seleção Uruguai)

 

Apesar de ainda contar com medalhões como Luís Suárez e Edinson Cavani, não resta dúvida de que o principal atacante uruguaio da atualidade é Federico Valverde. O jogador, que atua no Real Madrid, pode jogar tanto de meio-campista quanto aberto pelo lado direito, e até mesmo como ala. Sua habilidade e versatilidade serão uma grande arma pra seleção do Uruguai.

você pode gostar também