Dinamarca: veja como chega a seleção para a Copa do Mundo

Seleção vem embalada e sonha com primeiro título mundial

As últimas competições de seleções mostraram que a Dinamarca é uma equipe sólida e que deve surpreender na próxima Copa do Mundo.

Na Euro de 2021 foi semifinalista com um dos melhores ataques da competição. Nas eliminatórias para o mundial, obteve o melhor desempenho, com nove vitórias em dez jogos e apenas uma derrota, além de ter a melhor defesa, sofrendo três gols, e o terceiro melhor ataque. Por fim, na Nations League, terminando como vice-colocada para a Croácia, time que eliminou a equipe de Kasper Hjumland da competição após duas vitórias no confronto direto. Apesar disso, o grupo ainda proporcionou uma prévia da Copa, tendo em vista que a França era integrante deste e terminou atrás da equipe dinamarquesa, perdendo os dois jogos por 2×1 e 2×0.

Últimos jogos da Dinamarca

Como dito, a Dinamarca foi eliminada da Nations League em um grupo com França, Croácia e Áustria. Mas, apesar da queda, a equipe ainda mostrou o alto nível que vinha exercendo desde a Euro em 2021.

Na última Data FIFA, o duelo contra Croácia mostrou um time com dificuldades claras nas costumeiras transições ofensivas em alta velocidade. Desta forma, totalmente dependente de Eriksen (autor de um gol de placa na partida), os dinamarqueses viram os croatas se sobreporem e vencerem por 2×1, tomando a liderança que, naquele momento, ainda era de Christian e companhia.

Desta forma, após a impactante derrota, Hjumland se viu na necessidade de mudar a equipe para enfrentar novamente a França, depois de ter os vencido por 2×1 em pleno Stade de France. O técnico tirou uma peça da sua tradicional linha de três zagueiros, avançando-a para o meio e dando ainda mais condições para a pressão alta, sufocando os defensores franceses e pouco deixando a bola chegar para Mbappé, Griezmann e Giroud. Assim, com um meio de campo dando liberdade para um recital de Eriksen e os lados do campo espaçados para Maehle e Skov Olsen, a Dinamarca conseguiu bater sua adversária de mundial por 2×0, com Dolberg e o próprio Skov Olsen marcando.

Grupo

Análise do grupo da França na Copa do Mundo 2022 - Premier League Brasil

Na Copa, a Dinamarca está no Grupo D, com França, Austrália e Tunísia. Enfrentará os africanos primeiro, depois sua conterrânea europeia na segunda rodada e os australianos na última.

Retrospecto em Copas

Brasil estava em estado de choque', diz Laudrup sobre quartas de final da  Copa de 1998 - Esportes - Estadão

O melhor desempenho da seleção foi nas quartas de final da Copa de 1998, no final do período da “Dinamáquina”, equipe capitaneada por Michael Laudrup, caindo justamente para o Brasil, que perderia aquela mundial para os donos da casa, a França.

Craque do time: Christian Eriksen

Eriksen volta a ser convocado pela Dinamarca e dá volta por cima 'de  cinema' no futebol e na vida

O homem de história inacreditável, que literalmente morreu em campo por sua seleção, é uma das maiores figuras da história do país, sendo também, mesmo depois da tragédia na Euro, a principal figura técnica da equipe dinamarquesa, vide o desempenho contra Croácia e França e o excelente início de temporada pelo Manchester United.

Destaque também para Pierre Emile Hojbjerg, volante que assumiu responsabilidade de dar o ritmo no meio campo na ausência de Eriksen, e Kasper Schmeichel, goleiro de destaque na Premier League por anos e agora na Ligue 1.

 

Formação e time titular:

Como dito, Hjumland costuma variar entre a 3-4-3 e a 4-3-3, tendo algumas peças fixas nestas formações. Dentre elas, Eriksen, Hojbjerg, Delaney, Maehle, Schmeichel e Christensen são alguns que figuram regularmente no onze inicial, independentemente da formação.

O único setor que carece de uma figura dessa é o ataque, que variou muito desde a Euro, sendo por queda de desempenho de jogadores em seus respectivos clubes ou por lesão.

Sendo assim, a Dinamarca deve ir para Copa com o seguinte onze titular:

Schmeicheil; Kjaer, Andersen e Christensen; Wass, Hojbjerg, Delaney e Maehle; Skov Olsen, Eriksen e Dolberg.

você pode gostar também