Fechando a 1ª rodada do Grupo A, Senegal e Holanda se enfrentaram no Estádio Al Thumama. Apesar da pouca efetividade nas ações de ataque durante grande parte do jogo, a Seleção Holandesa se beneficiou com duas falhas de Edouard Mendy para matar o placar e abrir a campanha no Mundial com o pé direito.
Primeiro tempo
Senegal e Holanda protagonizaram a etapa inicial mais disputada da Copa do Mundo até aqui. A Seleção Holandesa conseguiu controlar a posse de bola no início do jogo, porém, quem chegou com mais perigo foram os senegaleses.
Com o avanço do relógio, o jogo ficou mais equilibrado, com a Holanda buscando construir suas ações ofensivas com bastante trocas de passe. Por sua vez, os Leões de Teranga apostaram mais em construções rápidas em contra-ataques. Além do equilíbrio maior, o jogo ganhou ritmo uma vez que as formas de jogo, de certa forma, se complementaram.
Em outras palavras, trocando mais passes no campo adversário, a Laranja Mecânica subiu suas linhas de marcação. Sendo assim, o Senegal conseguiu boas chegadas na meta defendida pelo estreante Andries Noppert.
No fim das contas, nenhum dos lados conseguiu se sobressair e o equilíbrio dos 45 minutos iniciais se traduziu no placar, com o primeiro tempo terminando empatado em 0-0.
Segundo tempo
Por grande parte da etapa complementar, a tônica do jogo permaneceu a mesma. Os dois times conseguiam chegar no ataque, porém, com pouca efetividade. Até que aos 39 minutos o placar saiu do 0-0.
Frenkie de Jong conseguiu um baita cruzamento na área, o goleiro Mendy tentou se adiantar para afastar a bola, só que furou e a bola sobrou na cabeça de Gakpo. O camisa 8 cabeceou e, com a meta livre, abriu o placar para a Holanda no primeiro chute ao gol da equipe no jogo. Com isso, a seleção europeia ficou menos nervosa para o fim da partida e ainda conseguiu marcar mais um.
O goleiro senegalês falhou mais uma vez, dando um rebote dentro da área que foi bem aproveitado por Klaassen. Livre, o camisa 14 só precisou empurrar para o gol e fechar o placar em 2-0 a favor da Holanda.
Panorama do grupo
Ambos os jogos do grupo A terminaram em 2-0, com Holanda e Equador conquistando a vitória e os importantes três pontos, com isso dividindo a liderança do grupo. Por outro lado, Senegal e Catar não conquistaram pontos e tem saldo de dois gols negativos após o fim da 1ª rodada.
Próximos compromissos
Tanto Senegal como Holanda entram em campo novamente na sexta-feira (25). Aliou Cissé e seus comandados enfrentarão os anfitriões da Copa, o Catar, às 10h (horário de Brasília). Por sua vez, a Laranja Mecânica enfrenta o Equador às 13h (horário de Brasília).