Em partida válida pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo do Catar, a Espanha e Alemanha empataram pelo placar de 1 a 1. Morata e Füllkrug marcaram os gols da partida.
Com o empate, a Espanha volta à liderança isolada do grupo, com 4 pontos. Já a Alemanha fica na lanterna com seu primeiro ponto na Copa, mas, caso vença a Costa Rica e a “La Furia” vença o Japão, ela passa para as oitavas de final.
PRIMEIRO TEMPO
Espanha melhor, mas com gol anulado da Alemanha
O jogo começou do jeito que era esperado, com a Espanha com a posse de bola e a Alemanha buscando resolver o jogo com velocidade no contra-ataque. Nos primeiros 10 minutos, a “La Furia” ficou com a bola por 75% do tempo. Eles tiveram a primeira chance perigosa, com um chute de Dani Olmo que obrigou Neuer a fazer grande defesa. A primeira da Alemanha foi aos 10 minutos, com uma finalização de Gnabry que foi bem abafada por Unai Símon, por mais que o ponta do Bayern tivesse impedido.
Depois o disso, o jogo ficou muito truncado e estudado. A Espanha mantinha a maior posse de bola, mas tinha dificuldades para avançar. Já a Alemanha não conseguia tirar a posse e, quando tinha sucesso, sofria com a pressão pós-perda da equipe treinada por Luís Enrique. O próximo ataque com perigo viria só aos 21 minutos. Jordi Alba recebeu na esquerda e, de direita, finalizou. A bola passou perto do canto direito de Neuer.
Aos 32, mais uma chance perigosa para a Espanha, mesmo em impedimento. Dani Olmo é lançado, em posição irregular, na ponta esquerda e cruza para a entrada da área. Ferran Torres recebeu sem marcação, mas isolou na finalização. Depois desse lance, o impedimento foi assinalado.
Por mais que a Espanha tenha voltado a ter o domínio do jogo, aos 39, a Alemanha abriu o placar. Em cruzamento para a área em cobrança de falta, Rüdiger cabeceou para o gol. Entretanto, o gol do zagueiro do Real Madrid foi anulado. 0 a 0 ainda no Al Bayt Stadium, mas o momento do jogo era do “Mannschaft”. Nesse roteiro, se encerrou a primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
Centroavantes saem do banco e definem o placar final
Com o início de primeiro tempo truncado e com a Espanha não conseguindo ficar com a bola no campo ofensivo, Luís Enrique promoveu sua primeira mudança aos 54 minutos: saiu Ferran Torres para a entrada do centroavante Álvaro Morata. Porém, uma falha defensiva da “La Furia” quase fez a Alemanha abrir o placar. Após passe fraco de Unai Símon, o “Mannschaft” roubou a bola, ela ficou com Gündoğan e o meia do Manchester City tocou para Kimmich. O volante do Bayern finalizou, mas o goleiro da seleção espanhola fez a defesa e mandou para escanteio.
Aos 61, a substituição promovida por Luís Enrique surtiu efeito. Jordi Alba recebeu bola na lateral-esquerda e cruzou rasteiro para a área. Morata se adiantou da marcação de Süle e chutou no gol de Manuel Neuer, abrindo o placar no Al Bayt Stadium. 1 a 0 para a Espanha.
Logo após o tento, a Espanha teve a chance de ampliar o placar. Em nova jogada pela esquerda, Asensio recebeu cruzamento rasteiro livre dentro da área, mas chutou acima do gol alemão.
O jogo ganhou tons de emoção. A Alemanha partiu para cima após mudanças de Hans-Dieter Flick, e a “Mannschaft” se lançou para o ataque. Na marca dos 71, Fullkrug, que entrou no lugar de Thomas Müller, recebeu cruzamento de Musiala, mas foi travado na hora do chute por Rodri. Aos 72, o jovem meia do Bayern recebeu belo passe enfiado e fica cara a cara com Unai Símon. Porém, finaliza em cima do goleiro espanhol. Aos 74, novamente o centroavante Füllkrug, do Werder Bremen, subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio, mas cabeceia por cima do gol espanhol. A seleção alemã buscava o empate de qualquer forma.
Aos 82, essa blitz alemã deu finalmente resultado. Em jogada de Klostermann, o lateral do RB Leipzig passa para Musiala. O meia do Bayern deixou para Füllkrug e, livre, o centroavante finaliza com força no gol da Espanha. 1 x 1 em um jogaço.
Após o gol alemão, as duas equipes foram buscar o gol da vitória. Entretanto, a afobação dos atacantes e os sistemas defensivos bem montados das seleções em campo impediram a mudança de placar na reta final da partida. Assim, se encerrou a partida.
Próximos Compromissos
As duas seleções voltam em campo na próxima quinta-feira, às 16 horas. A Espanha enfrenta o Japão e a Alemanha define seu futuro na Copa do Mundo contra a seleção da Costa Rica.