Nessa quinta-feira (1), às 16 horas, Espanha e Japão se enfrentam pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. O jogo acontece no Estádio Internacional Khalifa.
Prováveis Escalações
Espanha
Na liderança do Grupo E com 4 pontos, a Espanha vem de um empate por 1×1 contra seu principal rival na chave, Alemanha. Antes disso, a “La Furia” goleou a Costa Rica pelo placar de 7 x 0, sendo, empatado com a Inglaterra, a equipe com o maior saldo de gols da Copa até agora. Ela precisa de apenas um empate para passar de fase, então o cenário para sua classificação é favorável.
Sabendo disso, o técnico Luís Enrique deve repetir as escalações das duas últimas partidas da seleção espanhola. A dúvida fica na lateral-direita. No jogo da primeira rodada, quem iniciou na posição foi Azpilicueta. Já no duelo contra a Alemanha, Carvajal foi titular. Portanto, essa é a única incerteza para a escalação da “La Furia”.
A escalação da Espanha para o jogo contra o Japão deve ser o seguinte:
Unai Símon, Azpilicueta (Carvajal), Rodri, Laporte e Jordi Alba; Busquets, Pedri e Gavi; Asensio, Ferran Torres e Dani Olmo.
Japão
Vice-líder do Grupo E com 3 pontos, a seleção japonesa surpreendeu o mundo ao vencer a Alemanha pelo placar de 1×0. Entretanto, junto da empolgação, veio a decepção após a derrota para a Costa Rica pelo mesmo resultado na última rodada. Mesmo assim, o Japão possui uma chance considerável de passar: basta que os “Samurai Blue” vençam da líder Espanha ou, em caso de empate contra a “La Furia”, torcer para o empate entre a Alemanha e a Costa Rica.
Entretanto, o técnico Hajime Moriyasu pode ter dois desfalques para esse jogo importante. Se tratam de Hiroki Sakai e Wataru Endo. O lateral-direito e o volante não participaram do último treinamento da equipe japonesa após reclamar de dores, e são dúvidas para a partida contra a Espanha. Mas os asiáticos irão contar com o retorno de Takehiro Tomiyasu. O zagueiro do Arsenal não participou do jogo contra a Costa Rica por conta de um desconforto muscular, mas deve jogar contra a “La Furia”.
Sabendo disso, a provável escalação do Japão deve ser a seguinte:
Gonda; Sakai ( Nakayama) , Tomiyasu, Yoshida e Nagatomo; Morita, Shibasaki, Tanaka e Endo (Kamada); Kubo e Minamino
Retrospecto
Espanha x Japão se enfrentaram apenas uma vez na história. Foi num amistoso em 2001, que terminou em 1 a 0 para a seleção europeia.
Ficha Técnica
Jogo: Espanha x Japão
Competição: Copa do Mundo
Local: Estádio Internacional Khalifa – Doha
Arbitragem: Victor Gomes (África do Sul)
VAR: Fernando Guerrero (Espanha)
Horário: 16 horas (Brasília)