Holanda bate o Catar e crava sua classificação para as oitavas

Com gols de Gakpo e De Jong, holandeses fazem 2-0 e aguardam para descobrir quem enfrentarão na próxima fase

Fechando a fase de grupos, pelo Grupo A, Holanda e Catar se enfrentaram nesta terça-feira, com os europeus precisando de apenas um ponto para cravar sua classificação como líderes do grupo. Vencendo o país-sede, portanto, a Laranja Mecânica volta à disputa da fase de mata-mata da Copa do Mundo.

Primeiro tempo

Cody Gakpo comemora após marcar seu terceiro gol na Copa do Mundo, o primeiro da Holanda sobre o Catar. Foto – Matthias Hangst

 

Como esperado, a Holanda controlou a partida em todos os sentidos desde o apito inicial. Diferente das duas partidas anteriores, muito por conta da grande diferença técnica e física das seleções, a Seleção Holandesa conseguiu manter mais de 75% da posse de bola combinando essa superioridade com boas chegadas ao ataque.

O Catar, por sua vez, se organizou para apostar nos contra-ataques em bolas esticadas. Com isso, a Holanda tinha espaço para trabalhar a bola no meio, sobretudo com De Jong e De Roon, porém, perto da pequena área, os holandeses precisavam de paciência para girar a bola e encontrar os espaços. Da mesma forma, cruzamentos na área também se mostraram uma arma para a seleção europeia.

O Catar teve uma boa sequência ofensiva, conseguindo dois escanteios em sequência, mas levando pouco perigo real. Logo depois, aos 26 minutos, a pressão holandesa foi recompensada: Gakpo recebeu de Klaasen, passou pelos marcadores e finalizou para abrir o placar.

Enfim a vantagem, deu mais tranquilidade para a Holanda trabalhar a posse de bola ofensiva. Assim, os europeus conseguiram chegar bem outras vezes, porém, sem conseguir aproveitar as chances. Logo, a partida foi para o intervalo com os holandeses sustentando a vantagem mínima no placar.

Segundo tempo

Frenkie De Jong se aproveita de rebote e marca seu primeiro gol na Copa. Foto – Julian Finney

 

O Catar voltou um pouco mais solto depois do intervalo, contudo, não durou muito. Logo aos quatro minutos da etapa complementar, Klaassen cruzou para Memphis Depay. O camisa 10 parou no goleiro, mas De Jong aproveitou o rebote para ampliar a vantagem holandesa e dar ainda mais tranquilidade para os comandados de Louis Van Gaal.

Com o 2-0 no placar, a Holanda teve ainda mais tranquilidade para trabalhar a posse e criar boas chances, inclusive, marcando o terceiro com Berghuis aos 24 do segundo tempo. Porém, o VAR pegou um toque no braço no início da jogada e o tento acabou sendo anulado. Nos 20 minutos finais, com a vitória garantida, os holandeses administraram o jogo até o apito final.

A sequência na Copa

O Catar chega ao fim da sua campanha na Copa do Mundo em seu país com três derrotas em três jogos. Por outro lado, a Holanda confirmou a classificação e a liderança no Grupo A. Na próxima fase, de oitavas de final, a Laranja Mecânica enfrenta a seleção que terminar na segunda colocação do Grupo B, que será definido no confronto direto entre Estados Unidos e Irã.

você pode gostar também