A seleção mexicana vai a Copa do Mundo do Catar após se classificar em segundo lugar nas eliminatórias da Concacaf, com os mesmos 28 pontos do primeiro colocado, o Canadá. La Verde, como é conhecida, participa do Mundial pela 17° vez na história.
O México é dirigido pelo renomado treinador “Tata” Martino, ex-treinador do Barcelona e da seleção argentina. E é ele que conduz uma oxigenação da seleção mexicana que está vendo o ápice da carreira de jogadores como Hirving Lozano, do Napoli e Edson Álvarez, do Ajax. Por outro lado, se despediu de nomes históricos como os irmãos Jhonatan e Giovanni dos Santos, e o maior artilheiro da La Verde, Chicarito Hernández. Além disso, o icônico goleiro Ochoa, de 36 anos, está confirmado no Mundial.
Na Copa, os Aztecas enfrentarão Polônia, Argentina e Arábia Saudita. Em um grupo difícil, lutará pela classificação às oitavas.
Eliminatórias
Nas eliminatórias da Concacaf, os Aztecas, como também é conhecida, não teve dificuldades para se classificar. Em um octogonal com Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Panamá, Jamaica, El Salvador e Honduras, o México, como dito, se classificou em segundo lugar, atrás apenas da seleção canadense, com os mesmos 28 pontos ganhos. Em 14 jogos foram oito vitórias, quatro derrotas e dois empates. Foram 17 gols marcados e oito sofridos.
Últimos jogos
A última partida da seleção mexicana foi oportunizada em uma derrota de virada para a Colômbia após estar ganhando por 2×0. Tata Martino levou a campo uma equipe mesclada com titulares e reservas.
• 27/09/2022 – Amistoso
México 2×3 Colômbia
Gols do México: Vega 6′ (P) e Arteaga 29′
Gols da Colômbia: Sinisterra 49′, 52′ e Barrios 68′.
Já em setembro, a seleção mexicana saiu para dois amistosos, o primeiro deles contra a seleção peruana, onde saiu vencedor pelo placar mínimo, cortesia de Hirving Lozano, aos 40 minutos da segunda etapa.
• 24/09/2022
México 1×0 Peru
Gol do México: Hirving Lozano 85′
No mês de junho, o México enfrentou o Equador em um amistoso e empatou sem gols mandando a campo a sua equipe considerada titular.
• 05/06/2022
México 0x0 Equador
Retrospecto do México na Copa do Mundo
Como dito, a seleção mexicana disputará o seu 17° Mundial no ano de 2022. Os melhores desempenhos dos Aztecas na Copa foram em 1970 e 1986, quando chegaram às quartas de final. Desde a Copa de 1994 o México é ininterruptamente eliminado nas oitavas de final, sendo em 2018 a sétima vez seguida que a La Verde sai do Mundial nas oitavas.
O craque do México: Hirving Lozano
Titular absoluto e um dos destaques do Napoli, da Itália, Lozano tem status de craque da equipe. O ponta de 27 anos é presença confirmada no Catar e nos 11 titulares de Gerardo “Tata” Martino.
Dono de um potente chute a média distância, Lozano também pode exercer a posição de “falso-9”, recorrente recurso dos times ao redor do mundo. Em campo pelo México, o jogador faz boa e entrosada dupla com Raúl Jímenez, do Wolverhampton. Jogador que chama a responsabilidade, Lozano promete ser decisivo em fases eliminatórias da Copa do Catar.
Formação e time titular
No comando dos Aztecas desde janeiro de 2019 substituindo Juan Carlos Ósorio, Tata Martino foi o líder de uma reconstrução mexicana ao encerrar ciclos como os dos irmãos Jhonatan e Giovanni dos Santos, o zagueiro Rafa Márquez e o lendário atacante Chicharito Hernández. Em contrapartida, o treinador deu vez a nomes como Diego Lainez, Alexis Vega e ser paciente com a grave lesão de Raúl Jimenez, que ocorreu em um passado recente. Com os 11 titulares praticamente definidos, Martino levar ao Catar o que o México tem de melhor em material humano.
Provável escalação: Ochoa, Sanchez, Néstor Araújo, Héctor Moreno e Gallardo; Andrés Guardado, Héctor Herrera e E. Álvarez Lozano, Jímenez e Vega
Técnico: Gerardo “Tata” Martino
Próxima partida
A próxima partida da seleção mexicana já é válida pela Copa do Mundo do Catar, contra a Polônia. A partida será às 13h e ocorrerá no Stadium 974.