Safe Browsing
Pular para o conteúdo

O idioma dos campeões

O grito de campeão, entalado tanto tempo nas gargantas argentinas, foi finalmente liberto, e esse grito é na maior parte em castelhano, idioma “oficial” do país.

Diferente do que acontece na Europa, são pouquíssimos países nas Américas que possuem um segundo idioma oficial, e a Argentina não foge dessa estatística, tendo o espanhol como a língua, de longe, mais falada em seu território. Mas não é 100% da população que habla. Além das línguas indígenas e de idiomas europeus, falados por alguns descendentes, o português também é presente, mais especificamente na zona fronteiriça, nas províncias de Corrientes e Missiones, esta última sendo conhecida por abrigar as Cataratas do Iguaçu.

 

Localização de Castela
Reino de Castela em 1210.

 

Segundo o professor Diego Espinola (@oargentinobrasileiro no TikTok e no Instagram), castelhano e espanhol são, na verdade, dois nomes para o mesmo idioma. A língua era primeiramente chamada de castelhano por ser usada no Reino de Castela, que durou entre os séculos X e XI e ficava no centro do território atualmente conhecido como Espanha. Posteriormente o idioma foi renomeado por razões comerciais, sendo melhor que as pessoas pensassem que na Espanha se falasse espanhol, assim como na Inglaterra se fala inglês, por exemplo. O nome anterior é mantido em países da América do Sul por questões históricas, enquanto em alguns países da América Central, o nome “espanhol” é utilizado.

 

Como explica o professor Diego:

“Uma característica marcante do castelhano da Argentina em comparação aos outros países é o uso do pronome ‘vos’ em vez de ‘tú’. Então dizemos ‘vos querés’, ‘vos sos’, ‘vos tomás’, e não ‘tú quieres’, ‘tú eres’, ‘tu tomás’. Também é bem famoso o sotaque rioplatense, o de Buenos Aires, no qual  o som do Y e do LL é chiado, com som de x. Dessa forma, os bonaerenses e portenhos leriam ‘yo me llamo‘ como ‘xo me xamo‘. ”

Uma curiosidade interessante é que o castelhano não consta em nenhuma norma ou lei como o idioma oficial da Argentina, mas é tido como tal por ser o único usado na administração pública ao nível nacional.

Porém, uma coisa certamente é oficial: o castelhano é o idioma dos campeões do mundo.

Lionel Messi - Argentina x França
Foto: Franck Fife/AFP