OPINIÃO: Os 5 favoritos para a Copa

A Copa do Mundo segue sendo a principal competição deste esporte tão apaixonante e cativante. Realizada a cada quatro anos, a expectativa em torno da competição sempre é grande, e no ano do torneio, tudo é intensificado ao máximo. Algumas seleções ainda terão amistosos pela frente, outras encerraram os amistosos ontem, como é o caso de Brasil e Argentina. Após essa rodada de convocações, podemos analisar a presença dê os 5 favoritos para a copa, e para mim, O ‘Clube dos Cinco’, é:

 

A lista com os 5 favoritos para a Copa:

5º Lugar –  Em último, a seleção francesa, que está vivendo uma temporada de bruxas soltas. A França tem grandes desfalques pouco menos de dois meses antes da copa, sem o goleiro LLoris, o volante Kanté, o meio-campista Pogba e o centroavante Benzema, os franceses têm a preocupação de não saber como e quando os atletas voltarão a atuar.

Além disso, a atual campeã da competição terá que lidar com a sina dos últimos campeões terem sido eliminados na fase de grupo. Em 2006, Itália campeã e eliminada na fase de grupos em 2010; Em 2010, Espanha campeã e eliminada na fase de grupos em 2014; Em 2014, Alemanha campeã e eliminada na fase de grupos em 2018.

Em suma, França terá que lidar com fantasmas e desfalques. Por isto, estou considerando a seleção apenas em último dentre os 5 favoritos para a Copa no ranking.

Os 5 favorito para a copa
Reprodução Poder 360

 

4º Lugar – Portugal de Cristiano e companhia é uma das principais seleções – na minha opinião – para a competição. A seleção portuguesa conta com jogadores experientes, que atuam em grandes clubes da Europa, e alguns já disputaram na Copa, como Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota, Rafael Leão, João Félix (apesar de eu o achar superestimado), Ruben Dias, entre outros jogadores renomados.

Entretanto, a seleção classificou-se na repescagem das eliminatórias europeias, contra a Macedônia do Norte. Além disso, foi recentemente eliminada da Nations League, perdendo a vaga para Espanha, e teve também uma atuação muito frustrante na Eurocopa.

Apesar disto, a equipe conta com Cristiano Ronaldo (também incontestavelmente um dos maiores da história), que está em má fase, mas sempre é apontado como alguém que pode desequilibrar a qualquer momento. Além do craque do Manchester United, o elenco conta com jogadores acostumados a disputar jogos grandes, e que podem fazer a diferença, desde a zaga com Ruben Dias do Manchester City, passando pelo meio com Bruno Fernandes também do Manchester United, e chegando ao astro português, cinco vezes melhor do mundo.

 

Portugal favorita na Copa? Conheça a geração que faz o país sonhar
Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images, David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images e Filipe Amorim/NurPhoto via Getty

 

3º Lugar-  A seleção holandesa está querendo alcançar voos altos e finalmente conquistar a taça. Classificada em primeiro lugar nas eliminatórias, a seleção treinada por Louis van Gaal tem batido um bolão. Na Nations League, a equipe está classificada para a semifinal após vencer equipes como Bélgica e Polônia na fase de grupos, em que terminou invicta.

O futebol vistoso da seleção conta com jogadores de renomes, o principal é o zagueiro do Liverpool, Van Dijk, autor do gol na vitória contra a Bélgica. Além dele, há outros jogadores que vem atuando em alto nível nas principais competições europeias, como Dumfries – cogitado a assumir a lateral-direita do Manchester United – Frenkie de Jong, Memphis e Bergwijn, autor de seis gols no campeonato holandês até então.

Por que a seleção holandesa segue sendo minha preferida | VEJA
UEFA/UEFA/Getty Images

 

2º Lugar –  Sim, eles mesmos! A seleção com mais vices considerando competições oficiais da Fifa. Querendo ou não, a Argentina chega forte para a competição. Atual campeã da Copa América, numa vitória histórica para os hermanos com gol de Di Maria, a Albiceleste chega com uma marca de 35 jogos sem perder e tem um elenco mais rejuvenescido tendo em consideração as convocações anteriores, contando com Lautaro, Julian Álvarez, ‘Licha’ Martínez, entre outros.

O ataque, que conta com um dos maiores jogadores (inegavelmente) da história, Lionel Messi, também terá outras opções mostrando um amplo poderio ofensivo. ‘Papu’ Gómez tem ganhando destaque no elenco, após se destacar pela Atalanta, o jogador vem tendo boas atuações pelo Sevilla nas últimas temporadas.

Sua defesa mostra a típica raça argentina, que deixa o sangue na cancha. Lisandro Martínez é titular incontestavelmente do Manchester United.  Molina ainda briga vaga por Montiel. Em suma, o setor defensivo tem sido estável, afinal não é atoa que já são 35 jogos sem perder.

Brasil x Argentina: veja o golaço de Di Maria, que abriu o placar no Maracanã | O TEMPO
Gol de um ‘anjo’ argentino na Final (Foto: Divulgação)

 

 

1º Lugar – O Brasil é o principal candidato ao título. A seleção comandada por Tite soma apenas 5 derrotas em 75 jogos, com um aproveitamento de 81%. Apesar de não ter enfrentado equipes consideradas mais fortes, e a última derrota sofrida ter sido contra a Argentina, a Seleção tem demonstrado versatilidade no poder ofensivo, com opções criativas e no ataque, diferentemente de 2018.

Neymar, não é mais a única opção no ataque, como era nas últimas duas Copas, não carrega o fardo sozinho (mesmo que Coutinho também tenha sido outro jogador importante em 2018). O astro do PSG conta também com a ‘malvadeza’ de Vini, que promete bailar muito nos solos Catares, além de Raphinha, uma das principais contratações do Barcelona na temporada, que vem se firmando com a ‘amarelinha’.

A briga entre centroavantes está entre Richarlison e Pedro, ontem o ‘Pombo’ guardou novamente, e inclusive durante a comemoração de seu gol, presenciamos mais um ato racista em solo Francês. Por outro lado, Pedro entrou no segundo tempo e também assinalou o seu. Além dos dois, o atacante do Arsenal, Gabriel Jesus já tem (aparentemente) sua vaga garantida para o torneio.

O sistema defensivo está sólido e a única dor de cabeça está nas laterais, que continuam sendo uma incógnita para o torcedor. Lodi ainda não é favorito, enquanto Caio Henrique sobra no Mônaco e corre risco de não jogar pela Seleção. Contudo, a seleção é para mim o principal elenco para disputa do torneio, e por isso é líder no meu ranking com os 5 favoritos para a Copa.

a.espncdn.com/photo/2022/0928/r1067907_1024x410_5-...

Seleção Brasileira em confronto contra Tunísia (Foto: Divulgação)

 

Assim fica a ordem dos 5  favoritos para a Copa na minha opinião, tendo em vista o momento atual e os possíveis desfalques para a competição. A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, e os primeiros jogos dos 5 favoritos para a Copa são no dia 21, 22 e 24. Será que a taça será levantada por uma das 5 seleções consideradas favoritas para a copa na minha opinião?

você pode gostar também