Em entrevista para a ESPN da Holanda, o treinador da Seleção Holandesa, Louis Van Gaal, falou sobre a busca de sua equipe pelo título inédito, também comentando sobre duas outras seleções em especial: Argentina e Brasil.
A Holanda enfrenta a Argentina na próxima sexta-feira (9), às 16h (horário de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo. A última vez que se encontraram em Copas, foi em 2014: na semifinal, a Argentina derrotou a Holanda e avançou para a final disputada no Maracanã.
O reencontro, lógico, não passou batido na entrevista de Van Gaal: “Estamos nas quartas, e a Argentina foi o time que nos eliminou nos pênaltis da última vez que chegamos a essa fase”, disse o treinador antes de concluir, “Então, temos contas a acertar com eles”.
Em relação ao seu adversário desta sexta-feira, o destaque não podia ser outro além de Lionel Messi: “Realmente, Messi é o jogador mais perigoso e criativo”, disse o técnico holandês antes de analisar como pode parar o camisa 10 argentino, “por outro lado, ele não joga muito quando o adversário tem a posse de bola. E aí estão as nossas chances”.
De certa forma, já pensando na final, Van Gaal disse ter assistido a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul por 4-1 e disse que vê sua seleção jogando um futebol parecido com o da Seleção Brasileira: “A verdade é que eles jogam o mesmo futebol que a seleção holandesa. Eles atuam com defesa compacta e fazem a transição muito rápida”, afirmou Van Gaal.
O treinador da Holanda, nesse sentido, entende um desequilíbrio da mídia ao analisar o futebol das duas equipes: “A coisa mais estranha que leio na mídia, através do que meus amigos me mostram, é que falam que o futebol do Brasil (contra a Coreia) foi ‘futebol brilhante’, enquanto nós fizemos exatamente a mesma coisa”, disse.
Enfim, Louis Van Gaal comentou sobre a pretenção holandesa de conquistar o título mundial inédito, depois da Holanda bater na trave em três ocasiões sendo vice em 1974, 1978 e 2010: “Queremos ser campeões. Comecei cedo. E isso foi assumido pelos jogadores. Mesmo que não seja a maior chance, vamos em frente”, finalizou.