Corinthians estreia mal e fica no empate com o Racing pela Copa Sul-Americana

Timão não fez uma boa partida e sofreu o empate na reta final

Após mais de duas semanas sem jogos oficiais, o Corinthians voltou a campo nesta terça-feira (02). Em jogo válido pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana, o Timão enfrentou o Racing no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), e ficou no empate por 1×1. Yuri Alberto marcou o gol da equipe paulista, enquanto Alaniz marcou o gol dos donos da casa, sendo os dois gols anotados no segundo tempo. O resultado deixou Corinthians e Racing empatados com 1 ponto, ocupando, respectivamente, o segundo e terceiro lugar do grupo F. O Argentino Juniors lidera o grupo com 3 pontos, enquanto o Nacional-PAR é o lanterna com 0.

Primeiro tempo

Corinthians teve noite de pouca inspiração no Uruguai. Foto: Dante Fernandez/AFP

 

Os primeiros minutos foram de muita disputa pela bola, mostrando, desde o início, que seria mais um daqueles jogos truncados, característicos das competições sul-americanas. O Corinthians encontrou dificuldades para controlar o jogo a partir da posse de bola, e viu o Racing chegar com perigo pela primeira vez.

Logo aos dois minutos, Veron recebeu a bola na entrada da área e encontrou espaço para finalizar com perigo, para fora do gol, acendendo o sinal de alerta do lado corintiano. Na sequência, foi a vez do Corinthians oferecer perigo ao gol dos donos da casa. Aos seis minutos, Fagner fez boa jogada e conseguiu disparar um chute forte, que exigiu boa defesa do goleiro Bacchia.

Após as duas chances nos primeiros minutos, o jogo assumiu um aspecto de muita transpiração e pouca inspiração. Apesar de ter a posse de bola, o Corinthians não conseguia oferecer perigo de forma concreta à equipe uruguaia. A disposição das peças em campo e as dinâmicas de movimentações ofensivas esbarravam facilmente no sistema defensivo do Racing.

Somente aos 31 minutos uma das equipes voltou a criar uma chance perigosa, e foi o Racing. Após cobrança de escanteio, Veron cruzou para a área e encontrou Cotugno livre na segunda trave, que não conseguiu direcionar o cabeceio para o gol. Após o cabeceio, a bola cruzou a área e sobrou, mais uma vez, para Veron, que chutou na trave, desperdiçando a melhor chance do jogo até então.

O Corinthians respondeu logo em seguida, aos 35 minutos. Garro recebeu com espaço fora da área e, em lindo passe, encontrou Yuri Alberto livre dentro da área. O atacante do Timão não conseguiu controlar a bola no domínio e acabou finalizando com pouco espaço, resultando na defesa do goleiro Bacchia e na perca do que foi a melhor chance do primeiro tempo.

 

Segundo tempo

Yuri Alberto marcou o gol do Corinthians no Uruguai. Foto: Rodrigo Coca/Corinthians

 

O Corinthians voltou do intervalo com uma mudança: Matheus Bidu na vaga de Hugo, que havia recebido cartão amarelo na primeira etapa. Se a ideia era aproveitar as características ofensivas de Bidu para chegar mais ao último terço, não surtiu efeito. Assim como no primeiro tempo, o Corinthians encontrou dificuldades com a bola no pé e sofreu para criar boas chances.

Aos 15 minutos, António Oliveira promoveu mais duas mudanças. Fausto Vera e Romero entraram nas vagas de Gustavo Henrique e Pedro Raul. A partir dessas mudanças, Raniele baixou para a zaga ao lado de Felix Torres, com Fausto Vera assumindo o papel de primeiro volante.

Em um jogo que parecia fadado a sair zerado, o Corinthians conseguiu chegar ao gol. Aos 23 minutos, Romero disputou com a defesa fora da área e acionou Garro, que infiltrou no lado esquerdo, encontrando Yuri Alberto na entrada da pequena área com um cruzamento na medida. O camisa 9 do Timão cabeceou para o fundo das redes e colocou a equipe em vantagem.

Porém, o que parecia ser o gol do alívio, mostrou ser apenas um presságio do que estava por vir. Sem conseguir controlar a posse de bola após o gol, o Corinthians viu o Racing chegar cada vez mais ao ultimo terço, passando a oferecer perigo à meta corintiana.

Aos 32 minutos, Felix Torres vacilou na saída de bola e Sosa bateu cruzado, para fora do gol. No lance seguinte, Pedro Henrique, que havia entrado pouco tempo antes no lugar de Wesley, fez falta no lado direito do campo. A cobrança encontrou Varela, que cabeceou para as redes, mas teve seu gol anulado pelo VAR, por estar em condição de impedimento no lance.

Entretanto, aos 39 minutos a maré de sorte do Corinthians chegou ao fim. Em ótima jogada coletiva, Cotugno deu belo passe de fora para dentro que encontrou Sosa dentro da área. De primeira, ele tocou, por cima, para Alaniz, que finalizou de primeira, deixando tudo igual no placar. Apesar de ter sido uma falha geral do sistema defensivo, o desmarque e finalização de Alaniz ocorreu em cima do zagueiro Cacá, que havia entrado apenas dois minutos antes.

O Racing ainda teve a chance de virar o jogo, em uma amostra clara da desatenção que o Corinthians teve durante todo o jogo, sobretudo após abrir o placar. Aos 46 minutos, Felix Torres falhou mais uma vez na saída de bola e Sosa teve a chance de marcar, mas não conseguiu concluir bem a jogada, sacramentando o empate no placar final.

Próximos compromissos de Corinthians e Racing

O Corinthians volta a campo na próxima terça-feira (09) contra o Nacional, jogando na Neo Química Arena (SP), pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana. O Racing enfrenta o Miramar, no sábado (06), pela 7ª rodada do campeonato uruguaio, no Estádio Osvaldo Roberto, em Montevidéu.

você pode gostar também