Corinthians e Estudiantes se enfrentaram nesta terça-feira (22), 21h30 (de Brasília) na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe paulista, com gol do zagueiro Gil, derrotou o Estudiantes pelo placar de 1 a 0 e abriu vantagem para chegar à semifinal da competição para enfrentar o vencedor de Fortaleza e América-MG.
Primeiro tempo
A primeira etapa da partida foi marcada por muito equilíbrio. A equipe argentina, embora sem assustar muito a meta do goleiro Cássio, controlava as ações e estava mais próxima do gol do Corinthians, que buscava o contra-ataque. Até que aos 16 minutos, em uma cobrança de escanteio cobrada pelo paraguaio Matias Rojas, Gil completou para o gol e abriu vantagem para o timão. O gol deu confiança para a equipe paulista, que começou a atuar mais no campo de defesa do Estudiantes. Aos 21 minutos, após o chute de Maycon, a fiel reclamou de pênalti do defensor devido a uma possível mão na bola, mas após a análise do VAR, nada foi marcado.
O Estudiantes ainda teve duas boas oportunidades para empatar a partida na primeira etapa. Três minutos após a reclamação, aos 24, uma falta cobrada por Sosa assustou a torcida. A bola bateu na trave, e por sorte, voltou na mão de Cássio. No final da primeira etapa, aos 39, Rollheiser bateu cruzado e Cássio fez boa defesa para segurar o placar. Ainda no primeiro tempo, o lateral Fábio Santos, após uma boa triangulação da equipe, finalizou e acertou a rede do lado de fora, desperdiçando uma boa oportunidade para o Corinthians. A primeira parte termina equilibrada, mas com vantagem no placar para o timão: 1 a 0.
Segundo tempo
A segunda etapa foi de poucas emoções para ambos os lados. O Estudiantes ficou mais com a posse de bola, mas não conseguia criar chances claras de gol, enquanto o Corinthians buscava o contra-ataque para matar o jogo e ampliar sua vantagem para a partida de volta na Argentina. Apenas aos 31 minutos da etapa final, após um bom passe do garoto Moscardo para Maycon, o camisa 7 acabou finalizando fraco, e Nuñez afastou praticamente em cima da linha.
Aos 38, a chance mais inacreditável perdida pela equipe paulista: Romero rouba a bola do defensor e rola para Mosquito, que sem goleiro, isola e perde a melhor chance do jogo para ampliar a vantagem. A partida terminou 1 a 0 para o timão, que leva a vantagem para Buenos Aires e joga pelo empate para se classificar à semifinal da competição.
Próximos compromissos de Corinthians e Estudiantes
A equipe do Corinthians vira a chave para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, recebe a equipe do Goiás, na Neo Química Arena, às 21h (de Brasília), e busca uma vitória para se afastar ainda mais do z-4 e se reabilitar na competição. Por outro lado, a equipe argentina recebe o Unión Santa Fé, no estádio Jorge Luis Hischi, pelo campeonato argentino, em partida válida pela segunda rodada da competição.