Nessa quinta-feira (16), o Cruzeiro venceu o Unión La Calera por 1 x 0, em Belo Horizonte, garantindo a classificação para, no mínimo, os playoffs da Copa Sul-Americana. A Raposa ainda disputa a primeira posição do grupo B, buscando a classificação direta, enquanto a equipe chilena foi eliminada da competição. No momento, a equipe do Cruzeiro possui 9 pontos, contra 10 do Universidad Católica, líder do grupo, que tem uma partida a mais para disputar e depende apenas de si para classificar-se em primeiro.
Primeiro Tempo
Durante a primeira etapa, poucas oportunidades foram criadas pelas equipes. Logo aos 7 minutos de jogo, Matheus Pereira tabelou com William na lateral, que aplicou uma belíssima “caneta” no defensor da equipe chilena e cruzou baixo para o meia do Cruzeiro, que apenas empurrou a bola para o fundo da rede e abriu o placar para o time da casa.
Pouco tempo depois, durante um contra-ataque após cobrança de escanteio, Pereira lançou Arthur Gomes em profundidade, que driblou o marcador e, cara a cara com o goleiro, finalizou para fora e perdeu uma oportunidade clara de gol. Logo depois, Zé Ivaldo errou uma saída de bola e entregou nos pés da equipe adversária, mas recuperou a jogada com uma excelente interceptação no passe de Cavalleri.
No final da etapa, Matheus Pereira encontrou William na lateral direita, que cruzou de primeira para a área e Marlon, em uma excelente infiltração, completou a jogada de cabeça, mas atingiu o travessão do gol de Ibáñez. Com isso, a partida foi para o intervalo com o placar de Cruzeiro 1 x 0 Union La Calera.
Segundo Tempo
Logo no início do segundo tempo, Matheus Pereira fez um belíssimo passe nas costas da marcação do Union La Calera, encontrando Rafa Silva na área, mas o atacante não conseguiu girar em cima do zagueiro e finalizou fraco, para defesa de Ibáñez. Na sequência, William lançou Arthur Gomes em profundidade, pelo lado direito, mas o brasileiro finalizou nas mãos do goleiro, que fez uma excelente defesa. Apenas alguns minutos depois, Ibáñez fez outras ótimas defesas, nas duas finalizações de Rafa Silva e o outra de Lucas Silva, todas de longa distância.
Já nos últimos 15 minutos da partida, a equipe do Cruzeiro teve duas excelentes chances com Gabriel Veron e Rafael Elias. Em um contra-ataque, Matheus Pereira lançou Veron por cima da defesa, mas o brasileiro finalizou mal, de primeira, para fora. Logo depois, em outro ataque rápido, Rafael Elias recebeu na entrada da área, mas chutou por cima do gol.
Até o final dos acréscimos, os times chegaram mais algumas vezes, mas sem perigo. Desse modo, a partida terminou com vitória do Cruzeiro por 1 x 0, que garantiu a classificação para o mata-mata e eliminou o Union La Calera da Copa Sul-Americana.
Destaque da partida
Matheus Pereira, do Cruzeiro, foi o melhor jogador da partida. Além de ter marcado o gol da vitória, o meia brasileiro fez excelentes passes e criou inúmeras oportunidades de gol, controlando o ritmo da partida e garantindo o triunfo da equipe da casa.
Próximos compromissos de Cruzeiro e La Calera
Com o adiamento do Brasileirão, o Cruzeiro retorna a campo no dia 30 de maio, as 21h (horário de Brasília), para receber o Universidad Católica, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Já a equipe do Unión La Calera retorna a campo na segunda-feira (20) para enfrentar o Unión Española, pelo Campeonato Chileno.