Com a conclusão da fase de grupos da Copa Sul-Americana, os clubes brasileiros disputaram todos os jogos e tiveram suas posições definidas no campeonato.
Confira abaixo a campanha de cada equipe brasileira na Sul-Americana 2023:
Botafogo
No grupo A, a equipe do Botafogo iniciou a competição com um empate contra o Magallanes por 2 x 2. Já na segunda rodada, o time carioca bateu a equipe do Universidad César Vallejo por 4 x 0.
Com um empate sem gols na terceira rodada contra a LDU, o Botafogo voltou a vencer o Universidad César Vallejo na quarta rodada e novamente empatar com a LDU na quinta rodada.
Encerrando a fase de grupos contra o Magallanes, o Botafogo empatou novamente com a equipe chilena e só conquistou o segundo lugar do grupo com 10 pontos e atrás da LDU com 12 pontos.
Com o resultado, o Botafogo terá que disputar uma fase de playoffs para se classificar para a fase mata-mata da Sul-Americana.
Red Bull Bragantino
No grupo C, a equipe do Red Bull Bragantino iniciou sua campanha com uma goleada por 4 x 1 em cima da equipe paraguaia do Tacuary e outra contra a equipe do Oriente Petrolero por 5 x 0.
Com dois empates contra a equipe argentina do Estudiantes, o Bragantino voltou a golear o Oriente Petroleo por 4 x 0 e o Tacuary por 7 x 1.
Com 14 pontos conquistados e 21 gols marcados, o Massa Bruta garantiu a liderança do grupo ao lado do Estudiantes e passa direto para a próxima fase da competição.
São Paulo
No grupo D, o São Paulo teve a melhor campanha de todas as equipes da atual edição da Copa Sul-Americana com 13 gols marcados, nenhum sofrido e 5 vitórias e apenas 1 empate.
O único empate da equipe foi na terceira rodada fora de casa contra o Tolima onde a partida terminou em 0 x 0.
Com 16 pontos conquistados, o São Paulo garantiu a primeira posição do grupo ao lado da equipe do Tigre.
Santos
No grupo E, o Santos teve uma campanha péssima com apenas 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas.
Tendo vencido apenas na primeira rodada contra o Blooming, a equipe do Peixe sofreu 2 derrotas para o Newell’s Old Boys e 1 empate e 1 derrota para o Audax Italiano.
Já eliminado na 5ª rodada, o Santos ainda empatou sem gols contra a equipe do Blooming e terminou a competição em 3° colocado e com apenas 3 gols marcados e 5 sofridos.
América Mineiro
No grupo F, a equipe do América Mineiro teve um ótimo início da competição com uma goleada de 4 x 1 em cima do Peñarol. Contudo com uma sequencia de 2 derrotas e 1 empate, o time do Coelho precisou de duas vitórias nas duas últimas rodadas da competição para se classificar.
Com 10 pontos, o América passa para a fase de playoffs da Copa Sul-Americana e o Defensa y Justicia da Argentina garante vaga direta para a próxima fase mata-mata com 15 pontos conquistados no grupo.
Goiás
No grupo G, o Goiás iniciou a competição com dois empates e conseguu sua primeira vitória apenas contra a equipe do Gimnasia y Esgrima na Argentina por 2 x 0.
Após a vitória, a equipe do Esmeraldino também conseguiu vencer a equipe do Universitario por 1 x 0 na quarta rodada, mas empatou contra o Gimnasia y Esgrima na quinta rodada.
Com a possibilidade de conseguir vaga direta para a próxima fase mata-mata sem ter que passar pelos playoffs, o time do Goiás derrotou fora de casa a equipe do Independiente Santa Fé com um gol no último minuto.
Com 12 pontos, o Goiás conquistou a primeira posição do grupo ao lado da equipe do Universitario com 10 pontos.
Fortaleza
No grupo H, o Fortaleza teve uma sequencia impressionante de 4 vitórias seguidas que foi interrompida pelo time do Estudiantes de Mérida na quinta rodada.
Apesar da derrota, a equipe do técnico Vojvoda já estava classificado em primeiro lugar no grupo e a última rodada serviu para confirmar a grande campanha que a equipe do Leão do Pici fez na fase de grupos.
Com 15 pontos, o Fortaleza se classificou em primeiro lugar ao lado do San Lorenzo com 8 pontos.