Fortaleza goleia em casa e estreia muito bem na Copa Sul-Americana

Tricolor domina desde o início, mas só constrói goleada no segundo tempo

O Fortaleza fez o que deveria fazer em sua estreia na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, 05. Recebendo o Palestino-CHI no Castelão, o time de Juan Pablo Vojvoda goleou por 4×0 e assumiu a liderança do grupo H da competição, com três pontos. No outro jogo do grupo, o San Lorenzo-ARG venceu o Estudiantes de Merida-VEN por 1×0, fora de casa.

Escalações

Pensando muito na final do Campeonato Cearense no próximo sábado, Vojvoda rodou bastante o time e escalando um 4-2-3-1 não tão comum em suas formações. Foram seis jogadores não considerados titulares no time inicial, com Guilherme imprimindo velocidade pela esquerda, Pikachu dando mais cadência na direita e Calebe sendo a principal peça de ligação a Thiago Galhardo.

 

Do lado do Palestino, o treinador Pablo Sanchez só fez duas mudanças da última partida pelo Campeonato Chileno. Carrasco e Cornejo entraram nos lugares de Nicolas Meza e Martínez na linha de meio campo no 4-5-1 da equipe.

 

Primeiro tempo

Thiago Galhardo abriu o placar no Castelão. Foto: Mateus Lotif

 

Logo no início da partida, o Fortaleza abriu o placar. Yago Pikachu pegou a sobra do escanteio e, do bico da área, cruzou na cabeça de Thiago Galhardo, aos três minutos. O atacante acertou o cantinho de Rigamonti pra fazer o primeiro. O Fortaleza seguiu criando muitas chances e chegou perto do segundo gol aos 21. Pikachu bateu de fora da área e contou com o desvio na defesa antes de Rigamonti espalmar pra fora.

Calebe participou de três jogadas importantes depois dos 30 minutos. Primeiro, o meia bateu com perigo aos 32, obrigando mais uma defesa do goleiro do time chileno. Aos 36, deu ótimo passe pra Galhardo, que driblou e cavou fraquinho. Barticciotto tirou antes da bola entrar. Aos 41, Calebe recebeu na meia lua e bateu colocado, mas a bola passou perto do gol.

 

Segundo tempo

Pochettino mudou o jogo no segundo tempo. Foto: Kid Junior

 

Aos cinco minutos, o jogo poderia ter ficado bem mais tranquilo pro Leão, mas Britez isolou a bola depois do desvio de Titi. O Palestino, que não finalizou no primeiro tempo, foi se soltando e quase chegou ao empate em duas oportunidades. Fernando Miguel foi mal aos 19 minutos e a bola sobrou em Martinez, que tentou uma meia bicicleta. Britez salvou em cima da linha. Dois minutos depois, Fernando Miguel se redimiu. Benitez tentou o chute, mas a bola desviou em Dudu e sobrou limpa pro chileno, frente a frente com o goleiro Tricolor, que fechou o ângulo e evitou o gol de empate.

Vojvoda mudou o time e o Fortaleza recuperou o controle com Pochettino e Lucero. Moisés arriscou chute aos 29, a bola desviou na zaga e sobrou pra Pochettino encher o pé da entrada da área e superar Rigamonti. Depois de um susto salvo por Titi em finalização de Meza, o Fortaleza marcou duas vezes nos acréscimos. Pochettino achou Lucero, sem goleiro, aos 46, pra fazer o terceiro, e o centroavante devolveu o presente aos 48, pra Pochettino bater bem na saída do goleiro. Goleada muito importante.

 

Análise

Resultado gigante pro Fortaleza. Vencer em uma estreia de competição sul-americana, sendo tão dominante, não é fácil. O jogo poderia ter se desenrolado mais facilmente ainda no primeiro tempo, mas a superioridade se fez valer no segundo. O resultado é mais importante ainda pensando na primeira colocação do grupo, já que o saldo de gols pode fazer diferença no final. O Fortaleza vence bem e vai mais confiante pra final do estadual.

Ótimo jogo de Calebe, pensando o jogo no primeiro tempo e dando sequência às jogadas, e Guilherme também foi bem no início, sendo muito agudo pela esquerda. No segundo tempo, Vojvoda foi bem, percebendo que o time havia baixado a intensidade e Pochettino e Lucero botaram as coisas em ordem.

 

Próximos compromissos

O Fortaleza volta a campo no próximo sábado, 08, contra o Ceará, na partida de volta da final do Campeonato Cearense. O Palestino enfrenta o Deportes Limache-CHI, na primeira fase da Copa do Chile, no domingo, 09.

você pode gostar também