O Fortaleza foi até a Venezuela enfrentar o lanterna do grupo H, Estudiantes de Mérida, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana e protagonizou uma zebra histórica. Com 12 pontos, o Fortaleza ainda é líder do grupo H, mas perdeu o 100% e não tem a liderança garantida. O Estudiantes conseguiu sua primeira vitória em competições sul-americanas, mas segue na lanterna do grupo. O Fortaleza ainda pode garantir a classificação direta pras oitavas de final se o Palestino-CHI não vencer o San Lorenzo-ARG, em Buenos Aires, na próxima quinta, 08.
Escalações
Vojvoda poupou praticamente todo o time. Apenas João Ricardo, Titi e Calebe, dos considerados titulares, começaram a partida. O esquema seguiu o mesmo, com Zé Welison e Lucas Sasha guardando o meio de campo, dando liberdade pra Pikachu, Calebe e Zanocelo. Romero era o responsável pelo comando de ataque.
Na sua estreia, o técnico Franklin Lucena escalou o time no 4-4-2, com Gomez e Paredes com mais liberdade pra atacar e sem tantas responsabilidades defensivas. A ideia do novo treinador era tentar acelerar assim que conseguisse recuperar a posse de bola.
Primeiro tempo
O Fortaleza teve uma grande chance já aos três minutos. O juiz marcou pênalti, depois do auxílio do VAR, mas Romero cobrou muito mal e Velásquez evitou o primeiro gol Tricolor. Aos 16 minutos, Pikachu recebeu cruzamento de Romero, mas chegou atrasado e acabou cabeceando pra fora. Calebe também teve boa oportunidade aos 23, mas o chute, depois da sobra da defesa, subiu e passou perto do gol venezuelano. O Estudiantes começou a assustar na segunda metade da primeira etapa.
Aos 29, Paredes recebeu na área, girou pra cima de Titi, mas bateu mascado, pra defesa de João Ricardo. Aos 31, o time venezuelano trocou ótimos passes e a bola chegou em Paredes novamente, que livre, tentou tirar de João Ricardo, mas a bola saiu raspando a trave Tricolor. O Fortaleza voltou a atacar com perigo aos 39. Pikachu cruzou pra Calebe, que teve tempo de dominar antes de chutar por cima da meta.
Segundo tempo
O segundo tempo começou mais ou menos na mesma pegada, mas o Estudiantes conseguiu abrir o placar aos 16 minutos. Zorrilla recebeu em profundidade, acelerou e bateu na saída de João Ricardo. A bola ainda tocou no goleiro, mas seguiu de mansinho pro gol. Aos 28, Pochettino tentou o empate em chute de longe, mas a bola foi por cima do gol.
Aos 39, o Estudiantes teve boa chance pra ampliar. Paez recebeu na meia-lua, driblou e chutou de bico. A bola foi no meio do gol e João Ricardo conseguiu defender sem muitas dificuldades.
Próximos compromissos
O Fortaleza volta a campo pela 10ª rodada do Brasileirão, contra o Botafogo, fora de casa, no sábado, 10. O Estudiantes só só agora no dia 22/06, contra o Carabobo, pela 15ª rodada do Campeonato Venezuelano.