Fortaleza vence América-MG e é semifinalista da Sul-Americana

Leão domina Coelho, vence também o segundo jogo e se torna primeiro nordestino a chegar em uma semifinal continental

O Fortaleza não deixou dúvidas sobre quem deveria chegar à semifinal da Copa Sul-Americana. Já com uma vantagem construída em Belo Horizonte, o Leão venceu o América-MG, nesta quinta-feira (31), por 2×1, e garantiu o lugar entre os quatro melhores times da competição. Guilherme e Marinho marcaram os gols Tricolores no Castelão e Breno descontou pro Coelho. No agregado, o Fortaleza venceu por 5×2.

Além do resultado histórico pro clube, que alcançou a semifinal de um torneio sul-americano pela primeira vez, a classificação também é muito significativa para o futebol nordestino. O Fortaleza é o primeiro clube da região a chegar tão longe em um torneio internacional. Depois de eliminar o América-MG, o time de Juan Pablo Vojvoda terá outro brasileiro pela frente. Nas semifinais, o Fortaleza vai enfrentar o Corinthians e a decisão, mais uma vez, será no Castelão.

 

Primeiro tempo

Guilherme marcou mais uma vez e abriu o caminho pra outra vitória do Fortaleza na Sul-Americana. Foto: Mateus Lotif/FortalezaEC

 

Mesmo com a vantagem confortável, o Fortaleza começou o jogo com mais controle. Aos nove minutos, Tinga arriscou de muito longe e a bola chegou a Matheus Cavichioli sem dificuldades. Aos 14, Marinho bateu falta central, mas a bola foi fraca, no meio do gol, e Cavichioli só encaixou. Aos 16, o América chegou pela primeira vez, mas o artilheiro Mastriani errou a finalização e a bola saiu mascada, pro alto, nas mãos de João Ricardo.

Se a vantagem já era confortável, o Fortaleza ampliou aos 21 minutos. Tinga cobrou lateral pra Marinho e recebeu de volta pra cruzar na cabeça de Guilherme. O atacante subiu por trás da defesa mineira e cabeceou por baixo de Cavichioli, pra abrir o placar. O jogo seguiu morno, com o Leão controlando o ritmo e o primeiro tempo só teve mais duas finalizações do time da casa. Marinho cobrou falta aos 45, mas a bola explodiu na barreira. Brítez tentou emendar uma bicicleta, quase de fora da área no rebote, mas a bola saiu fraca e chegou tranquila em Cavichioli.

Segundo tempo

Marinho garantiu a vitória com um míssil nada aleatório. Foto: Mateus Lotif

 

Fábian Bustos tentou mudar peças em busca de um milagre e o América chegou com mais frequência ao ataque. Aos 11, Breno fez jogada pela esquerda, mas já dentro da área, isolou. Com a saída dos visitantes em busca do gol, o Fortaleza teve mais espaços. Aos 12, Marinho disparou pela direita e cruzou pra Guilherme. O atacante chegou lançado, mas atrasado, e bateu desequilibrado, mesmo sem goleiro, acertando a trave.

Aos 18, Méndez pegou a sobra dentro da área depois de uma falta e bateu forte, assustando a torcida Tricolor quando a bola balançou a rede pelo lado de fora. Aos 20, o Fortaleza liquidou as chances do Coelho. Tinga lançou pra Lucero e a defesa do América rebateu do jeito que dava. Marinho pegou de primeira e obrigou Cavichioli a fazer uma grande defesa, mas o rebote do goleiro voltou nos pés do atacante. Na segunda chance, Marinho não desperdiçou e bateu por baixo do arqueiro pra ampliar o placar no Castelão.

O placar poderia ser mais elástico ainda, mas a arbitragem anulou o gol de Lucero, aos 28 minutos, depois do centroavante receber bom passe de Thiago Galhardo e driblar Cavichioli antes de finalizar pro gol vazio, apontando impedimento do argentino. O América subiu a temperatura e começou a chegar com mais perigo. Aos 36, Méndez tentou novamente, dessa vez em chute de fora da área, que parou em João Ricardo. No minuto seguinte, Rodrigo Varanda fez ótima jogada, driblando boa parte da defesa e só não fez o gol porque João Ricardo fez ótima defesa.

Já no fim, aos 43, o América conseguiu o gol de honra. Mastriani escorou pra Breno e o meia bateu forte, no canto esquerdo de João Ricardo. O goleiro ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela rolasse de mansinho pro gol. Antes de tocar na rede, João ainda tirou a redonda, mas a linha do gol já havia sido superada. Nada que atrapalhasse a festa pra mais de 56 mil pessoas no Castelão.

Melhor da partida

Num jogo onde o Fortaleza precisou usar muito pouco de sua força pra vencer, o destaque ficou com o capitão Tinga. O lateral direito participou dos dois gols, dando a assistência pro primeiro e foi muito sólido na defesa.

Próximos compromissos de Fortaleza e América-MG

As duas equipes voltam a campo pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza vai até o Rio de Janeiro pra enfrentar o Fluminense num confronto direto pelo G6, no domingo (03). O América também tem um confronto direto, mas na parte de baixo da tabela, e recebe o Santos, também no domingo.

você pode gostar também