O Fortaleza conseguiu um resultado bastante expressivo nesta terça-feira, 01, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Jogando contra o Libertad, no Defensores Del Chaco, o Tricolor venceu por 1×0, com um gol de Zé Welison e vai ter a vantagem de empate na partida da volta, no Castelão, na próxima semana.
Primeiro tempo
Os paraguaios tentaram pressionar no início do jogo, embalados pela boa fase. Aos quatro minutos, Melgarejo recebeu em profundidade, mas bateu muito mal, por cima do gol. O Fortaleza respondeu aos 19, abrindo o placar. Guilherme fez ótima jogada pela esquerda e cruzou pra trás. Com liberdade, dentro da área, Zé Welison finalizou de esquerda, no contrapé de Martin Silva pra marcar. Aos 24 minutos, Guilherme recebeu de Lucero em contra-ataque rápido, mas acabou finalizando por cima do gol paraguaio.
O Libertad ainda incomodou no parte final do primeiro tempo. Melgarejo arriscou chute aos 26, mas João Ricardo, bem posicionado, defendeu sem sustos. Villalba, aos 28, tentou da meia-lua, mas a bola foi por cima. A grande chance paraguaia saiu aos 37 minutos, em cobrança de falta de Villalba. O meia bateu com categoria, mas João Ricardo fez belíssima defesa, evitando o empate.
Segundo tempo
O Libertad precisou se lançar mais ao ataque, mas continuou sem assustar muito. Sanabria tentou finalização de fora da área aos sete minutos, mas apesar de forte, o chute saiu no meio do gol e João Ricardo encaixou. Aos 20, Melgarejo fez cruzamento perigoso pela esquerda, mas Bareiro chegou atrasado e acabou finalizando pelo lado de fora da rede. Sem finalizar, o Fortaleza quase chegou ao segundo gol. Caio Alexandre deu bom passe pra Pochettino, que foi ao fundo do campo pelo lado esquerdo e cruzou forte. Vieira finalizou contra o próprio gol e obrigou um milagre de Martin Silva.
Aí sim, finalizando, o Fortaleza poderia ter ampliado aos 44 minutos. Thiago Galhardo fez jogada individual e carregou a bola pra dentro da área. Cortando pra trás, pra ter mais espaço, bateu colocado, mas Silva fez outra boa defesa. No fim, o Libertad apertou. Melgarejo teve uma cabeçada fraca, aos 48, nas mãos de João Ricardo e, aos 51, Ramirez cobrou falta perto da área e a bola passou com muito perigo à direita do gol de João.
Melhor da partida
O Fortaleza fez um jogo muito sólido defensivamente, mas foi pouco criativo durante os 90 minutos, finalizando apenas cinco vezes. Se o time teve controle em algum momento em Assunção, foi por conta de Caio Alexandre. O camisa 8 se apresentou muito bem aos companheiros, sempre dando opção de passe, distribuiu o jogo melhor ainda e foi o motor do meio de campo. Voltou ao nível apresentado no início da temporada.
Próximos compromissos
O Fortaleza volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, no próximo sábado, 05, contra o Goiás, em Goiânia, em jogo válido pela 18ª rodada. O Libertad enfrenta o General Caballero, em casa, na próxima sexta, 04, pela quinta rodada do Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio.