O Red Bull Bragantino recebeu o Coquimbo Unido, no Estádio Nabi Abi Chedid e venceu a equipe chilena por 1×0, em sua estreia pela Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (03). Em uma partida disputada e de poucas chances para a equipe brasileira, o atacante Vitinho marcou no final do primeiro tempo e deu números definitivos ao confronto.
Com a vitória, o Red Bull Bragantino assume a liderança provisória do Grupo H, que terá a partida entre Racing (ARG) x Sportivo Luqueño (PAR) fechando a primeira rodada na quinta-feira (04). De acordo com o regulamento da CONMEBOL Sudamericana, os primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as oitavas de final, enquanto os segundos colocados enfrentarão uma decisão eliminatória a mais, contra os terceiros colocados dos grupos da Copa Libertadores.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter
Primeiro Tempo
Jogando em casa com o apoio de sua torcida, o Red Bull Bragantino voltou a demonstrar dificuldades ofensivas e de construção de chances claras de gol no primeiro tempo. Com uma time que contou com Cleiton; Nathan Mendes, Douglas Mendes, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Eric Ramires, Matheus Fernandes e Raul; Vitinho, Eduardo Sasha e Laquintana, a equipe comandada por Pedro Caixinha pouco assustou o Coquimbo Unido no início do confronto, demonstrando um melhor futebol apenas nos minutos finais da primeira etapa.
Coube a Vitinho empurrar a bola para o fundo das redes após bom cruzamento rasteiro de Nathan Mendes, em jogada pela direita, aos 48 minutos do primeiro-tempo. Pouco antes, o Massa Bruta já havia conseguido marcar, com Eduardo Sasha, em lance que, após avaliação do juiz Ivo Mendez no VAR, foi anulado pela interferência no lance de Luan Cândido, mesmo sem o zagueiro ter tocado na bola.
Assim como já havia acontecido nas partidas da primeira fase eliminatória da Copa Libertadores, contra o Águilas Doradas (COL), quando o time conseguiu a classificação nos pênaltis, o Red Bull Bragantino dominou a posse de bola, em especial no campo defensivo, mas encontrou dificuldades para furar a barreira defensiva do adversário.
O Coquimbo Unido (CHI), por sua vez, chegou com perigo ao gol da equipe de Bragança Paulista, com direito a uma bola na trave em ataque pelo centro do campo e obrigando o goleiro Cleiton a fazer duas boas intervenções na primeira etapa, evitando que o Red Bull Bragantino saísse atrás do placar.
Segundo tempo
Com o 1×0 a seu favor, o Red Bull Bragantino manteve a tônica da primeira etapa, controlando a posse de bola, mas com pouca inspiração ofensiva. O Coquimbo Unido se lançou ao ataque em busca do empate, levando perigo em duas ocasiões. A primeira aos 22 minutos, em finalização do atacante Luciano Cabral, e, depois, já nos acréscimos, em jogada de escanteio, ambas defendidas por Cleiton.
Com o decorrer da segunda etapa o treinador Pedro Caixinha realizou algumas substituições, mandando a campo Thiago Borbas, no lugar de Raul, Gabriel Lopes, Talisson e Jadsom nos lugares de Sasha, Laquintana e Vitinho, além de Gustavinho para a vaga de Eric Ramires. As mudanças surtiram pouco efeito na equipe, que administrou o placar até o apito final.
Ao final da partida o autor do gol, Vitinho, em entrevista em campo ao Star+, que transmitiu a partida, afirmou:
“De grande importância começar vencendo, começar com o pé direito na competição. Sabemos que esses pontos vão ajudar bastante lá no final. Agora é preparar bem nesta semana livre para vencer lá na Argentina. Time dos caras é bem aguerrido. É bem sul-americano mesmo. Pela vontade deles, eles, em algumas partes do jogo, se sobressaíram um pouco. Mas acredito que tivemos mais qualidade no jogo. O mais importante é a vitória.”
Melhor da partida
Apesar da baixa produção ofensiva da equipe do Red Bull Bragantino, Vitinho foi o melhor jogador em campo, anotando o seu segundo gol na temporada e garantindo a vitória em casa.
Próximos compromissos de Red Bull Bragantino e Coquimbo Unido (CHI)
O Massa Bruta volta a campo na próxima quarta-feira (10), também pela Copa Sul-Americana, quando visitará o Racing (ARG) no estádio Presidente Péron, conhecido como El Cilindro em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires, Argentina. O Coquimbo Unido, por sua vez, recebe o Cobreloa, pelo Campeonato Chileno, no domingo (07).