Após a suspensão da edição 2021 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, foi anunciado as datas para a realização da competição na temporada 2022. Além das datas, os locais de treino e a logística da Copa também foram definidas: serão 128 equipes, divididas em 32 grupos, que duelam entre 2 e 25 de janeiro, por todo o estado de São Paulo.
A competição, que é disputada desde 1969, foi responsável por revelar grandes nomes do futebol brasileiro, e com o Flamengo, não seria diferente. Assim, confira a seguir as maiores revelações do Rubro-negro carioca na Copa São Paulo, listadas por destaques anuais.
1990: Primeiro título e melhor desempenho
Edição de 1990 foi marcada por um dos melhores times da competição. Além do alto nível de futebol da equipe e da conquista do primeiro título da copinha, o Flamengo promoveu o destaque de Djalminha, melhor meia da temporada, como também revelou Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes.
2015: Surge joia na lateral Rubro-negra
Mesmo com a eliminação nas quartas de final para o Atlético-MG, o Flamengo aponta Jorge como um dos principais nomes da temporada do clube. Assim, o lateral esquerdo recebe chance na equipe profissional, e permanece em alto nível até a negociação com o Mônaco. Atualmente, Jorge atua pelo Palmeiras.
2016: Tricampeonato e elenco recheado
Com o investimento na base, os frutos foram colhidos na Copinha de 2016. Além de conquistar o tri, o Flamengo carimbou três ótimos destaques no ano, que foram fundamentais na vitória: Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Léo Duarte. Após o título, todos subiram para o profissional do Fla, e desempenharam papéis importantes nas temporadas seguintes do clube. Atualmente, Paquetá joga pelo Lyon e é figurinha carimbada na Seleção Brasileira de Tite. Enquanto Filipe Vizeu atua Yokohama FC, o Léo defende o İstanbul Başakşehir da Turquia.
2017: A maior revelação do Flamengo na Copinha
Artilheiro da competição e nomeado como a grande revelação do Flamengo na Copa, surge o fenômeno Vinicius Jr. O atacante subiu para o profissional ainda com 16 anos, em 2017, e protagonizou partidas principalmente no vice-campeonato do Fla na Sulamericana do mesmo ano. Reverenciado pela torcida flamenguista, Vini “vingou” toda a expectativa sobre seu futebol, e atualmente é um dos melhores jogadores da Europa, brilhando no Real Madrid, time que fechou contrato ainda em 2017.
2018: Peças importantes pro futuro
Em 2018, o Mais Querido levantou a taça mais uma vez. Apesar do triunfo, a equipe não apresentou jogadores que caíram nos gostos da torcida. Porém, no banco, havia duas promessas que, futuramente, vieram compor elenco e protagonizar partidas fundamentais no Rubro-Negro carioca: Hugo Souza, goleiro, e Ramon, lateral esquerdo, participaram da conquista de 2018. Mesmo pouco utilizados pelo técnico, ambos subiram para o profissional e receberam chances em jogos importantes, principalmente Hugo, que se tornou o goleiro reserva de Diego Alves. Atualmente, ambos continuam no Flamengo.
Expectativas…
Com data marcada para as disputas, o Flamengo já conheceu seus adversários e também o local de treinamento para a edição de 2022. Na fase de grupos, o Fla foi sorteado no grupo 29 composto por Oeste-SP, Floresta-CE e Forte-ES. A cidade para treinos será Barueri, região metropolitana de São Paulo. Com isso, a relação de jogadores para disputar a Copinha também foi divulgada, e ao todo serão 32 atletas, sendo eles: Bruno, Wesley, Diego Santos, Clieton, Igor Jesus, Marcos Paulo, Werton, Lucas Andre, Ryan Luka, Matheus França, Andre, Breno, Kayque, Otavio, Richard, Pedrinho, Pedro Arthur, Kayke David, Kauã, Carlos Daniel, Dyogo, Victor Hugo, Mateusão, Samuel Alves, Cassiano, Petterson, João Victor, Eduardo, Darlan e Camilo.