Dia 4 Eurocopa: França não empolga, mas vence e Romênia e Eslováquia aprontam no grupo E

França esbarra na defesa austríaca e vence com um gol contra, Bélgica decepciona contra a Eslováquia e Romênia mostra força contra Ucrânia

O quarto dia da Eurocopa contou com surpresa e sofrimento de uma das favoritas. Pelo grupo D, a França não fez um grande jogo e se complicou contra a defesa da Áustria, mas com um gol contra de Wober, garantiu a estreia com vitória. No grupo E, a favorita Bélgica perdeu pra Eslováquia depois do gol no início de Schranz, num jogo com polêmica de arbitragem, e a Romênia não tomou conhecimento da Ucrânia e venceu bem por 3×0, com gols de Stanciu, Marin e Dragus.

Romênia x Ucrânia

Stanciu marcou um golaço encaminhar primeira vitória romena na Euro desde 2000. Foto: UEFA

 

O dia da Eurocopa começou com uma surpresa na abertura do grupo E. Na Allianz Arena, em Munique, a Romênia foi muito mais eficiente que a Ucrânia e assumiu a liderança da chave. Num primeiro tempo em que os ucranianos dominaram a posse e chegaram perto dos 80% do tempo com a bola, foi a Romênia quem chegou com perigo. Aos sete minutos, Coman arriscou de longe, mas a bola chegou em Lunin sem problemas. O goleiro do Real Madrid teve problemas pouco depois. Lunin errou na saída de bola aos 28 minutos e entregou pra Man. O ponta rolou pra Stanciu, de fora da área, que acertou um chute espetacular no ângulo pra abrir o placar.

A única chegada de mais perigo dos ucranianos foi com o principal jogador de ataque, aos 35. Mudryk passou por Ratiu pela esquerda e cruzou fechado, mas Dragusin cortou. A bola, no entanto, passou perto do gol de Nita e saiu. Depois de fazer um golaço, Stanciu tentou surpreender Lunin aos 38 com um gol olímpico, mas a bola tocou no travessão e saiu.

A Ucrânia precisava de uma rápida reação no segundo tempo, mas em quatro minutos a Romênia matou a partida. Primeiro, aos sete, Man tentou a finalização, mas foi travado por Shaparenko. A bola sobrou mais atrás em Marin, que não pensou duas vezes e bateu de primeira. Lunin caiu pro lado direito, mas foi mal e não evitou o segundo gol romeno. Sentindo a Ucrânia nas cordas, a Romênia seguiu pressionando e depois de um escanteio, aos 11 minutos, ampliou. Stanciu cobrou rápido pra Man, que fez linda jogada invadindo a área e cruzou pra Dragus, sem marcação, só empurrar a bola pro fundo da rede.

Sudakov, aos 31, e Mudryk, aos 38, tiveram chances pra diminuir o placar, mas não aproveitaram. No chute de longe de Sudakov, Nita fez bela defesa numa ponte caindo pra direita. Depois, o atacante do Chelsea recebeu em profundidade, mas finalizou por cima do gol.

Bélgica x Eslováquia

Gol de Schranz levou torcida eslovaca à loucura em Frankfurt. Foto: UEFA

 

Favorita no grupo E, a Bélgica começou a Eurocopa com um tropeço histórico. Enfrentando a Eslováquia, em Frankfurt, no Deutsche Bank Park, a geração belga pode ter dado mais um passo rumo ao fim decepcionante. O início até parecia promissor. Logo aos dois minutos, Doku disparou pela direita e só parou pra cruzar pra De Bruyne. O meia finalizou mal, mas a bola sobrou em Lukaku, livre, que chutou em cima de Dubravka. 

Aos seis, Doku tentou sair jogando perto da própria área e errou o passe. Schranz se antecipou ao defensor e tocou de letra pra Kucka, mas o chute do camisa 19 parou em Casteels. O problema pros belgas foi que Schranz ficou livre pelo lado esquerdo da área, e em posição legal, pra pegar o rebote e abrir o placar com um chute forte. Aos 39, Kucka fez linda jogada pela direita e cruzou na medida pra Haraslin pegar de primeira e forçar uma defesaça de Casteels. Sem muita inspiração, a Bélgica chegou com perigo aos 41 depois de um lançamento de Carrasco pra Lukaku, mas o atacante se atrapalhou com a bola e não conseguiu finalizar.

O segundo tempo foi de pressão belga e intervenções do VAR. Aos nove, Trossard achou bom passe pra Lukaku já dentro da área, pelo lado direito. O centroavante encheu o pé, mas Dubravka espalmou. Na cobrança de escanteio, Trossard colocou a bola na cabeça de Onana, que escorou pra pequena área e encontrou Lukaku, livre, que só colocou a bola pra dentro do gol. Depois da revisão do árbitro de vídeo, o gol foi anulado por impedimento claro de Lukaku. Aos 17, Doku caiu pela esquerda, fez boa jogada e cruzou rasteiro. Dubravka rebateu pro meio da área e a bola caiu em Bakayoko. O ponta só não empatou porque Hancko salvou em cima da linha.

Aos 40, o lance mais polêmico do jogo. Já com cinco atacantes em campo, a Bélgica teve outro gol anulado. Depois de um lançamento da defesa, Openda ganhou na velocidade de Vavro e cruzou pra Lukaku. O centroavante pegou de primeira, no contrapé de de Dubravka e tirou o zero da Bélgica. O VAR, no entanto, viu um toque de mão de Openda no início da jogada e chamou o árbitro turco Halil Umut Meler à cabine pra revisão. O juizão enxergou falta e anulou o gol.

Áustria x França

Mbappe fez a jogada que originou o gol francês. Foto: UEFA

 

Em Dusseldorf, Áustria e França encerraram a primeira rodada do grupo D num jogo bastante equilibrado e de poucas chances. Na Merkur Spiel-Arena, a atual vice-campeã mundial começou assustando. Mbappé recebeu de Theo Hernandez em profundidade e saiu cara a cara com Pentz. O camisa 10 ajeitou o corpo pra bater no cantinho e o goleiro fechou bem, jogando a bola pra escanteio. A melhor chance no primeiro tempo saiu aos 35. Gregoritsch chegou pela esquerda e cruzou pra Sabitzer. O capitão só escorou pra Baumgartner tentar tirar a bola de Maignan, mas parar no goleiro francês.

A Áustria segurou o potente ataque francês por 37 minutos, mas acabou dando uma forcinha no primeiro gol do jogo. Mbappe caiu pela direita, driblou um defensor e cruzou na direção de Griezmann. Antes da bola chegar ao camisa 7, Wober se atrapalhou e acabou cabeceando contra o próprio gol.

O segundo tempo seguiu truncado, mas a França assustou na velocidade de seu melhor jogador. Aos nove, Mbappe ganhou da defesa adversária na corrida e saiu na cara de Pentz mais uma vez. Com mais espaço e podendo escolher o canto, Mbappe tirou demais e fez a bola passar raspando a trave esquerda da Áustria, perdendo um gol inacreditável. Aos 21, Thuram teve boa chance dentro da área, depois de passe de Kanté, mas o chute de direita parou em Pentz. No fim, Mbappe saiu depois de machucar o nariz e sangrar bastante, podendo ser uma preocupação pra Didier Deschamps pra próxima partida.

Eurocopa 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!

Próximos compromissos

Pelo grupo D, a França enfrenta a Holanda na próxima sexta-feira (21), em Leipzig, no jogo que vale a liderança do grupo, enquanto Áustria e Polônia jogam pra seguir com chances de classificação no mesmo dia, em Berlim. No grupo E, a Eslováquia vai tentar garantir sua classificação contra a Ucrânia, na sexta-feira (21), em Dusseldorf, e a Bélgica joga pra não ser eliminada contra a Romênia, em Colônia, no sábado (22).

você pode gostar também