Quem são os brasileiros na Eurocopa 2024?

Quatro brasileiros estão disputando a Eurocopa

O principal torneio de seleções do continente europeu já começou. Entre junho e julho deste ano, 24 países entrarão em campo para decidir o título da Eurocopa. Nem todo mundo sabe, mas existem quatro brasileiros na Eurocopa 2024, disputando o título da competição por três países diferentes.

E aí, você sabe quem são os brasileiros na Eurocopa 2024? Conheça-os a seguir!

Jorginho

Naturalizado italiano, Jorginho é um dos brasileiros da Eurocopa 2024
Jorginho é um dos brasileiros na Eurocopa 2024 – Reprodução/Massimo Insabato

Campeão com a Itália em 2021, Jorginho é um dos brasileiros que estão jogando a Eurocopa em 2024. Natural de Imbituba, em Santa Catarina, o meio-campista começou sua carreira nas categorias de base do Brusque em 2006, se transferindo para o Hellas Verona, da Itália, em 2008.

A primeira convocação de Jorginho para a Itália aconteceu em março de 2016. Porém, o meio-campista ficou de fora da lista final de convocados para a disputa da Eurocopa daquele ano. Pouco tempo depois, em setembro de 2017, Jorginho foi cotado por Tite para defender o Brasil. Porém, manteve sua escolha pela Seleção Italiana, a qual representou na repescagem para a Copa do Mundo de 2018.

Defender a Itália é muito especial pra mim. Foi fácil optar pela Itália ao invés do Brasil, que nunca me deu a chance de realizar o meu sonho.

Pepe

Naturalizado português, Pepe é um dos brasileiros na Eurocopa 2024
Pepe e Cristiano Ronaldo seguram o troféu da Eurocopa 2016 – Reprodução/Getty Images

É impossível falar sobre os jogadores brasileiros na Eurocopa 2024 sem mencionar Képler Laveran de Lima Ferreira, o Pepe. Campeão da Eurocopa em 2016, o experiente zagueiro de 41 anos é um dos principais nomes da Seleção Portuguesa há anos. Não é à toa que foi convocado para representar Portugal na Euro 2024, apesar da idade avançada.

Natural de Maceió, Pepe começou sua carreira no Corinthians Alagoano, onde jogou entre 1995 e 2001. O seu primeiro contato com Portugal aconteceu em 2001/02, quando se tornou jogador do Marítimo B. Desde então, Pepe desenvolveu uma relação de muito amor com o país europeu, o qual se naturalizou por volta de 2006.

Sylivnho – o único não naturalizado entre os brasileiros na Eurocopa 2024

Sylvinho é o único treinador brasileiro da Eurocopa 2024
O treinador Sylvinho é mais um dos brasileiros na Eurocopa 2024 – Reprodução/Icon Sport

Não são apenas jogadores brasileiros que estão disputando a Eurocopa 2024. Entre eles, existe um treinador: Sylvinho. O brasileiro é técnico da Albânia, país que está em sua segunda participação na Eurocopa. Antes de assumir o comando da seleção, o seu último trabalho tinha sido como treinador do Corinthians, em 2022.

Sylvinho é o primeiro brasileiro a comandar uma seleção na Eurocopa desde Felipão, que foi vice-campeão com Portugal em 2004. Mesmo após sair em baixa do Corinthians, o treinador conseguiu dar a volta por cima e fez história com a Albânia, garantindo vaga direta na Eurocopa 2024 com vitórias contra Polônia e República Tcheca.

Matheus Nunes

Matheus Nunes é um dos brasileiros que estão jogando a Eurocopa 2024
Naturalizado português, Matheus Nunes é mais um dos brasileiros na Eurocopa 2024 – Reprodução/Getty Images

Além de Pepe, existe outro brasileiro representando Portugal na Euro 2024: Matheus Nunes. O meio-campista do Manchester City é mais um dos brasileiros da Eurocopa 2024. Diferente de Jorginho e Pepe, Matheus Nunes nunca jogou nas categorias de base de nenhum clube brasileiro. Ele chegou a jogar numa escolinha do Flamengo quando pequeno, até se mudar com sua família para Portugal.

O primeiro contato de Matheus Nunes com o futebol profissional foi pelo Ericeirense, clube de Ericeira, cidade onde morava. Depois de sofrer no início da carreira, o jogador passou a ganhar destaque no Sporting, se transferindo para o Wolverhampton em 2022 e, no ano seguinte, para o Manchester City.

Em 2021, Matheus Nunes foi convocado por Tite para representar a Seleção Brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo. O meio-campista disse estar emocionado com a convocação, mas recusou para representar Portugal. Na época, o técnico Fernando Santos garantiu que Matheus Nunes estava nos planos da Seleção Portuguesa.

você pode gostar também