Espanha domina Geórgia e avança às quartas da Euro

Geórgia até saiu na frente, mas Espanha vira o jogo, goleia e segue rumo a Stuttgart

A grande sensação da Eurocopa, a Geórgia,  enfrentou na tarde de hoje(30) uma das grandes favoritas ao título, a Espanha. A tricampeã jogou muito bem, dominou a Geórgia e goleou por 4×1 em Colônia. O único gol dos georgianos foi marcado por Le Normand em um gol contra pelo zagueiro espanhol. Já os gols da La roja foram marcados por Rodri, Fabián Ruiz, Nico Williams e Dani Olmo.

Primeiro tempo

Espanha
Rodri empatou a partida para os espanhóis. (Foto: UEFA)

O jogo entre Espanha e Geórgia começou como se esperava, La roja com a bola e pressionando, enquanto os georgianos ficavam mais na defesa. Logo aos 4 minutos, em jogada pelo lado esquerdo espanhol, Yamal cruza na área para Pedri bater rasteiro e fraco nas mãos do goleiro Mamardashvilli. Já aos 9 minutos em um escanteio, Carvajal apareceu na primeira trave, assim como na final da Champions, e cabeceou para ótima defesa do goleiro da Geórgia.

Apesar de ficar grande parte do tempo na defesa, quando recuperava a bola, a Geórgia tentava sair em direção ao ataque tocando a bola e não rifando ela. Foi assim que aos 17 minutos, em bons toques de bola para sair da defesa e chegar ao ataque rápido que Kakabadze recebeu a bola pela direita e cruzou em direção a área onde estava Le Normand que desviou a bola contra seu próprio gol e fez Geórgia 1×0.

Espanha sentiu o gol e começou a ter mais ansiedade em seus ataques errando passes já no campo ofensivo e oferendo espaços para contra ataques. Aos 34 minutos, Cucurella recebeu a bola na entrada da grande área e chutou para defesa de Mamardashvilli espalmar para o lado. Já aos 37 minutos depois de roubar a bola da Geórgia no campo de defesa, Pedri lançou para Nico Willliams que entrou dentro da área e chutou para mais uma vez Mamardashvilli fechar o gol e espalmar a bola.

Aos 38 minutos, mais uma vez na entrada da grande área, Rodri recebeu e chutou no cantinho do goleiro para empatar a partida ainda no primeiro tempo. Depois do gol, a Espanha ensaiou uma pressão, mas sem muitos chutes e lances que levassem perigo para a zaga da Geórgia.

Segundo tempo

Espanha
Dani Olmo fez o quarto da Espanha. (Foto: UEFA)

O segundo tempo começou da mesma forma que foi o primeiro tempo inteiro, a Espanha tinha a bola e rodava ela já no campo ofensivo, enquanto a Geórgia se defendia e quando tinha a bola em seu pés não saia tentando lançamentos para os atacantes e sim saia em toques de bola rápidos e eficientes. Já no começo do jogo, aos 3 minutos do segundo tempo, no erro dos espanhóis, a bola sobrou com Kvaratskhelia que arriscou do meio de campo e passou muito perto do gol. Unai Simón estava fora do gol.

Aos 5 minutos, a Espanha teve uma falta perto da área para cobrar, Lamine Yamal chutou no canto do goleiro e Mamardashvilli espalmou para o lado, na sequência do lance a bola chegou novamente para Yamal que fez um cruzamento na segunda trave certeiro encontrado Fabián Ruiz livre que apenas cabeceou e virou o jogo para a La Roja.

Após o gol da virada, os espanhóis diminuíram um pouco o ritmo e ficaram tocando a bola envolvendo a seleção adversária. Aos 22 minutos, Kvaratskhelia encontrou Tsitaishvilli passando livre pelo lado direito, o meio campo dominou a bola e chutou pela rede do lado de fora desperdiçando a grande chance da Geórgia no segundo tempo.

A Geórgia começou a sair mais para o jogo já que estava atrás do placar, com isso também começou a deixar mais espaços para a seleção espanhola e assim, aos 29 minutos, Nico Williams recebeu um belo lançamento de Fabián Ruiz, driblou o zagueiro e chutou no teto da rede do gol georgiano, um golaço para fazer Espanha 3×1 Geórgia.

Depois do terceiro gol, parece que a seleção da Geórgia sentiu o baque e passou a se defender mais do que atacar mesmo precisando do resultado, claro que isso também se deve a grande seleção que é a Espanha com seus toques rápidos e envolventes. Para finalizar, aos 38 minutos do segundo tempo, assim como o primeiro gol, Dani Olmo recebeu na entrada da grande área, driblou o zagueiro georgiano e meteu no cantinho do gol deslocando Mamardashvilli. Espanha 4×1 Geórgia e classificada às quartas da Euro.

Melhor da partida

A seleção da Espanha fez uma grande partida e vários jogadores tiveram grandes atuações, mas Nico Williams foi o grande nome da classificação espanhola e também é o grande nome da seleção até aqui com grandes atuações contra a Itália e hoje, contra a Geórgia. Autor de 1 dos gols e também deu assistência para o primeiro gol espanhol, de Rodri, Nico Williams foi o melhor em campo.

Eurocopa 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!

Próximos compromissos de Espanha e Geórgia

Classificada, a Espanha enfrenta a Alemanha, anfitriã da competição. A partida das quartas de final vai acontecer em Stuttgart, na sexta-feria (5). A Geórgia só volta a jogar em setembro, em um sábado(7), pela UEFA Nations League B, contra a República Tcheca, dentro de casa, na abertura do grupo A.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.