Portugal bate Eslovênia nos pênaltis e reencontra França nas quartas

Depois de 120 minutos sem gols e muito drama na prorrogação, Diogo Costa brilha e Portugal passa nos pênaltis.

Nesta  segunda (01) Portugal e Eslovênia se encontraram no Deutsche Bank Park , em partida válida pelas oitavas de final da Eurocopa 2024. As equipes ficaram no zero a zero no tempo regular, levando a partida para a prorrogação, que contou com uma penalidade máxima. Na cobrança, Oblak fez uma bela defesa diante do chute de Cristiano Ronaldo que vai às lágrimas logo em seguida. Na decisão por pênaltis, Diogo Costa foi herói e pegou os três pênaltis da Eslovênia. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva marcaram e garantiram Portugal nas quartas. 

Primeiro Tempo

Portugal e Eslovênia
Primeiro tempo marcado por pressão de Portugal termina em zero a zero. (Foto:EUROCOPA2024)

 

Portugal pressiona a Eslovênia e consegue mais chances criativas que podem resultar em gol, mas a primeira etapa é marcada por domínio portugues e não gols. 

Aos 12 minutos, a chance mais clara veio pelos pés de Bernardo Silva que lançou na área e lá estava Cristiano Ronaldo  e Bruno Fernandes , o camisa 7 tentou mas não conseguiu cabecear enquanto o camisa 8 não conseguiu alcançar com os pés.

Aos 30 minutos, depois de uma sequência no ataque, Portugal finaliza com uma cabeçada de Cristiano Ronaldo, interceptada pela zaga que para nas mãos do goleiro. No lance seguinte, Rafael Leão sofre falta de Drkusic próximo da linha da área. Cristiano bate com força e velocidade, com perigo bola passa sobre o gol de Oblak  

Aos 38, Eslovênia quase chega com grande perigo, mas Nuno Mendes aparece para impedir a finalização. No último lance do primeiro tempo, João Palhinha tira uma lasca da trave ao chutar rasteiro de fora da área, a partida vai para o intervalo sem gols.  

 Segundo Tempo

Jogo seguiu bastante disputado no segundo tempo. Foto: UEFA

 

Portugal continuou pressionando, enquanto a Eslovênia tentava chances de contra ataque, buscando e conseguindo algumas finalizações. Aos 54 minutos, os portugueses conseguiram uma falta próximo a meia lua, Cristiano Ronaldo cobrou e Oblak segurou uma bela pancada.

A zaga da Eslovênia se mantém forte diante do ataque fulminante de portugal , e aos 61 minutos em um rápido contra ataque, Sesko somente com a marcação de Pepe, finaliza mal e desperdiça grande chance da Eslovênia. 

Nos minutos finais, já com a tensão da torcida e a esperança dos eslovenos, Cristiano Ronaldo chega com com grande chance, mas não o suficiente para ultrapassar a qualidade do goleiro Oblak. Sem gols, a partida vai para a prorrogação.

França vence Bélgica e se classifica para as quartas de final da Eurocopa 2024

Prorrogação

Oblak foi herói na prorrogação e pegou o pênalti de Cristiano Ronaldo. Foto: UEFA

 

Nos trinta minutos finais, Eslovênia passou a ousar mais do que no tempo regulamentar. Portugal segue tentando por vias aéreas e sem precisão, bola para nas mãos de Oblak com facilidade. 

Aos 102 minutos de partida, Diogo Jota em velocidade dentro da área é derrubado pela zaga adversária. De imediato juiz marca a penalidade máxima. O astro Cristiano Ronaldo vai para a marca da cal e perde grande chance. Oblak, grande goleiro esloveno faz grande defesa e mantém sua seleção na disputa. Cristiano Ronaldo vai às lágrimas. 

Aos 112 minutos Pepe falha e Sesko aproveita e dispara na frente, mas o goleiro Diogo Costa defende o que poderia ser de imediato a classificação da Eslovênia. O zero a zero persiste durante a prorrogação e partida vai para as penalidades máximas.

Pênaltis

A primeira cobrança foi de Ilicic, mas Diogo Costa voou pro lado esquerdo e defendeu o pênalti esloveno. Cristiano Ronaldo teve e chance de se redimir e bateu bem, no canto direito de Oblak, pra botar os portugueses na frente. Diogo Costa mudou de lado na cobrança de Balkovec e o resultado foi o mesmo: pênalti defendido. Bruno Fernandes cobrou com categoria pra ampliar a vantagem de Portugal. Verbic repetiu a cobrança de Balkovec e Diogo Costa pegou o terceiro pênalti. O terceiro e último pênalti português ficou com Bernardo Silva, que deslocou Oblak e botou Portugal nas quartas de final.

Melhor da Partida

Depois da disputa de pênaltis, ficou impossível não eleger Diogo Costa como o nome da classificação portuguesa. O goleiro pegou os três pênaltis eslovenos e classificou Portugal.

Próximo compromisso de  na Eurocopa

A próxima partida da seleção portuguesa será contra a França, que venceu a Bélgica por 1 a 0. O pontapé inicial da partida está marcado para sexta-feira (05), às 16h (horário de Brasília).

 

você pode gostar também