Suíça bota Itália na roda e se classifica pras quartas de final da Euro

Em jogo de um time só, Suíça domina Itália, vence e chega entre as oito melhores seleções europeias pela segunda vez consecutiva.

A atual campeã da Eurocopa decepcionou de forma retumbante. Neste sábado (29), a Itália enfrentou a Suíça, pela primeira partida das oitavas de final desta Eurocopa, no Olympiastadium, em Berlim, e foi derrotada por 2×0. Remo Freuler e Ruben Vargas marcaram os gols da vitória Suíça, que colocaram a seleção nas quartas de final da competição pela segunda vez seguida. Em 2021, os suíços passaram pela França e acabaram caindo pra Espanha nas quartas. A Itália repete os fracassos de Espanha (campeã em 2012) e Portugal (campeão em 2016), que caíram também nas oitavas de final na edição seguinte ao título.

Primeiro tempo

Freuler abriu o placar em Berlim ainda no primeiro tempo. Foto: UEFA

 

O jogo começou em um ritmo bem lento. A Suíça teve mais posse de bola durante todo o primeiro tempo, mas até a metade dos 45 minutos, não conseguia furar a defesa italiana. Aos 23, Aebischer encontrou espaços às costas da zaga da Azzurra e deu lindo passe pra Embolo. O atacante recebeu com liberdade e teve tempo de ajeitar pra direita e bater colocado, mas Donnarumma voou e fez grande defesa. A primeira chegada italiana foi aos 25, com Chiesa. O atacante caiu pela esquerda e dentro da área fez boa jogada, antes finalizar com o pé direito. Antes de chegar em Sommer, Akanji apareceu no meio do caminho e cortou.

A Suíça seguiu melhor e abriu o placar aos 36. Vargas recebeu de Ndoye no bico esquerdo da área e viu a corrida pelo meio de Freuler. O meio-campista chegou livre à área, dominou com a perna direita e com a esquerda bateu forte no canto de Donnarumma. O goleiro italiano ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. Aos 45, a Suíça quase ampliou em cobrança de falta do lado direito da área. Rieder cobrou de pé esquerdo, direto, e Donnarumma tocou na bola, antes dela resvalar na trave e sair.

Segundo tempo

Vargas acertou um lindo chute pra dobrar a vantagem suíça em Berlim. Foto: UEFA

 

O segundo tempo começou da pior forma possível pra Itália. Em uma tentativa de saída de bola ensaiada, Fagioli errou o lançamento e a bola ficou com a Suíça, com espaço pra correr e com uma Itália desarrumada. A bola rodou no lado esquerdo e chegou em Vargas, que acertou um lindo chute da entrada da área, no ângulo de Donnarumma, pra ampliar o placar aos 30 segundos. A Suíça quase entregou um gol pra Itália aos seis. Fagioli jogou a bola pra área e Schar desviou pra trás. A bola viajou até encontrar a trave esquerda de Sommer, que já caía pro outro lado e estava vendido na jogada.

A melhor chance italiana saiu aos 28. Cristante lançou pro meio da área, Zacagni desviou de cabeça e Scamacca tentou a finalização de esquerda, quase sem ângulo, e acertou o pé da trave direita de Sommer. Aos 37, Zuber disparou pela esquerda, tabelou com Xhaka e bateu cruzado, assustando Donnarumma, mas a bola saiu em lateral do outro lado. A Itália tentou alguma pressão, mas o chute de fora da área de Pellegrini aos 39 foi muito por cima do gol de Sommer.

Melhor da partida

Ruben Vargas foi o grande nome da classificação suíça. O atacante, que voltou a ser titular nesta partida de oitavas de final, deu a assistência pro gol de Freuler e marcou um belíssimo gol, que praticamente matou a eliminatória nos primeiros segundos da etapa final.

Próximos compromissos de Suíça e Itália

Classificada, a Suíça espera o vencedor de Inglaterra e Eslováquia, que se enfrentam neste domingo (30). A partida das quartas de final vai acontecer em Dusseldorf, no sábado (6). A Itália só volta a jogar em setembro, pela UEFA Nations League, contra a França, fora de casa, na abertura do grupo B.

você pode gostar também