O quinto dia da Eurocopa proporcionou a maior emoção da competição até então, com ambas as partidas sendo decididas nos minutos finais. Turquia e Geórgia fizeram uma partida emocionante, com direito a bolas na trave, gol anulado e incríveis golaços, terminando com os turcos vencendo por 3 x 1. Portugal e Tchéquia também trouxeram muitas emoções, com os lusos garantindo a vitória, por 2 x 1, nos acréscimos do segundo tempo.
Turquia x Geórgia
Turquia e Geórgia proporcionaram, até o momento, a melhor partida da Eurocopa 2024. Em jogo válido pelo Grupo F, as seleções visitaram o Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund, e trouxeram emoção do início ao fim. Logo aos 9 minutos de jogo, Ayhan, da Turquia, chutou forte da entrada da área e a bola explodiu na trave, andando em paralelo ao gol e saindo. No lance seguinte, Mekvabishvili devolveu a ameaça com uma finalização desviada, mas Günok fez uma excelente defesa, já dando indícios do que seria o confronto.
Aos 25 minutos de jogo, a defesa da Geórgia afastou a bola em um cruzamento, indo na direção de Müldür, que acertou um voleio perfeito de primeira, com a bola ainda no ar, para balançar as redes e abrir o placar para a Turquia com um golaço da entrada da área. Logo depois da saída de bola, no minuto seguinte, a seleção da Turquia roubou a bola, armou um contra-ataque e encontrou Yıldız na área que finalizou para o gol, marcando o segundo da Turquia, que acabou sendo anulado por impedimento após revisão do VAR.
Ainda no primeiro tempo, Kochorashvili fez uma excelente jogada pelo lado direito, encontrando Mikautadze com um cruzamento rasteiro, que finalizou no canto do goleiro e marcou o gol de empate para a Geórgia. Logo depois do gol, o atacante georgiano teve outra excelente oportunidade, mas chutou para fora. O jogo voltou a esquentar aos 20 minutos do segundo tempo, quando o jovem Arda Güler, da Turquia, finalizou de fora da área com muita precisão e balançou as redes para a Turquia, colocando-os novamente na frente do placar e incendiando a torcida presente com outro golaço.
Após o gol, a seleção da Geórgia ameaçou o gol da Turquia, com Kochorashvili acertando o travessão. Já nos acréscimos, a equipe teve a chance do empate após uma rebatida na pequena área, mas dois jogadores se atrapalharam e desperdiçaram a oportunidade. Partindo para o tudo ou nada, o goleiro Mamardashvili subiu para a área no escanteio, mas a equipe da Turquia conseguiu afastar a bola e, sem ninguém na defesa, Aktürkoğlu desfilou pelo campo e marcou o terceiro gol da seleção turca, que venceu por 3 x 1.
Portugal x Tchéquia
Portugal e Tchéquia proporcionaram uma partida muito emocionante no Red Bull Arena Leipzig, sendo decidida nos últimos minutos. A Tchéquia saiu na frente aos 15 minutos do segundo tempo, quando Coufal tocou para trás e Provod chutou de fora da área, de primeira, acertando o canto direito de Diogo Costa e marcando o primeiro gol da partida.
Poucos minutos depois, Portugal conseguiu empatar após a defesa adversária se atrapalhar em um cruzamento. Nuno Mendes escorou de cabeça e, no momento de realizar a defesa, o goleiro Staněk espalmou nas pernas do defensor Robin Hranáč, que marcou contra a própria equipe, empatando o jogo para Portugal. Os favoritos continuaram pressionando para buscar a vitória.
Aos 40 minutos da segunda etapa, após um cruzamento de Cancelo, Cristiano Ronaldo cabeceou e acertou a trave, mas Diogo Jota pegou o rebote e cabeceou para o gol, colocando Portugal na frente. Porém, após revisão do VAR, foi marcado um impedimento de Cristiano Ronaldo, anulando o gol da virada. Já nos acréscimos, Pedro Neto fez uma excelente jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para a área, encontrando Francisco Conceição, que chutou forte para marcar o gol da virada de Portugal no apagar das luzes, garantindo a vitória por 2 x 1.
Próximos Compromissos
O Grupo F volta à campo no sábado (22), com a Geórgia enfrentando a Tchéquia, no Volksparkstadion, às 10h (horário de Brasília), e Portugal enfrentando a Turquia, no Signal Iduna Park, às 13h (horário de Brasília).