Equilibrada, Roma vence e segue viva na Europa League

Em casa, os italianos venceram por 2 a 0 e bateram o RB Salzburg no placar agregado

Diante de sua torcida no Estádio Olímpico, a Roma fez o dever de casa e mantem vivo o sonho da conquista da Europa League. Com Spinazzola assumindo o protagonismo e sendo o principal responsável pela construção dos gols dos Giallorossi, os italianos viraram no placar agregado para bater o RB Salzburg e avançar às oitavas de final da competição continental.

Precisando do resultado, mas também prezando pela solidez defensiva, José Mourinho escalou sua equipe no 3-4-2-1, com Rui Patrício no gol.

Na defesa, os três titulares incontestáveis, dos jogadores mais importantes da Roma na temporada: Mancini, Smalling e Ibañez. Na sequência, o meio campo contou com quatro jogadores, que misturam ofensividade e controle de bola, dando um balanço no setor: Zalewski, Cristante, Matic e Spinazzola.

Um pouco mais avançada estava a dupla Pellegrini e Dybala com Belotti no comando de ataque.

Matthias Jaissle, por sua vez, manteve a base do time que venceu o jogo de ida, assim como deu sequência à formação no 4-4-2, com o meio em formato de diamante.

Com Köhn na meta, Dedic, Solet, Bernardo e Ulmer formaram a linha defensiva. No meio campo Gourna Douath, na ponta mais recuada do diamante, e Kjaerdaard na ponta mais avançada, próximo aos atacantes.

Pelos corredores laterais do meio capo: Seiwald e Capaldo, assim, fechando o diamante. Por fim, no ataque, Jaissle optou pela dupla Okafor e Adamu.

Primeiro tempo

Com duas assistências, Spinazzola foi o nome do primeiro tempo. Foto – AS Roma/Twitter

 

Um início de jogo bastante diferente da Roma em relação ao jogo da Austria. O time de José Mourinho propôs o jogo e não ficou passiva vendo os adversários construírem e finalizarem a todo tempo.

Até houve um número considerável de finalizações do RB Salzburg, porém, diante da sua torcida, os Giallorossi responderam e finalizaram mais que os adversários. Não apenas em chutes totais como também e, principalmente, em chutes ao gol.

A etapa inicial foi bastante intenso desde o início, com Ibañez e Pellegrini sendo amarelados logo nos primeiros minutos de jogo. De certa forma, ligando os alertas do time e do treinador, uma vez que é um passo aquém de ficar com um a menos em campo.

Com o tempo, a Roma se acalmou e conseguiu encaixar seu jogo diante de um organizado RB Salzburg. Aos 33 minutos, os Giallorossi foram recompensados com o gol.

Spinazzola conseguiu boa escapada pela esquerda e cruzou na pequena área. A bola ainda desviou na defesa austríaca, mas sobrou em Belotti que, de cabeça, não desperdiçou.

E não demorou muito para a Roma ampliar. Aos 40 minutos, Spinazzola apareceu mais uma vez com uma bela jogada pela esquerda. Da mesma forma que no primeiro gol, o camisa 37 cruzou na medida para Dybala. Livre na área, o argentino pegou de primeira para ampliar o placar.

Durante o primeiro tempo, o Salzburg conseguiu suas chegadas ao ataque. Porém, foi pouco efetivo. Além disso, criou bem menos do que no jogo na Red Bull Arena.

Depois de se ver atrás no placar, o time austríaco tentou equilibrar mais. Contudo, a vantagem Giallorossi acabou sendo ampliada, dando um banho de água fria nos visitantes.

Sem muitas pausas, o juiz deu um minuto de acréscimo e, aos 46 minutos, apitou o fim da primeira etapa: Roma 2×0 RB Salzburg.

Segundo tempo

Wijnaldum em ação pela Europa League após se recuperar de grave lesão. Foto – Silvia Lore

 

Para a etapa complementar Jaissle fez uma mudança no seu time: Luka Sucic entrou no lugar de Maurits Kjaerdaard.

Precisando de pelo menos um gol, o RB Salzburg se transformou para o segundo tempo. Ou seja, buscou ter a posse de bola e chegou mais ao gol adversário. No entanto, não foi suficiente.

Treinada por José Mourinho, a Roma soube defender sua vantagem no placar. Mesmo com as mudanças que tornaram o time do Salzburg mais ofensivo, sobretudo nos 15 minutos finais da partida após as entradas de Sesko, Van der Brempt e Gloukh.

Mesmo tendo a última grande chance da partida, já no penúltimo minuto dos acréscimos, os austríacos não conseguiram furar a defesa Giallorossi e acabaram derrotados.

A vitória da Roma por 2 a 0, enfim, deixou o placar agregado do confronto em 2 a 1. Com isso, não havendo necessidade de prorrogação ou pênaltis para decidir a vaga nas oitavas de final.

Próxima fase

A Roma conhecerá seu adversário da fase de oitavas de final nesta sexta-feira (24). A UEFA realizará um sorteio para definição dos confrontos entre os classificados dos play-offs e os clubes que terminaram na liderança de seus respectivos grupos.

Enfim, estão classificados para as oitavas de final da Europa League desta temporada:

Líderes do grupo

Arsenal (ENG)
Betis (ESP)
Fenerbahçe (TUR)
Ferencváros (HUN)
Feyenoord (NED)
Freiburg (GER)
Real Sociedad (ESP)
Union Saint-Gilloise (BEL)

Vencedores dos play-offs

Juventus (ITA)
Leverkusen (GER)
Man United (ENG)
Roma (ITA)
Sevilla (ESP)
Sporting CP (POR)
Union Berlin (GER)
Shakhtar (UKR)

você pode gostar também