Embalada por sua torcida na Cidade Eterna, a Roma bateu o Bayer Leverkusen por 1 a 0 primeiro jogo das semifinais da Europa League. Sendo assim, os Giallorossi viajam à Alemanha na próxima semana com a vantagem simples no placar agregado e saem na frente na luta pela vaga na grande final da competição europeia em Budapeste no fim de maio.
Escalações
Em meio à crise de lesões, José Mourinho se viu obrigado, mais uma vez. a improvisar alguns jogadores fora de posição. Da mesma forma, o treinador português optou por alterar seu esquema tático mais utilizado ao longo da temporada, apostando em uma dupla de ataque com Abraham e Belotti para a partida desta quinta-feira.
Rui Patício foi mantido como titular no gol, com Ibañez e Mancini, novamente, sendo acompanhados por Cristante na linha defensiva. No meio campo, portanto, a opção foi por uma linha de cinco jogadores com Celik e Spinazzola pelas alas e Bove, Matic e Pellegrini atuando pela faixa central.
Ex-comandado de Mourinho e agora treinador do Bayer, Xabi Alonso também promoveu mudanças em sua equipe titular para o jogo no Estádio Olímpico. Com Hradecky no gol, Xabi optou por uma linha de cinco defensores à frente do goleiro eslovaco com Hincapie pela esquerda, Frimpong pela direita e o trio de zagueiros formado por Tah, Tapsoba e Kossounou.
No meio campo, uma primeira linha com Andrich e Palacios. Mais avançados no mesmo setor, a opção foi pela dupla Wirtz e Diaby. Fechando a escalação, no comando de ataque: Hlozek.
Primeiro tempo
Como geralmente acontece em jogos de ida de mata-mata, ainda mais em competições continentais, a etapa inicial da partida entre Roma e Bayer foi estudada e disputada.
Logo no primeiro minuto, o Leverkusen conseguiu escapar pela esquerda com Hincapie batendo Celik na marcação e cruzando na área para a finalização de Andrich. O meia do Bayer foi parado por boa defesa de Rui Patrício. Aos seis minutos, Wirtz finalizou com perigo da entrada da área. Para a sorte dos Romanistas, a bola passou raspando pela trave e foi para fora.
Os alemães, portanto, começaram mais ligados e pressionando mais nos minutos iniciais. Porém, a Roma logo conseguiu equilibrar – e assim a intensidade da partida subiu, sobretudo no meio campo.
Aos 18 minutos, enfim, Ibañez teve a primeira grande chance do jogo. Após cobrança de falta, de Pellegrini, o zagueiro brasileiro cabeceou bem, porém, Hradecky fez grande defesa para evitar o gol. Na sequência, o jogo retomou o ritmo disputado e com as ações bastante concentradas no meio de campo e com a bola ficando mais com os alemães.
Aos 36 minutos, Kossounou precisou ser substituído por lesão, com Mitchel Bakker entrando em seu lugar. Fora isso, não muito aconteceu durante os 45 minutos iniciais. Sendo assim, Michael Oliver apitou o fim do primeiro tempo com o empate em 0 a 0, justo, persistindo no placar.
Segundo tempo
As equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar, tanto em termos de nomes como de postura. Roma e Bayer persistiram jogando de forma intensa, deixando o jogo bastante disputado.
Cinco minutos após a volta do intervalo, os donos da casa tiveram uma boa chance de bola parada. Pellegrini foi para a cobrança buscando o ângulo aberto de Hradecky, mas Tapsoba apareceu para desviar a bola antes que levasse muito perigo ao goleiro eslovaco.
Aos 17 minutos, os Romanistas apareceram de novo e, desta vez, conseguiram o gol. Em ligação direta defesa-ataque, Abraham fez o pivô para Bove e os dois começaram a construção da jogada. Já dentro da área, o camisa 9 recebeu de costas para o gol, girou e finalizou para a boa defesa de Hradecky. Contudo, o rebote do goleiro do Bayer parou direto nos pés de Bove que finalizou sem chances para o goleiro do time alemão, abrindo o placar no Olímpico.
Apesar do controle de bola dos alemães, a organização defensiva dos Giallorossi dificultava a construção de ações concretas do Leverkusen no campo de ataque – além disso, as chances que o Bayer teve não foram bem aproveitadas.
Aos 41, o Leverkusen teve uma grande chance, que foi apenas seu segundo chute ao gol no jogo inteiro. Wirtz levantou na área buscando Azmoun, mas Rui Patrício saiu para afastar. Nisso, a bola sobrou em Frimpong que finalizou. Por sorte, Cristante estava no lugar certo e na hora certa para interceptar o chute do ala do Bayer.
Mesmo com cinco minutos de acréscimo, o placar permaneceu inalterado. Logo, com a vitória por 1 a 0, a Roma chega na BayArena com a vantagem no empate para conseguir a vaga na final da Europa League.
Próximos compromissos
Antes de voltarem a se encontrar na próxima quinta-feira (18) na BayArena, tanto Roma como Bayer tem compromissos pelos seus respectivos campeonatos nacionais.
Pela 32ª rodada da Bundesliga, o Leverkusen vai até a Mercedes-Benz Arena para enfrentar o Stuttgart no domingo (14) às 10h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, mas às 13h (horário de Brasília), a Roma enfrenta o Bologna no Renato Dall’Ara pela 35ª roada da Serie A TIM.