Liverpool foge de pedreiras e é favorito no grupo E

Reds enfrentam Lask Linz-AUT, Union St. Gilloise-BEL e Toulouse-FRA na fase de grupos

O Liverpool conheceu nesta sexta-feira (1), seus adversários na UEFA Europa League. Um dos favoritos na competição, o time de Jurgen Klopp é o cabeça de chave do grupo E, que terá ainda o Lask Linz, da Áustria, o Union St. Gilloise, da Bélgica, e o Toulouse, da França. Fugindo de alguns adversários mais pesados, os Reds não devem ter muitas dificuldades pra confirmar a classificação na liderança da chave.

Liverpool

Última campanha vermelha foi marcada de confrontos épicos, mas decepcionou na final. Foto: Oli Scarff/Getty Images

 

Tricampeão da competição, a Europa League não é a prioridade vermelha na temporada, mas aparece como uma boa possibilidade de título. O Liverpool conquistou o segundo torneio de maior importância no continente nas temporadas 1972-73, 1975-76 e 2000-01. Na última participação, já sob o comando de Jurgen Klopp, o Liverpool chegou à final, em 2015-16, depois de confrontos espetaculares contra Manchester United, Borussia Dortmund e Villarreal, mas foi derrotado pelo maior campeão da Europa League, Sevilla.

Os Reds são uma das grandes forças dessa Europa League. Depois de uma temporada de 2022-23 decepcionante, o time de Jurgen Klopp conseguiu uma arrancada no final da Premier League pra assegurar a quinta posição e a classificação direta pra fase de grupos da Europa League. Com um meio de campo completamente renovado, o Liverpool teve um bom início de temporada no Campeonato Inglês e conquistou sete dos nove pontos que disputou até o momento.

Lask Linz

Campanha em 2019-20 do Lask surpreendeu com goleada sobre o Sporting, em Portugal. Foto: Tiago Petinga/LUSA

 

O terceiro colocado no Campeonato Austríaco da temporada passada tenta surpreender na competição europeia quatro anos depois. Com poucas participações no torneio, os austríacos tiveram sua melhor campanha em 2019-20, quando foram líderes da chave com Sporting-POR, PSV-HOL e Rosenborg-NOR, terminando a fase de grupos com 13 pontos. Na segunda fase, o Lask ainda eliminou o Az Alkmaar-HOL, mas acabou sendo completamente dominado pelo Manchester United, nas oitavas de final, sofrendo um 7×1 no agregado.

Na temporada atual, o Lask é o quinto colocado do campeonato nacional, com oito pontos em cinco rodadas, e está na segunda fase da Copa da Áustria, depois de eliminar o SC Rothis por 6×0. Nesta edição da Europa League, o Lask entrou na fase de playoffs e passou pelo Zrinjski Mostar, da Bósnia, com uma vitória por 2×1 em casa e um empate por 1×1 na casa dos bósnios. Vai ser a primeira vez que o campeão Austríaco de 1964-65 enfrentará o Liverpool.

Union St. Gilloise

Sensação na última temporada, o clube belga quer chegar mais longe em 2024. Foto: Christof Koepsel/Getty Images

 

A sensação da última Europa League espera repetir o desempenho nesta temporada. 11 vezes campeão belga, o Union St. Gilloise renasceu no futebol doméstico em 2021-22, quando, vindo da segunda divisão depois 58 anos, foi vice-campeão e se classificou pra sua primeira Europa League em 2022-23. Depois de ser líder num grupo com Union Berlin-ALE, Braga-POR e Malmo-SUE, os belgas reencontraram os alemães nas oitavas de final e venceram no agregado por 6×3. Nas quartas de final, a viagem pra Alemanha até foi de sucesso, com o empate por 1×1, mas o Bayer Leverkusen goleou na Bélgica por 4×1 e acabou com o sonho.

Em 23-24, o Union é o quinto colocado do Campeonato Belga, com nove pontos depois de quatro partidas. Na Europa League, o clube belga precisou passar pela fase de playoffs, mas superou o Danúbio-SUI com facilidade, vencendo as duas partidas, por 2×0 e por 1×0. Os inéditos duelos contra o Liverpool ainda marcarão o encontro dos irmãos Mac Allister. Kevin é zagueiro do Union St. Gilloise desde o início da temporada e vai enfrentar o irmão mais novo, Alexis, que chegou ao Liverpool no início de junho.

Toulouse

Atual campeão da Copa da França, o Toulouse tenta sua primeira participação relevante no continente. Foto: Franck Fife/AFP

 

Com quatro participações, o Toulouse não chegou nas fases finais em nenhuma vez. Em 1986-87 e 1987-88, a competição era disputada em formato diferente, desde o início em mata-matas e os franceses caíram na segunda fase em ambas. Primeiro, pro Spartak Moscou-RUS e depois, para o Bayer Leverkusen. Já na fase moderna, em 2007-08, o clube do sul da França foi eliminado no grupo que tinha os dois algozes da década de oitenta, o Zurich-SUI e o Sparta Praha-TCH, sendo o lanterna da chave. Dois anos depois, os franceses ficaram atrás de Shaktar Donetsk-UCR e Club Brugge-BEL, superando apenas o Partizan-SER, e foram eliminados na fase de grupos.

Classificado pra esta edição por conta de seu único título de primeira grandeza na França, a Copa da França da última temporada, o Toulouse retornou à elite nacional justamente na temporada passada e ficou no meio da tabela da Ligue 1. Em 2023-24, o time fez três partidas no campeonato nacional e ganhou quatro pontos. Diferente dos outros dois times do grupo, os franceses têm um histórico, mesmo que pequeno, contra o Liverpool. Em duas partidas, pelas fases preliminares da Champions League de 2007-08, os Reds venceram por 1×0 na França e golearam por 4×0 em Anfield, seguindo pra fase de grupos.

você pode gostar também