No calendário complicado neste momento da temporada, encaminhar uma classificação em competição europeia como o Liverpool fez nesta quinta-feira (7), em Praga, foi bastante importante. Jogando na Epet ARENA, na capital da República Tcheca, contra o Sparta Praha, os Reds tomaram muitos sustos, mas foram mais precisos e voltaram pra Inglaterra com uma grande vantagem nas oitavas de final da Europa League.
Alexis Mac Allister abriu o placar, Darwin Nuñez marcou duas vezes e Luis Diaz e Dominik Szoboszlai fecharam o placar pro Liverpool. Conor Bradley, no seu primeiro toque na bola, acabou marcando contra pro time tcheco. Com o resultado de 5×1, o Liverpool pode perder por até três gols de diferença em Anfield, na próxima quinta-feira (14), que chegará às quartas de final da competição.
Primeiro tempo
O início de jogo mostrou um caminho pro Liverpool. O time do Sparta Praha entrou com a ideia de sair jogando desde a sua área, pra atrair o Liverpool e ter mais espaço no campo de ataque. O problema é que, se você enfrenta um time como o Liverpool, a pressão vai acontecer. Aos quatro, Sorensen cochilou, Mac Allister deu um toque na bola e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área. Pênalti claro, que o próprio Mac Allister cobrou com categoria pra abrir o placar.
Aos 14, o Sparta conseguiu o espaço que queria. Kuchta correu pela direita e deu um ótimo passe pra Haraslin, livre, bater por gol. Kelleher fez uma grande defesa e Gomez evitou que a bola entrasse. Os tchecos continuaram assustando e chegaram mais uma vez aos 20. Preciado achou espaço pela direita e tentou o cruzamento, mas Konaté cortou. A bola sobrou mais uma vez em Preciado, já dentro da área, e o ala arriscou o chute pro gol, que Konaté desviou pra escanteio.
Na cobrança fechada pela esquerda de Birmancevic, Kelleher foi mal, mas a defesa afastou. Preciado, na meia-lua da área, tentou uma finalização improvável de cabeça e a boal desviou em Endo no meio do caminho, forçando uma grande defesa de Kelleher. A pressão do Sparta diminuiu aos 24 por conta de um lance espetacular de Darwin Nuñez. O uruguaio recebeu de Elliott há alguns metros da área, pela esquerda, e não pensou duas vezes depois de cortar a marcação. A batida, com efeito, fez a bola encobrir o goleiro Jensen e morrer dentro das redes.
Aos 36, o time da casa voltou a chegar com muito perigo. Kuchta recebeu em profundidade de Haraslin e bateu de esquerda. Kelleher fez outra boa defesa, mas a bola ficou limpa pra Birmancevic, que apesar de sozinho, chegou desequilibrado e não conseguiu finalizar pro gol vazio e o Liverpool ficou com tiro de meta. Aos 41, o Liverpool atacou bem pela esquerda. Diaz tentou cruzamento, a defesa afastou e a bola voltou pra Robertson. O lateral passou pra Gakpo, que girou e bateu forte, mas Jensen fez boa defesa.
Aos 43, Gakpo teve outra chance. O holandês recebeu no meio e partiu em velocidade. Dentro da área, deu um belo giro limpando a marcação, mas o chute acabou saindo em cima de Jensen. No minuto seguinte, Diaz tabelou com Mac Allister depois de boa troca de passes, mas o chute do colombiano acabou subindo demais. Aos 47, Mac Allister achou um lindo passe pra Nuñez, que esperou o quique da bola e encheu o pé da linha da grande área pra aumentar a vantagem do Liverpool antes do intervalo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou de uma forma muito estranha. Antes do primeiro minuto, Birmancevic disparou pelo lado direito e cruzou fechado pra dentro da área. No primeiro toque na bola, Bradley encheu o pé e acertou o ângulo marcando um gol contra. Aos dois, Birmancevic recebeu mais uma vez pela direita e repetiu o lance do minuto anterior. Dessa vez, a bola chegou até Haraslin, que teve tempo pra dominar e finalizar, mas Kelleher defendeu. O momento de instabilidade do Liverpool passou pouco depois.
Aos sete, Bradley iniciou a jogada com Gakpo pela direita e cruzou pra Elliott. O meia inglês não teve espaço pro chute e rolou pra Diaz, que bateu contando com um desvio no meio do caminho pra marcar o quarto dos Reds. O Sparta não parou. Aos nove, Preciado arriscou do meio de campo, tentando pegar Kelleher desprevenido, mas o goleiro conseguiu tocar a bola pra fora. Aos 17, Gakpo perdeu outra chance. O holandês recebeu dentro da área, mas a finalização de bico parou no goleiro Jensen.
Depois de um longo período com o Liverpool controlando mais a partida, os Reds chegaram com algum perigo. Aos 32, Szoboszlai invadiu a área e fintou pros dois lados antes de tentar o chute, mas acertar no meio. Jensen, bem colocado, encaixou sem problemas. Aos 33, Salah até marcou em sua volta de lesão, mas o VAR encontrou um impedimento bastante questionável do atacante egípcio depois do passe de Szoboszlai.
O quinto gol acabou saindo aos 48. Elliott lançou pra Szboszlai e o meia húngaro recebeu livre. Depois de invadir a área, trazendo na diagonal, bateu no contrapé de Jensen e fechou o placar pros Reds em Praga.
Melhor da partida
Apesar dos dois belos gols de Darwin Nuñez, Alexis Mac Allister foi o destaque do Liverpool em Praga. O meia argentino foi um verdadeiro maestro no meio de campo, marcou o primeiro gol dos Reds de pênalti e ainda deu um lindo lançamento pra um dos gols de Nuñez. Veste a 10 com propriedade.
Próximos compromissos de Sparta Praha e Liverpool
Os dois terão jogos muito importantes por suas ligas nacionais. Líder com folga do Tcheco, o Sparta enfrenta o terceiro colocado Viktoria Plzen, fora de casa, no domingo (10). Líder do Inglês, o Liverpool enfrenta justamente o vice-líder, Manchester City, em Anfield, também no domingo, em um jogo que vale a liderança do campeonato.