O Liverpool fez um jogo esquecível nesta quinta-feira (14), pela última rodada do grupo E da Europa League. Não só pelo desempenho, mas também porque o jogo valia muito pouco pros Reds. Em Bruxelas, o Union St. Gilloise venceu por 2×1, mas também não conseguiu se classificar pra próxima fase da competição europeia. Mohamed El Amine Amoura e Cameron Puertas marcaram os gols do time da casa e Jarell Quansah fez o único gol vermelho.
Apesar da derrota, o Liverpool ficou na liderança da chave, com 12 pontos, e se classificou diretamente pras oitavas de final. O USG foi a oito pontos, mas ficou no terceiro lugar e acabou “rebaixado” para a Conference League, onde vai entrar nos playoffs da terceira competição da UEFA. O Toulouse-FRA venceu o LASK Linz-AUT por 2×1 e ficou no segundo lugar, com 11 pontos, e agora espera o sorteio nesta sexta-feira (15), pra saber qual dos times que vem da Champions League enfrentará nos playoffs da Europa League. O LASK foi o lanterna, com três pontos.
Primeiro tempo
O time da casa aproveitou a aparente falta de interesse do Liverpool no jogo e partiu pra cima. Aos nove minutos, Sadiki pegou a sobra na meia-lua da grande área depois de um bate rebate dentro da área e arriscou com a perna direita. O chute forte do meio-campista passou perto do gol de Kelleher. Aos 11, Puertas bateu falta da intermediária dentro da área vermelha e Mashida subiu mais alto que a defesa do Liverpool, mas cabeceou pra fora. Aos 16, Amoura disparou pelo lado esquerdo e, quase sem ângulo, arriscou um chute cruzado, que Kelleher desviou pra escanteio.
Aos 20, Nilsson recebeu em profundidade, ganhou no corpo de Quansah e saiu na cara de Kelleher, mas o goleiro irlandês saiu muito bem e fez grande defesa. Aos 31, o Union St. Gilloise finalmente chegou ao seu gol. Nilsson lançou Amoura, o argelino correu, driblou Kelleher e encheu o pé com o gol vazio. O Liverpool reagiu aos 39 em sua primeira chegada. Jones cobrou escanteio da direita e a bola chegou em Quansah, que teve tempo de dominar e encher o pé pra marcar seu primeiro gol pelo time profissional dos Reds.
O empate era um placar que não refletia o que foi a partida em Bruxelas, então o USG tratou de voltar à frente do placar logo depois. Amoura, mais uma vez, apareceu pelo lado esquerdo e deu o passe pra Puertas, invadir a área e encher o pé com a perna direita pra acertar o cantinho de Kelleher. Vantagem belga pro intervalo.
Segundo tempo
O jogo voltou praticamente na mesma pegada e o Union St. Gilloise chegou pela primeira vez aos nove minutos. Puertas recebeu no centro do campo girando pra finalização, mas o chute de perna direita foi ruim e saiu sem perigo pro gol de Kelleher. Aos 16, os belgas chegaram ao terceiro gol. Amoura tocou com peito pra Amani, que encontrou Puertas na entrada da área. O suíço pegou de primeira e acertou o canto de Kelleher pra ampliar o placar. No entanto, Amani acabou ajeitando a bola com o braço esquerdo antes da assistência e o VAR, comandado por Ziv Adler, recomendou a checagem e Orel Grinfeeld anulou o gol.
Aos 24, Amoura fez outra boa jogada pelo lado esquerdo e colocou a bola na cabeça de Nilsson, mas o centroavante finalizou pra fora e perdeu uma grande chance. Aos 26, Amoura recebeu com muito espaço e na entrada da área arriscou de bico, mas Kelleher fez outra boa defesa. O Liverpool enfim chegou aos 33 minutos. Elliott deu bom passe pra Gravenberch e o holandês fintou pra ter liberdade pra finalizar de fora da área, mas o goleiro Moris fez sua primeira defesa no jogo. Aos 43, Rasmussen tentou chute de longe depois do vacilo de Scanlon, mas Kelleher apareceu bem novamente.
Melhor da partida
Mohamed El Amine Amoura foi decisivo pra vitória do time belga nesta quinta-feira. Além de abrir o placar, o argelino ainda deu a assistência pro segundo gol do Union St. Gilloise. Ótima partida do atacante.
Próximos compromissos de Union St. Gilloise e Liverpool
O USG vai tentar seguir com uma boa distância na liderança do Campeonato Belga e recebe o Mechelen, pela 18ª rodada, no domingo (17). No mesmo dia, o Liverpool tem o maior clássico da Inglaterra contra o Manchester United, em Anfield, pra também continuar na liderança do seu campeonato doméstico, pela 17ª rodada da Premier League.