Depois de um empate por 2 a 2 na Espanha, Manchester United e Barcelona se enfrentam em Old Trafford, nesta quinta-feira (23), pela classificação às oitavas de final da Europa League. Nas ligas nacionais, o United corre por fora pelo título da Premier League e ocupa o terceiro lugar, já o Barça é o líder isolado de LaLiga, oito pontos a frente do Real Madrid.
Prováveis escalações
Manchester United
Com Rashford em um momento especial, o Manchester United recebe o Barcelona para fazer valer o apoio de sua torcida. Para isso, Erik Ten Hag conta com a volta de Lisandro Martínez e Sabitzer, que cumpriram suspensão. Por outro lado, há a expectativa do retorno de Antony e Harry Maguire, que estarão à disposição no banco de reservas. Alguns jogadores, como Martial e Eriksen, seguem no departamento médico. A última derrota do United foi, no dia 22 de janeiro, para o Arsenal, líder do Campeonato Inglês.
“Acho que no último mês crescemos muito. Acho que estamos jogando com mais confiança e amanhã a atmosfera será elétrica. Temos que gerenciar nossas emoções, estar calmos e acreditar. O próximo objetivo é vencer equipes como o Barcelona. É um verdadeiro desafio e uma boa oportunidade”, revelou o zagueiro Raphaël Varane.
Provável escalação: De Gea; Wan-Bissaka, Varane, Martínez e Shaw; Casemiro e Sabitzer; Sancho, Bruno Fernandes; Rashford, Weghorst.
Barcelona
Depois de uma vitória tranquila sobre o Cádiz no fim de semana, o Barcelona vai a Manchester enfrentar um adversário muito mais preparado. Para o duelo, o time chega com desfalques importantes: além de Dembélé, que vem se recuperando de lesão, Gavi, que cumpre suspensão, e Pedri, com uma lesão muscular, não estarão em campo. Por outro lado, Sergio Busquets, com seu tornozelo esquerdo já recuperado, deve retornar ao time. Ele esteve disponível no banco na partida contra o Cádiz, mas foi poupado.
Perguntado sobre uma mudança de postura do Barcelona, o técnico Xavi Hernández foi cauteloso e elogiou o Manchester United: “Veremos se estamos à altura da Liga Europa, não estávamos na Liga dos Campeões. Competimos muito bem em casa, mas não podemos dizer que mudamos. Estamos na Liga Europa e pegamos o adversário mais difícil”, declarou o treinador.
Provável escalação: Ter Stegen; Kounde, Eric, Christensen, Balde; Busquets, De Jong, Sergi Roberto; Ferran Torres (Kessie) , Lewandowski e Raphinha.
Retrospecto de Manchester United x Barcelona
No confronto, o Barcelona tem um retrospecto mais favorável que o Manchester United. Em 14 jogos disputados, são seis vitórias do Barça (43%), cinco empates (36%) e três vitórias do United (21%). Já em Old Trafford, o cenário é outro. Em cinco confrontos, são duas vitórias dos ingleses (40%), dois empates (40%) e uma vitória dos catalães (20%). A única vitória do Barcelona em Old Trafford veio justamente no último encontro entre as duas equipes em mata-mata. Pela ida das quartas da Champions League, em 2019, os catalães venceram os ingleses por 1 a 0.
Onde assistir Manchester United x Barcelona
A partida será transmitida ao vivo na TV Cultura (TV aberta), na ESPN (TV por assinatura) e no Star + (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Manchester United x Barcelona
Competição: Liga Europa, segunda fase – playoffs
Local: Estádio Old Trafford – Manchester, Inglaterra
Horário: 17h (horário de Brasília)
Arbitragem: árbitro principal Clément Turpin (FRA), assistentes Nicolas Danos (FRA) e Benjamin Pages (FRA), quatro árbitro Jérémie Pignard (FRA) e árbitro de vídeo Jérôme Brisard (FRA).