Em casa, mais uma vez, a Roma mostrou sua força. Com gols de El Shaarawy e Kumbulla, os Giallorossi bateram a Real Sociedad por 2 a 0 e abrem uma vantagem significativa no confronto das oitavas de final da Europa League.
Como esperado, José Mourinho promoveu algumas mudanças no time titular. Rui Patrício não foi uma delas, o português é o grande nome da meta Giallorossi e manteve sua posição no gol.
Na defesa, por sua vez, houve uma mudança: Diego Llorente entrou no lugar de Ibañez pela esquerda da zaga, marcando o primeiro jogo do espanhol como titular na Roma. Fechando a linha defensiva, ao lado de Llorente atuaram Smalling e Mancini.
No meio campo, Karsdorp e El Shaarawy foram escolhidos para as alas com Cristante e Matic atuando pela faixa central do setor. Um pouco mais avançados, Dybala e Pellegrino com Tammy Abraham sendo o titular no comando do ataque.
Imanol Alguacil também fez algumas mudanças do lado da Real em relação ao time que entrou em campo por La Liga no último fim de semana. Inclusive, a formação escolhida foi diferente: o time foi postado no 4-4-2 para o jogo no Estádio Olímpico.
Com Remiro no gol, Gorosabel, Zubeldía, Le Normand e Diego Rico formaram a linha defensiva. Na primeira linha de meio campo Zubimendi e Merino mais centralizados com merino e Illarramendi e David Silva pelas faixas centrais.
À frente, Sorloth fez dupla com Takefusa Kubo no comando do ataque.
Primeiro tempo
Já nos primeiros minutos de jogo, ambos os times tentaram construir ataques de forma parecida: apostando em passes em profundidade para os homens de frente.
Primeiro, David Silva tentou conectar com Sorloth pelo lado da Real Sociedad, com Matic tentando o mesmo com Pellegrini pela Roma. Nos dois lances, os alvos se encontravam em posição irregular.
Porém, não demorou muito até que o placar saísse do empate sem gols.
Dybala engatou um bom contra-ataque e achou bem Abraham passando pelas costas da marcação e entrando na área. Com um drible de corpo, o camisa 9 da Roma conseguiu escapar do marcador, na medida para cruzar a bola. Livre, El Shaarawy botou a bola no fundo da rede sem problemas aos 13 minutos de jogo.
Com isso, a Real Sociedad se lançou mais ao ataque. O clube basco ampliou o controle de bola e passou a criar as melhores chances do jogo .
Aos 21 minutos, Kubo recebeu faixa direita e bateu a marcação para entrar na área puxando para a faixa central. O camisa 14 do clube basco bateu sem ângulo, mas a bola pegou na trave e resvalou em Rui Patrício antes de sair em escanteio – que não deu em nada.
O controle da Real ficou evidente, porém, os times se equilibraram. Dessa forma, a partida ficou bastante disputada com poucas chances reais sendo criadas.
Assim, a etapa inicial acabou com a Roma com a vantagem simples no placar.
Segundo tempo
Logo na volta do intervalo, Mourinho realizou a primeira mudança no seu time: Kumbulla entrou no lugar de Llorente na defesa.
E o jogo voltou em um ritmo parecido com o do fim do primeiro tempo: bastante disputa, sem grandes chances para os dois lados. Até os nove minutos.
Em boa triangulação da Real Sociedad pela direita, Kubo conseguiu um bom cruzamento para a pequena área, mas a defesa da Roma afastou. Mas, no rebote, Rico bateu forte, de longe, obrigando Rui Patrício a fazer grande defesa – foi a única finalização em gol dos bascos no jogo.
Para os 30 minutos finais de partida, Mourinho fez mais substituições: Wijnaldum, Spinazzola e Belotti substituíram Pellegrini, El Shaarawy e Abraham. Mudanças que mantiveram o desenho e a postura Giallorossi no jogo.
O equilíbrio e a disputa voltaram a dominar a partida, com os dois lados cometendo bastante faltas no meio campo, deixando o jogo um pouco picotado.
Tentando quebrar um pouco disso, Alguacil fez a primeira mudança do seu time na partida: Oyarzabal entrou no lugar de Sortloth, tornando o ataque da Real mais fluído.
Porém, pouco mudou e entrando nos 15 minutos finais de jogo mais duas mudanças no clube basco: Brais Méndez e Momo Cho entraram nos lugares de Illarramendi e Kubo, dando um novo gás ao meio e ao ataque da Real.
Menos de 10 minutos depois, um dos substitutos apareceu muito bem. Méndez percebeu a movimentação de Merino em direção à pequena área e passou bem para o camisa 8 da Real.
De muito perto, quase que de forma inacreditável, Merino finalizou mal e nem o alvo acertou. Uma grande chance para o empate que terminou em tiro de meta para os adversários e abriu espaço para Alguacil fazer as últimas mudanças da Real no jogo: David Silva e Gorosabel deixaram o campo para as entradas de Turrientes e Álex Sola.
Apenas cinco minutos depois da chance perdida por Merino, aos 43 minutos do segundo tempo, a Roma empatou na sua primeira finalização depois de quase 20 minutos.
Em escanteio cobrado por Dybala, Kumbulla apareceu voando na pequena área para cabecear com força e ampliar o placar. Após a assistência, o argentino deixou o campo para a entrada de Edoardo Bove.
Apesar dos sete minutos de acréscimo, pouco aconteceu e a partida terminou em 2 a 0 para a Roma, que vai à San Sebastian com uma boa vantagem em mãos.
Próximos compromissos
Portanto, jogo de volta pelas oitavas de final da Europa League acontecerá no Estádio Anoeta na próxima quinta-feira (16) às 17h (horário de Brasília).
Porém, antes de se encontrarem novamente, Roma e Real Sociedad tem compromissos pelos seus respectivos campeonatos nacionais.
Nesse sentido, ambas as equipes voltam a campo no domingo (12). A Real Sociedad viaja para enfrentar o Mallorca, às 10h (horário de Brasília), em jogo válido pela 25ª rodada de La Liga.
Por sua vez, a Roma recebe o Sassuolo no Estádio Olímpico às 14h (horário de Brasília) pela 26ª rodada da Serie A TIM.