Sevilla x Roma: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Equipes decidem o título da Europa League na Puskás Arena, em Budapeste, nesta quarta-feira

Chegou a hora da decisão do primeiro título de clubes europeu nesta temporada: a Europa League. O Sevilla, seis vezes campeão da competição, enfrenta a Roma de José Mourinho, que nunca perdeu uma final europeia enquanto treinador.

As equipes se enfrentarão em Budapeste e vem de cenários bastante similares na temporada, mesmo que em graus diferentes: campanhas irregulares nas competições nacionais, mas de destaque na competição de segundo escalação do continente europeu. Mesmo com os méritos dos dois lados na campanha da Europa, apenas um pode voltar para casa com o troféu.

Sevilla

Com a vitória sobre a Juventus, o Sevilla chegou à decisão da Europa League (antes chamada de Taça UEFA) pela sétima vez na história, duas a mais que qualquer outro clube. E trazem um recorde incrível consigo: os Rojiblancos venceram a competição em todas as ocasiões em que chegaram à final, sendo a primeira delas em 2006, onde o atual capitão, Jesús Navas, aos 20 anos de idade, quando o Sevilla venceu o Middlebrough por 4 a 0. O título mais recente, por sua vez, ocorreu há três anos.

O time de maior sucesso na história da Europa League ainda tem um jogo para disputar em La Liga e dar fim a uma campanha conturbada no futebol nacional, mas o foco, sem dúvidas, é na viagem para a Hungria, que hospedará sua primeira final europeia desde 1985. Eliminando o Manchester United e a Juventus pelo caminho, o sucesso do Sevilla nas semifinais representou a 25ª vitória em suas últimas 28 partidas da competição europeia no Ramon Sanchez-Pizjuan. Porém, agora, eles devem provar sua coragem em solo neutro contra adversários particularmente obstinados.

O clube da Andaluzia passou por uma temporada doméstica difícil e chega para a decisão europeia sob o comando de seu terceiro técnico na temporada: Jose Luis Mendilibar. Desde o apontamento do treinador, o Sevilla se livrou de toda e qualquer ameaça de rebaixamento em La Liga, assim como as performances do time melhoraram consideravelmente: são apenas duas vezes sob o comando de Mendilibar, sendo a mais recente na última partida do clube contra o Real Madrid.

O Sevilla poupou grande parte dos seus jogadores titulares na derrota para o Real Madrid, então terá um time descansado. Além disso, os Rojiblancos contarão com o retorno de Joan Jordan e Suso, que se recuperaram de suas lesões para voltar a tempo da decisão. Por outro lado, Tanguy Nianzou e Marcão ainda são dúvidas para o confronto enquanto Marcos Acuña terá que cumprir suspensão e não jogará a final.

Provável escalação do Sevilla: Bounou; Jesús Navas, Badé, Gudelj e Alex Telles; Fernando e Rakitić; Ocampos, Óliver Torres e Bryan Gil; En-Nesyri.

Roma

Image
Edoardo Bove marcou o gol que classificou a Roma para a decisão da Europa League. Foto – AS Roma

 

A Roma tem no comando do seu time ninguém mais ninguém menos que José Mourinho que já conquistou cinco grandes troféus da UEFA em sua carreira. E, em caso de vitória Romanista, Mourinho se tornará o técnico mais condecorado na longa história das competições europeias, assim como pode acabar conquistado seu segundo troféu continental depois do título na campanha inaugural da Conference League na última temporada.

Embora o clube da Cidade Eterna tenha perdido para o Inter em sua única participação na final da Copa da UEFA, em 1991, a partida deste meio de semana será a quinta final europeia da Roma em sua história – com a mais recente vindo com a vitória dos comandados de Mourinho sobre o Feyenoord em Tirana no ano passado. Apesar de um histórico recente muito desfavorável na Serie A TIM, a Roma passou por Red Bull Salzburg, Real Sociedad, Feyenoord e Bayer Leverkusen na competição continental.

A vitória sobre o Bayer veio graças a um único gol marcado por Edoardo Bove no jogo no Estádio Olímpico, com a vantagem do jogo de ida sendo defendida duramente na Alemanha sete dias depois, em mais uma aula de futebol de José Mourinho.

Em sexto lugar no campeonato italiano, com um jogo restante na campanha, no máximo, a Roma pode terminar em quinto por conta da derrota para a Fiorentina na última rodada. Mas, os vencedores da Liga Europa ganham a classificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada e Mourinho parece ter apostado no sucesso na Puskás Arena.

Apesar das lesões recentes e das grandes preocupações nesta reta final de temporada, parece que Mourinho terá retornos importantes para a decisão europeia. O mais importante deles, sem dúvidas, é Paulo Dybala que foi liberado pela equipe médica do clube. Leonardo Spinazzola também retornou aos treinos durante a semana e estará disponível. Sendo assim, apenas Rick Karsdorp e Marash Kumbulla são ausências confirmadas do lado Giallorossi.

Provável escalação da Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling e Ibañez; Çelik, Cristante, Matić e Spinazzola; Dybala e Pellegrini; Abraham.

Retrospecto Sevilla x Roma

As equipes que protagonizam a decisão da Europa League neste meio de semana se encontraram apenas uma vez na história e não faz muito tempo. O encontro, inclusive, aconteceu pela mesma competição pela qual, agora, disputam o título.

Na temporada 2019/20, que foi marcada pelo início da pandemia da Covid-19 e a paralização do futebol europeu por alguns meses, Sevilla e Roma se enfrentaram nas oitavas de final da Europa League. Por conta da pandemia, a chave das equipes foi uma das duas que fizeram jogo único, em campo neutro, para decidir a classificação.

Em 6 de agosto de 2020, na MSV-Arena (Duisburg, Alemanha), o Sevilla, comandado por Julen Lopetegui, bateu a Roma de Paulo Fonseca por 2 a 0. Os gols da partida que garantiram a vitória dos espanhóis, que viriam a conquistar o hexacampeonato da competição, foram marcados por Reguilón e En-Nesyri.

Onde assistir Sevilla x Roma

A final da Europa League poderá será transmitida pelo SBT (TV aberta), pela ESPN (TV fechada) e pelo Star+ (serviço de streaming).

Ficha técnica

Jogo: Sevilla x Roma

Data: 31 de maio de 2023

Competição: UEFA Europa League – Final

Local: Puskás Arena – Budapeste, Hungria

Horário: 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Anthony Taylor (ING)

você pode gostar também