Nessa próxima quarta-feira(04), às 21:30, o Fluminense receberá no Maracanã o Junior Barranquilla da Colômbia, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O jogo será o último do Flu dentro de casa e marca o segundo confronto entre as duas equipes na competição, sendo o primeiro terminado com uma acachapante vitória de 3×0 da equipe colombiana.
As duas equipes pertencem ao grupo H da Copa Sul-Americana, que também conta com Unión de Santa Fé, da Argentina, e Oriente Petrolero, da Bolívia. Os últimos confrontos das duas equipes no torneio foram um empate de 0x0 do time argentino contra o Fluminense no Maracanã e uma derrota sofrida de 3×1 do clube de Santa Cruz de La Sierra contra o Junior. A partida entre eles ocorrerá na próxima quinta(05), às 19:15, em Santa Fé.
Como o Fluminense vem para a partida?
O confronto marca a reestreia de Fernando Diniz no cargo de treinador do Fluminense. O ex-jogador tricolor, que teve sua primeira passagem no comando técnico do clube em 2019, iniciará seu novo trabalho em um duelo de vida ou morte na competição para o Flu. Caso o time perca para o Junior Barranquilla, a equipe colombiana irá para 10 pontos e o tricolor se manterá com 4, necessitando vencer todos os jogos após esse. Além disso, a equipe carioca ainda precisará contar com uma redução enorme do saldo de gols dos “Tiburones”, que atualmente é de 5 contra 0 do Fluminense, e ainda torcer para resultados adversos do Unión de Santa Fé.
Para isso, o Flu conta com o retorno de dois jogadores titulares. David Braz deve retornar à escalação inicial após não ser relacionado no jogo contra o Coritiba no último domingo (01), válido pelo Campeonato Brasileiro. Além do zagueiro, Felipe Melo pode voltar a atuar pelo Fluminense, após ficar cerca de um mês parado devido a uma lesão no menisco do joelho direito.
Contudo, o tricolor de Laranjeiras deve contar com dois desfalques para o confronto. Jhon Arias sofreu uma contusão no tornozelo direito na partida contra o Unión de Santa Fé no Maracanã e não treinou desde então. O zagueiro Manoel também é desfalque para o jogo contra o Junior por estar em fase de transição de uma lesão que teve na coxa direita.
Sabendo disso, a escalação do Fluminense para o jogo contra o Junior deve ser o seguinte:
Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz, Marlon; André, Yago Felipe, Nonato, Ganso; Luiz Henrique e Germán Cano.
Como o Junior Barranquilla vem para o confronto?
Embalado com seis vitórias seguidas, o Junior Barranquilla chega muito forte para o confronto contra o Fluminense no Maracanã. Com quatro desses triunfos sendo no Campeonato Colombiano e dois na Copa Sul-Americana, o líder do grupo H conta com sua sequência positiva e o bom retrospecto nos confrontos contra o tricolor das Laranjeiras para conseguir mais uma vitória contra ele.
Entretanto, a equipe treinada pelo argentino Juan Cruz Real terá o desfalque de dois jogadores titulares para a partida no Maracanã. Tratam-se do volante Diego Moreno e do zagueiro Dany Rosero. Ambos estão suspensos, após levarem o seus respectivos terceiros cartões amarelos. Ainda assim, o Junior contará com o seu principal jogador e artilheiro da equipe na temporada: Miguel Borja, vencedor do prêmio de “Rei da América” de 2017 e marcado no Brasil pela sua passagem no Palmeiras.
Sabendo disso, a provável escalação do Junior Barranquilla para o confronto contra o Fluminense deve ser:
Viera; Viáfara, Velasco, Arias, Fuentes; Esparragoza, Giraldo, Cetré, Cabrera; Hinestroza e Borja.
Retrospecto do confronto:
Essa será a quarta vez que Fluminense e Junior Barranquilla se enfrentam em duas temporadas. O retrospecto fica muito a favor da equipe colombiana, que em 3 jogos, acumulou duas vitórias e um empate contra o tricolor carioca.
Onde assistir?