Brasil x Noruega: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Seleção Feminina segue nas preparações para a Copa do Mundo do ano que vem

Na data FIFA de outubro, a Seleção Feminina terá mais dois amistosos importantes que, no fim das contas, terão como objetivo principal a preparação do grupo comandado por Pia Sundhage para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. Brasil x Noruega, portanto, promete ser um duelo interessante.

Essa será a quarta data FIFA de 2022, sem contar com a Copa América Feminina, que aconteceu entre junho e julho deste ano, e que acabou com a oitava conquista brasileira na competição continental de seleções. O primeiro jogo, portanto, será contra a Noruega, nesta sexta-feira (7), às 14h (horário de Brasília).

O momento da Amarelinha

O Brasil chega para essa data FIFA com certa moral e com muitas expectativas positivas em relação ao futuro – mais especificamente em relação à Copa do Mundo de 2023. Além da campanha brilhante que levou ao octacampeonato da Copa América Feminina em julho, a Seleção acumula ótimos resultados nos amistosos de 2022.

Sendo assim, mantendo a base das últimas convocações, a treinadora Pia Sundhage convocou 24 atletas com as quais contará para disputar os amistoso contra Noruega e Itália, que, por sua vez, acontecerá na próxima segunda-feira (10) às 13h30 (horário de Brasília).

Convocadas para a data FIFA de outubro – Crédito: Seleção Feminina/Twitter

 

Por conta de lesões, a lista original acabou sofrendo duas alterações: a zagueira Rafaelle acabou sofrendo uma lesão e foi cortada, e Pia optou por não convocar uma substituta para a defensora. Além da zagueira, a atacante Debinha também acabou se lesionando e a meia Micaelly, do São Paulo, foi convocada para substituí-la.

Pia, então, perde duas de suas lideranças em campo e nos bastidores para os amistosos de outubro. E também segue sem Marta, que ainda se recupera de uma operação no joelho e só deve voltar aos gramados em 2023.

De qualquer forma, com moral e com talentos jovens sendo integrados ao plantel, a Seleção Feminina tem qualidade de sobra para performar da melhor forma possível. É verdade que enfrentará uma das melhores seleções do mundo, no entanto, as adversárias desta sexta-feira não estão em seu melhor momento e também tem alguns desfalques de peso próprios.

Noruega

Depois da eliminação precoce na Euro Feminina, em julho, a Noruega tem buscado se reerguer, afinal, ainda não tem sua vaga no Mundial do ano que vem garantida. Parte dessa volta por cima, inclusive, envolve a troca de treinadores: Hege Riise, campeã da Copa do Mundo com a Seleção Norueguesa em 1995, assumiu no lugar de Martin Sjögren.

Ademais, para essa data FIFA, as nórdicas terão um desfalque de peso: Ada Hegerberg. A atacante levou uma pancada na perna esquerda na data FIFA de setembro, em jogo das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, e não joga desde então. Outro desfalque da Noruega é a meia Caroline Graham Hansen, que escolheu dar uma pausa no futebol de seleções por conta de um problema no coração.

Convocação da Noruega para os amistosos desta data FIFA contra Brasil e Holanda – Crédito: Fotballandslaget/Twitter

 

Mesmo assim, Riise tem a sua disposição um grupo muito forte e que, de forma similar ao Brasil, mantém a base das convocações anteriores (na medida do possível). Como o futebol norueguês feminino demonstra ao longo dos anos, a tendência é que as europeias busquem controlar a posse e atacar das mais diferentes faixas do campo. Porém, quando são tiradas da sua zona de conforto, as nórdicas apresentam certas dificuldades para encontrar alternativas e fazer seu jogo fluir.

Enfim, com um trabalho ainda nos estágios iniciais, a Noruega representará um ótimo teste para Pia e suas comandadas que, cada vez mais, estão tendo a oportunidade de jogar contra seleções do topo do ranking da FIFA.

Brasil e Noruega se enfrentam no dia 7 de outubro de 2022 em Oslo

Retrospecto: Brasil x Noruega

O amistoso desta sexta-feira marcará o nono encontro na história entre as seleções femininas de Brasil x Noruega. Até aqui, portanto, são oito jogos com quatro vitórias brasileiras, dois empates e duas vitórias das nórdicas.

Além da vantagem do número de vitórias, a Seleção Brasileira apresenta um saldo de gols positivo: foram 14 gols marcados enquanto sofreram apenas nove.

Onde assistir Brasil x Noruega?

A transmissão entre Brasil x Noruega será exclusiva do SporTV.

Ficha Técnica

  • Jogo: Brasil x Noruega
  • Competição: Amistoso internacional
  • Estádio: Estádio Ullevaal – Oslo, Noruega
  • Horário: 14h (horário de Brasília)
você pode gostar também