Champions League Feminina 2024/25: resultados surpreendentes marcam a rodada de estreia da competição

Champions Feminina começa surpresas, goleadas e zebras

A Champions League Feminina da temporada 2024/25 começou na última semana, com oito confrontos válidos pela 1ª rodada da fase de grupos. No geral, os times da casa se deram melhor na rodada de abertura da competição, com destaque para a vitória do Manchester City sobre o atual campeão Barcelona, a goleada do Bayern sobre o Arsenal e o thriller entre Chelsea e Real Madrid em Stamford Bridge.

Grupo A

Lyon 3 x 0 Galatasaray

Lyon (F) 3-0 Galatasaray (F), Ligue des champions (F) : résumé du match (08/10/2024)
Diani abriu e fechou o placar da vitória do Lyon na estreia na nova edição da Champions League. Foto – Reprodução/L’Équipe

O maior campeão da Champions Feminina na história, Lyon, estreou na competição com vitória, confirmando o favoritismo sobre o Galatasaray. Desde o início da partida, o time francês assumiu o controle da partida e incomodou as turcas, sendo recompensadas pela sua construção paciente no ataque.

Aos 33 minutos, Kadidiatou Diani se aproveitou do cruzamento de Tabitha Chawinga para abrir o placar e ainda deu tempo para o segundo do Lyon, aos 45, com Chawinga dando nova assistência, desta vez, para Vanessa Gilles.

Sem ter sua liderança contestada, o time comandado por Joe Montemurro seguiu martelando as adversárias, mas sem sucesso em converter o alto número de chances criadas. Isso mudou na reta final da partida, com Diani marcando o terceiro do Lyon, seu segundo na partida, para fechar o placar. As francesas terminaram a partida com 40 chutes, sendo 15 deles na meta e três deles terminando no fundo das redes.

Roma 1 x 0 Wolfsburg

Giugliano marcou o gol de pênalti que foi a diferença entre as equipes na capital italiana. Foto – Divulgação/AS Roma

As campeãs italianas deram início à sua campanha na Champions com vitória sobre o Wolfsburg, que tem dois títulos da competição continental no seu gabinete. O triunfo se deu graças ao pênalti batido pela capitã Manuela Giugliano aos 14 minutos de jogo.

Em desvantagem no placar, o Wolfsburg pressionou em busca, ao menos, do empate. Marina Hegering teve uma grande chance de restaurar a igualdade no placar logo no início do segundo tempo, mas sua cabeçada parou na trave. A goleira da Roma, Camelia Ceasar, também teve papel crucial para garantir a vantagem Giallorossa no placar, que se confirmou ao final dos 90 minutos de jogo.

Grupo B

Celtic 0 x 1 Twente

FC Twente Vrouwen begint Champions League-campagne met winst op Celtic | FC Twente | tubantia.nl
O Twente venceu na estreia graças a dois gols de Van Dooren. Foto – Stef Heerink/FC Twente Media

O Celtic fez sua primeira aparição na fase de grupos da Champions diante de sua torcida no New Douglas Park, mas as donas da casa tiveram sua estreia frustrada pelas atuais campeãs holandesas, Twente.

As escocesas souberam deixar o jogo disputado embora a posse de bola tenha sido controlada em grande parte do primeiro tempo, e eventualmente do jogo. O intervalo se aproximava com o 0 a 0 permanecendo no placar, porém, o Twente conseguiu a liderança no placar com Kayleigh van Dooren.

O cenário do jogo se manteve na etapa complementar e, novamente, van Dooren apareceu nos minutos finais para alterar o placar. Com um gol aos 40 minutos do segundo tempo, a meio-campista holandesa deu números finais à partida e garantiu a vitória do Twente fora de casa.

Chelsea 3 x 2 Real Madrid

Blues vencem Real Madrid, mantendo sequência de invencibilidade sobre a equipe espanhola. Foto – Reprodução/Chelsea FC

No grande confronto do dia de abertura da Liga dos Campeões Feminina 2024/25, o Chelsea recebeu o Real Madrid. O confronto que se repete na fase de grupos da competição europeia pela terceira temporada consecutiva e, como em metade dos confrontos anteriores, as Blues saíram vitoriosas chegando a cinco jogos de invencibilidade sobre as Merengues (três vitórias e dois empates).

O Chelsea abriu o placar logo aos dois minutos após boa jogada de Johanna Rytting Kaneryd pela faixa esquerda. O cruzamento da atacante sueca foi bem aproveitado por Sjoeke Nüsken que se aproveitou da falha da zaga Merengue para abrir o placar. Em Stamford Bridge, as donas da casa Chelsea ampliaram a vantagem com um pênalti convertido por Guro Reiten aos 28 minutos.

No entanto, antes do intervalo, o Real Madrid diminuiu a diferença após uma falha defensiva das Blues, aproveitada por Alba Redondo. No segundo tempo, as Blues retomaram a vantagem de dois gols com um cruzamento perfeito de Lauren James, que encontrou Mayra Ramírez, que cabeceou para o gol.

O Real Madrid assustou com um gol de Linda Caicedo já dentro dos 10 minutos finais do jogo, mas um final nervoso para a partida acabou favorecendo o Chelsea, que garantiu a vitória diante de sua torcida na estreia da treinadora Sonia Bompastor comandando a equipe na Champions League.

Grupo C

Bayern 5 x 2 Arsenal

Depois de dois anos sem marcar na Champions, Pernille Harder marcou um hat-trick em 13 minutos para garantir a vitória do Bayern. Foto – Reuters

Mesmo fora de casa, o Arsenal começou melhor a partida e saiu na frente do placar na marca dos 30 minutos. Katie McCabe encontrou Mariona Caldentey na pequena área e a atacante das Gunners finalizou de primeira, sem deixar a defesa do Bayern pensar. Contudo, as alemãs entraram na partida e conseguiram o empate ainda na etapa inicial: a capitã Glódís Perla Viggósdóttir se aproveitou da bola longa de Georgia Stanway para cabecear a bola para o fundo da rede.

Na volta do intervalo, o melhor momento do Bayern permaneceu e logo a equipe bávara começou a testar a goleira das Gunners, Manuela Zinsberger. Assim, aos 10 minutos do segundo tempo, o Bayern assumiu a liderança do placar após bom contra-ataque rápido puxado por Klara Bühl, que terminou em gol marcado por Sydney Lohmann.

Justamente quando parecia que as donas das casa tinham assumido o controle da partida, o Arsenal recolocou o placar em igualdade dez minutos depois. McCabe apareceu como garçonete mais uma vez, desta vez, servindo a defensora Laia Codina que não deixou a chance escapar.

Na marca dos 28 minutos a partida sofreu uma nova reviravolta, a partir do primeiro gol de Pernille Harder que, 13 minutos depois, completaria seu hat-trick, dando números finais à partida. A atacante dinamarquesa marcou seus primeiros gols na Champions League em mais de dois anos para garantir a vitória de virada e com direito a goleada do Bayern sobre o Arsenal.

Välerenga 0 x 1 Juventus

Image
Equipe da Juventus comemora após vitória sobre o Valerenga em Oslo. Foto – Reprodução/Juventus Women VS/X

As Bianconere assumiram a liderança do placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com Sofia Cantore aproveitando o espaço na pequena área para finalizar de perna esquerda e colocar a bola no fundo da rede.

O gol da camisa 9 da Juventus acabou sendo o único gol do jogo, no entanto, o Valarenga não fez com que a equipe italiana confirmasse sua vitória com facilidade. Jogando em casa, as norueguesas dominaram a posse de bola e conseguiram criar número considerável de chances ao longo dos 90 minutos. Porém, a goleira Pauline Peyraud Magnin prevaleceu e garantiu que a Juve não apenas saíssem vencedoras, como também tenham terminado o confronto sem sofrer gols.

Grupo D

Hammarby 2 × 0 St. Pölten

Image
Jogadoras do Hammarby comemoram após Vilde Hasund abrir o placar para a equipe sueca na estreia da Champions. Foto – Reprodução/Hammarby Fotboll

O Hammarby recebeu o St Pölten em jogo que marcou a estreia do clube sueco na fase de grupos da competição europeia. Diante da sua torcida, as Bajen triunfaram no seu jogo de debutantes graças aos gols de Hasund e Cathinka Tandberg.

Aos 17 minutos, Hasund teve sua primeira grande chance da partida, mas sua cabeçada acabou sendo parada pela trave. Porém, no minuto seguinte, após boa jogada da centroavante Ellen Wangerheim, Hasund não desperdiçou a oportunidade e acertou um chute de perna esquerda para colocar o time da casa em vantagem.

A postura do time sueco não mudou após a abertura do placar, e a pressão seguiu em busca do segundo gol ainda no primeiro tempo. Contudo, com o passar dos minutos, o St Pölten se restabeleceu no jogo e balanceou as ações ainda antes do intervalo. A etapa complementar, portanto, foi de bastante equilíbrio, com ambas as equipes criando e finalizando no ataque.

No entanto, o placar só voltou a ser alterado aos 43 minutos do segundo tempo, com Tanberg confirmando a vitória das suecas após receber um passe perfeito da jovem defensora Asato Miyagawa e marcar o segundo gol da partida.

Manchester City 2 × 0 Barcelona

Image
Citizens comemoram após o gol de Naomi Layzell, que tirou o zero do placar no Joie Stadium. Foto – Reprodução/Man City Women

As Blaugranas, atuais campeãs da Women’s Champions League, viajaram para Manchester para enfrentar as Citizens em sua estreia na atual edição na competição. Não apenas por serem as defensoras do título, mas também pela qualidade inquestionável do plantel, as visitantes chegaram como favoritas para o confronto. No entanto, foram frustradas pelo City.

Naomi Layzell abriu o placar aos 36 minutos após falha da goleira do Barça, Cata Coll. A goleira espanhola saiu mal do gol em jogada de escanteio, permitindo que Vivianne Miedema, que geralmente finaliza as jogadas, encontrasse Layzell, que cabeceou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol da jovem defensora como profissional, e um gol que se provou importante.

Atrás no placar, o Barcelona seguiu jogando seu jogo, que é baseado no controle da posse de bola e na paciência para criar jogadas. Mas o City soube se comportar diante das visitantes e, com pouco menos de 15 minutos de jogo restantes, aproveitaram mais uma de suas chances e chegaram ao segundo gol pelos pés de Khadija Shaw, que não teve problemas para bater a goleira Coll no 1 contra 1.

O gol de Shaw deu números finais à partida, que terminou com a vitória por 2 a 0 do Manchester City no Joie Stadium, garantindo um triunfo grandioso para a equipe inglesa que retorna à disputa da fase de grupos da Champions após não conseguir a classificação na última temporada.

Agenda da Champions Feminina

A próxima rodada da fase de grupos da UEFA Women’s Champions League será disputada nos próximos dias 16 e 17, quarta e quinta-feira da próxima semana, respectivamente.

Grupo A

Na próxima quinta-feira (17), Galatasaray e Roma se enfrentam às 13h45 (horário de Brasília) enquanto as já campeões europeias, Wolfsburg e Lyon, duelam pelos três pontos às 16h.

Grupo B

Na próxima quinta-feira (17), Real Madrid e Celtic confrontam na capital espanhola às 13h45 (horário de Brasília) e Twente e Chelsea medem forças às 16h.

Grupo C

Na próxima quarta-feira (16), a Juventus recebe o Bayern às 13h45 (horário de Brasília), assim como acontece o duelo Arsenal x Valerenga, mas às 16h.

Grupo D

Na próxima quarta-feira (16), o St. Pölten recebe o Manchester City às 13h45 (horário de Brasília) e o Barcelona enfrenta o Hammarby às 16h.

você pode gostar também