Depois de decidirem o título da Liga dos Campeões Feminina em 2021, enfim, Chelsea e Barcelona voltam a se encontrar. O sorteio determinou o reencontro para uma fase anterior à decisão, com as equipes, desta vez, disputando uma das vagas na semifinal.
O confronto deste sábado, às 8h30 (horário de Brasília) em Stamford Bridge, marcará o jogo de ida da chave, com a volta a ser disputada no Camp Nou na quinta-feira (27).
Chelsea
O Chelsea retornou às semifinais da competição europeia com emoção: Maren Mjelde converteu um pênalti já nos acréscimos da prorrogação para empatar o jogo no placar agregado. Nas penalidades, Berger pegou dois pênaltis, inclusive o pênalti decisivo, para eliminar o Lyon, atual detentor do título e maior campeão da competição.
Agora, as Blues enfrentam o Barcelona, atual vice-campeão europeu e o time das derrotou o próprio Chelsea, com muita autoridade, na final da Liga dos Campeões Feminina em 2021. Ainda assim, o contexto da partida há quase dois anos foi muito específica enquanto ambos os times tiveram as suas mudanças ao longo desse tempo.
Em termos gerais, a temporada o time comandado por Emma Hayes é boa. Apesar da liga estar apertada, o Chelsea está a quatro pontos do líder, Manchester United, tendo dois jogos em mãos. Vice da Copa da Liga, as Blues tem a chance de conquistar outra copa nacional, a Copa da Inglaterra, na qual elas enfrentarão o United no próximo dia 14 de maio.
Na competição continental, as Blues tiveram a melhor campanha geral na fase de grupos e chegam com moral tendo batido o Lyon na fase anterior. Além disso, o histórico recente diante da torcida é favorável: nas últimas três partidas de semifinal da Liga dos Campeões em casa, são duas vitórias e um empate.
Hayes tem contado com alguns contratempos em termos de lesões no elenco, mais notadamente Millie Bright e Fran Kirby que são os desfalques confirmados, enquanto Kadiesha Buchanan e Ann-Katrin Berger ainda são dúvidas para o confronto. Por outro lado, a treinadora do Chelsea confirmou o retorno de Pernille Harder à equipe. A atacante não terá condições de jogar os 90 minutos, porém, deve ter minutos de jogo em Stamford Bridge.
Provável escalação do Chelsea: Berger; Perisset, Mjelde, Eriksson e Carter; Cuthbert e Leupolz; James, Cankovic e Reiten; Kerr.
Barcelona
Depois de baterem o Chelsea e conquistarem o título da Liga dos Campeões em 2021, o Barcelona retornou à decisão na última temporada, porém, sendo derrotado para o Lyon e tendo que se contentar com o vice-campeonato. Ainda assim, o histórico recente do Barça na competição é excelente: nas últimas cinco edições a equipe chegou à semifinal. Agora, o time da Catalunia buscará atingir sua terceira final consecutiva.
Nas quartas de final, o time comandado por Jonatan Giráldez venceu as duas partidas contra a Roma. Apesar da dificuldade em ampliar a vantagem no jogo de ida no Estádio Olímpico de Roma, que terminou em 1 a 0 para as visitantes, em casa, o Barcelona mais uma vez mostrou sua força e venceu por 5 a 1.
Com oito jogos consecutivos sem sofrer gols fora de casa, as Blaugranas chegam em bom momento ofensivo e defensivo e também boas notícias em termos de plantel. Claudia Pina e Asisat Oshoala voltam a estar à disposição de Giráldez que terá como único desfalque confirmado Alexia Putellas. A atual detentora da Bola de Ouro está perto de voltar aos gramados, mas a partida deste sábado em Stamford Bridge ainda é um pouco cedo para a capitã do Barcelona.
Provável escalação do Barcelona: Paños; Bronze, Paredes, Leon e Rölfo; Bonmatí, Walsh e Guijarro; Graham Hansen, Paralluelo e Geyse.
Retrospecto Chelsea x Barcelona
O único confronto entre as equipes foi justamente na final da Liga dos Campeões Feminina da temporada 2020/21. Naquela ocasião, o Barcelona venceu por 4 a 0 e conquistou seu primeiro título na competição.
A partida condisse pouco com a temporada do Chelsea no geral, uma vez que erros sucessivos das Blues, bem aproveitados pelas adversárias, acabaram matando suas chances de sobrevivência na partida.
Onde assistir Chelsea x Barcelona
O partida terá transmissão exclusiva e grátis no canal da DAZN (UEFA Women’s Champions League) no Youtube.
Ficha técnica
Jogo: Chelsea x Barcelona
Data: 22 de abril de 2023
Competição: Liga dos Campeões Feminina – Semifinal (jogo de ida)
Local: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra
Horário: 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Jana Adámková (CZE)