Depois de algumas surpresas ao longo das campanhas, os três times brasileiros que estão na disputa desta edição da Libertadores Feminina fecharam a fase de grupos e terminaram em posição de classificação para o mata-mata. O Palmeiras terminou na liderança do grupo C, enquanto o Corinthians e a Ferroviária terminaram na segunda colocação dos grupos A e B, respectivamente.
O próximo passo para as equipes do Brasil, portanto, são as quartas de final. Os jogos serão disputados no próximo fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro.
Corinthians
Na abertura de sua campanha na competição continental, as Brabas foram derrotadas por 2-1 pelo Deportivo Cali, da Colômbia. O resultado, de certa forma, foi surpreendente visto que o Corinthians é o atual campeão da Libertadores e tem, com alguma sobra, o melhor elenco do futebol feminino sul-americano.
Mas, como bem se sabe, o time de Arthur Elias não se abala facilmente e venceu os dois jogos restantes para selar sua classificação. Na segunda rodada, goleou o Always Ready (BOL) por 5-0 e na quinta-feira (19) venceu o Olimpia (PAR) por 4-0. Muito mais que vencer as partidas em que não podia escorregar, o Corinthians o fez com autoridade e chega com moral e confiança para a fase eliminatória.
A próxima partida das Brabas será no sábado (22), contra o Boca Juniors (ARG), no Estádio Rodrigo Paz Delgado. O horário ainda será confirmado pela CONMEBOL.
Ferroviária
A campanha da Ferrinha começou com uma vitória simples sobre o Club Ñañas (EQU). Na sequência, bateram o Defensor Sporting (URU) pelo mesmo placar. Logo, a equipe entrou na última rodada com duas vitórias, dois gols marcos e nenhum sofrido e a vaga nas quartas garantida.
Para fechar a campanha na fase de grupos, a Ferroviária enfrentou o Boca Juniors e, no fim das contas, o confronto servia para confirmar qual equipe terminaria na liderança do grupo B. Com o empate em 2-2, o Boca acabou na liderança pelo saldo de gols.
O próximo jogo das Guerreiras Grenás, portanto, será no sábado (22), contra o Deportivo Cali, no Estádio Rodrigo Paz Delgado. O horário da partida ainda não foi confirmado pela CONMEBOL.
Palmeiras
As Palestrinas passaram com tranquilidade para o mata-mata, inclusive, conquistando a vaga já na segunda rodada da fase de grupos. O grupo comandado por Ricardo Belli venceu o Sportivo Limpeño por 3-0 na primeira rodada. Na sequência, fizeram 7-0 no Independiente del Vale e, por fim, venceram a Universidad de Chile por 2-1.
Com isso, o Palmeiras foi a única equipe brasileira na Libertadores a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento — e buscará seguir assim. Nas quartas de final, as comandadas de Ricardo Belli enfrentarão o Santiago Morning, no domingo (23). A partida será no Estádio Rodrigo Paz Delgado e com o horário ainda a ser confirmado pela CONMEBOL.
Chaveamento final: Libertadores Feminina
Juntamente com o sorteio dos confrontos da fase de quartas de final, ficaram definidos os eventuais caminhos dos times brasileiros na Libertadores. Na mesma chave, Corinthians e Ferroviária podem se enfrentar na semifinal caso ambas avancem.
Por sua vez, o Palmeiras caiu na chave contrária o que, no fim das contas, pode levar a uma final brasileira na competição.
Vale lembrar que todos os jogos das equipes brasileiras na Libertadores Feminina 2022 estão sendo transmitidos pelo SporTV (TV por assinatura), pela Pluto TV (serviço de streaming) e no Facebook Watch da CONMEBOL.