Nesta quinta-feira (6), Wembley será o palco da primeira edição Finalíssima Feminina que coloca frente a frente a Inglaterra, campeã da última Eurocopa, e o Brasil, que conquistou sua oitava Copa América em 2022.
Às 15h45 (horário de Brasília), a bola rola no histórico estádio da capital inglesa diante de mais de 90 mil espectadores – além daqueles que estarão acompanhando a partida de longe.
Inglaterra
Sob o comando de Sarina Wiegman, desde setembro de 2021, a Inglaterra emplacou uma sequência de 29 jogos de invencibilidade. Nesse período, mais ainda, as Leoas venceram pela primeira vez em sua história a Eurocopa Feminina – o que as credenciou para a decisão deste meio de semana.
Na última data Fifa da categoria, a Inglaterra participou a Arnold Clark Cup. As inglesas venceram os três jogos do torneio, marcando 12 gols. O que demonstra o grande poderio ofensivo da equipe.
Por outro lado, são 20 partidas sem sofrer gols desde que Sarina assumiu o comando do grupo – o que ilustra a competência do outro lado do campo também. Apesar da ausência de Millie Bright, que foi central na campanha da Euro de 2022.
Por conta de lesão, a zagueira do Chelsea precisou se retirar da convocação. Com isso, a expectativa é que Alex Greenwood entre no lugar de Bright para atuar ao lado da capitã Leah Williamson. De resto, a base da equipe que conquistou a Euro deve ser mantida.
Nesse sentido, a Inglaterra deve entrar em campo com:
Earps; Bronze, Williamson, Greenwood e Carter; Stanway e Walsh; James, Toone e Hemp; Kelly.
Brasil
Invicto, o Brasil conquistou seu oitavo título da Copa América em 2022 e, com isso, cravou sua vaga na Finalíssima.
Na última data Fifa do futebol feminino, o Brasil participou da SheBelieves Cup, na qual enfrentou Japão, Canadá e Estados Unidos. Apesar da única vitória e de duas derrotas consecutivas na competição, as comandadas de Pia Sundhage enfrentaram três das maiores potências do futebol feminino no mundo e o fizeram de igual para igual.
Pode haver críticas quanto ao trabalho da sueca, é saudável debater trabalhos, porém, condenar o que vem sido construído na Seleção Feminina é de uma ignorância sem tamanhos.
Enfim, Pia conta com algumas ausências para esta convocação. Algumas confirmadas no momento em que as jogadoras foram chamadas para servir à Seleção enquanto outras alterações precisaram ser feitas ao longo do percurso até a concentração das jogadoras.
No entanto, a treinadora da Seleção ainda tem muita qualidade para surpreender as atuais campeãs da Europa, possivelmente, começando o jogo com:
Lele; Bruninha, Tarciane, Rafaelle e Tamires; Luana, Ary Borges, Kerolin e Adriana; Bia Zaneratto e Geyse.
Retrospecto Inglaterra x Brasil
As seleções que disputam a Finalíssima nesta quinta-feira já se enfrentaram em três ocasiões anteriormente, sendo duas vitórias da Inglaterra e uma do Brasil. Os placares, geralmente, são bastante apertados, com apenas um gol separando as equipes.
De forma mais específica, o retrospecto do confronto entre as seleções femininas inglesa e brasileira é:
- Inglaterra 1×0 Brasil (amistoso)
- Inglaterra 2×1 Brasil (SheBelieves Cup)
- Inglaterra 1×2 Brasil (amistoso)
Onde assistir à Finalíssima Feminina
A grande decisão entre as campeãs da Eurocopa e da Copa América terá transmissão no SBT (TV aberta) e na ESPN (TV fechada). Além disso, será possível assistir à partida no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Inglaterra x Brasil
Data: 6 de abril de 2023
Competição: Finalíssima Feminina
Local: Wembley Stadium – Londres, Inglaterra
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Stéphanie Frappart (FRA)