Na segunda-feira (3), aconteceu em Nyon o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões Feminina da temporada 2022/23.
O formato da competição é muito parecido com o da conhecida Liga dos Campeões da Europa, porém, o número de times é reduzido. Depois dos play-offs eliminatórios, sobram 16 clubes. As equipes são sorteadas e divididas em quatro grupos e, ao fim das seis rodadas, as duas melhores colocadas de cada grupo avançam para a fase de quartas de final.
Nas fases de quartas e de semifinal a classificação é decidida no esquema de jogos de ida e volta. O mando de campo é definido por um novo sorteio que é realizado após o fim da fase de grupos. Enfim, a final é decidida em um jogo único em campo neutro. Este ano, a decisão da Liga dos Campeões Feminina, portanto, será no Philips Stadion, a casa do PSV, em Eindhoven, Holanda.
A primeira rodada da fase de grupos será disputada nos dias 19 e 20 de outubro, depois do fim da data FIFA do futebol feminino.
Assim como nas últimas temporadas, a Liga dos Campeões Feminina 2022/23 promete bastante, com grandes confrontos já na fase inicial como por exemplo Lyon x Arsenal, Bayern x Barcelona e Chelsea x PSG.
Favoritos na Liga dos Campeões Feminina
Mais uma vez, o Lyon, campeão na última temporada e o maior campeão da história da competição, aparece como o favorito para o título. Além do clube francês, Arsenal e Barcelona, que também já conquistaram o título europeu, vêm fortes para a disputa. A Roma, por sua vez, está na sua campanha de estreia na Liga dos Campeões.